Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Apresentação de comunicações

MESA 1 – HISTÓRIA E QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS
Dia 08/11 – Terça-feira – 14h – Sala 201 do prédio 12
Coordenação: Alessandra Gasparotto

TÍTULO DO TRABALHO APRESENTADOR(ES)
Educação e questões étnico-raciais: reflexões a partir do Projeto de Extensão "Cotas: um diálogo afirmativo entre a universidade e a escola" Alessandra Gasparotto, Lisiane Sias Manke
ENSINO DE HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS: ALTERNATIVAS DIDÁTICAS E DIÁLOGOS POSSÍVEIS Aristeu Castilhos da Rocha
TERRITÓRIOS NEGROS EM PORTO ALEGRE: PRÁTICAS POLÍTICO-PEDAGÓGICAS DE EXTENSÃO E ENSINO Camila Ribeiro da Silva, Duan Porto Barcelos, Carla Meinerz
Descolonização dos currículos e educação das relações étnico-raciais: práticas pedagógicas na Educação Básica Helen Estéfany dos Santos Pinheiro; Carla Beatriz Meinerz
MEMÓRIA E ORALIDADE QUILOMBOLA NO ENSINO DE HISTÓRIA RICARDO COSTA DE SOUSA; CÁSSIO MICHEL DOS SANTOS CAMARGO
CONCEPÇÕES POLÍTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIAS E CULTURAS AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA Priscila Nunes Pereira


MESA 2 – METODOLOGIAS E RECURSOS NO ENSINO DE HISTÓRIA
Dia 08/11 – Terça-feira – 14h – Sala 208 do prédio 12
Coordenação: Tiago Weizenmann

TÍTULO DO TRABALHO APRESENTADOR(ES)
A FOTOGRAFIA, O TEMPO E O ENSINO DE HISTÓRIA: UMA METODOLOGIA LARA MONCAY REGINATO
O ENSINO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DAS FERRAMENTAS DIGITAIS: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DO ENSINO FUNDAMENTAL Alex Juarez Müller
Educomunicação: Reflexões sobre as potencialidades das tecnologias no ensino de História Rodrigo Müller Marques
Inimigo ou aliado? O celular nas aulas de História Paola Natalia Laux
OS FANZINES NA DIVULGAÇÃO DO EDNA CULTURAL: UMA FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA, PARA ALÉM DA CONVENCIONAL RELAÇÃO QUADRO-GIZ. Gabrielle de Souza Oliveira, Taiane Anhanha Lima
JOGANDO COM A HISTÓRIA: DIFERENTES POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM SABRINA FABIOLA HÜTHER


MESA 3 – HISTÓRIA E CULTURAS INDÍGENAS
Dia 08/11 – Terça-feira – 14h – Sala 301 do prédio 12
Coordenação: Júlio Ricardo Quevedo dos Santos

TÍTULO DO TRABALHO APRESENTADOR(ES)
OLHAR, SENTIR E VIVENCIAR A CULTURA INDÍGENA: QUANDO “O LONGE CHEGA PERTO” Denise Wildner Theves
A lei 11.645/8 e o Ensino da Nova História Indígena: Práticas de Educação Histórica Inclusiva Eduardo Perius; Júlio Ricardo Quevedo dos Santos
O PROJETO EDUCACIONAL BRASILEIRO PARA AS POPULAÇÕES INDÍGENAS E O IDEAL CIVILIZATÓRIO Luciane dos Santos Avila
Educação Escolar Indígena e História Indígena na sala de aula Daniela de Borba
Aprendizado e conhecimento do patrimônio imaterial kanhgág. Organização de hierarquias e direito consuetudinário Gabriel Chaves Amorim
A REPRESENTATIVIDADE DOS POVOS ORIGINÁRIOS NA MÍDIA: UMA ABORDAGEM DO PIBID NAS TURMAS DE SEMINÁRIO INTEGRADO Andressa de Rodrigues Flores, Jucemara Rossato, Yane Ribeiro de Freitas


MESA 4 – ENSINO DE HISTÓRIA, ESCOLA E CURRÍCULOS
Dia 08/11 – Terça-feira – 14h – Sala 309 do prédio 12
Coordenação: Daniela Maria Weber

TÍTULO DO TRABALHO APRESENTADOR(ES)
COMPROMISSO MORAL E LIÇÕES DE SOLIDARIEDADE. MATRIZES CURRICULARES DO BRASIL MARISTA NO COLÉGIO MARISTA SANTA MARIA - RS Carlos Eduardo Cossettin Glufke
DESCOLONIZAÇÃO DOS CURRÍCULOS E HISTÓRIA OFICIAL: ALGUMAS IMPLICAÇÕES NO MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO - RS Maira Damasceno
O ensino de história no RS: reflexão a partir do projeto lições do Rio Grande no ensino médio Carlos Alberto Xavier Garcia
JOVENS CONSUMIDORES OU JOVENS CONSUMISTAS? UM OLHAR SOBRE OS DESEJOS DOS FORMANDOS DO “ERNESTO EVERTON LUIZ STEFFANELLO
REPENSANDO A PRODUÇÃO AUTORAL DISCENTE NO ENSINO MÉDIO: LEITURA E ESCRITA NA AULA DE HISTÓRIA CARLOS EDUARDO STROHER; TAFNES DO CANTO DOS SANTOS
“A gente aprende coisas do passado e até mesmo do presente”: Escutando estudantes sobre as funções da escola na contemporaneidade DANIELA MARIA WEBER, SUZANA FELDENS SCHWERTNER


MESA 5 – EDUCAÇÃO, POLÍTICA E IDEOLOGIA
Dia 08/11 – Terça-feira – 14h – Sala 409 do prédio 12
Coordenação: Sirlei Teresinha Gedoz

TÍTULO DO TRABALHO APRESENTADOR(ES)
ESCOLA SEM PARTIDO E A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE DOCENTE DESEJÁVEL Elvis Patrik Katz
Mobilizações do PIBID História/UFRGS contra o movimento "Escola Sem Partido": ações por uma educação sem mordaças Gabriel dos Santos Giacomazzi; Carolina Boschi Monteiro
ESCOLA SEM PARTIDO, ESCOLA E RELIGIÃO: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA Sirlei Teresinha Gedoz
Teorias do contemporâneo: pós-modernidade, hipermodernidade, modernidade líquida Maiquel Röhrig; Mônica Nunes
Educação e neoliberalismo no século XX Magdale Catelan
ANALISIS DEL ROL DEL JOVEN DENTRO DEL PROCESO DE PAZ: REPERCUSIONES DEL MARCO JURIDICO PARA LA PAZ EN LOS JOVENES DEL BARRIO LAS MALVINAS DE BARRANQUILA HEIDER OLIVO CONDE


MESA 6 – DOCÊNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Dia 08/11 – Terça-feira – 14h – Sala 410 do prédio 12
Coordenação: Katani Maria Monteiro Ruffato

TÍTULO DO TRABALHO APRESENTADOR(ES)
O PROFESSOR UNIVERSITÁRIO DE HISTÓRIA É UM PROFESSOR? REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA DE HISTÓRIA NO ENSINO SUPERIOR Mara Cristina de Matos Rodrigues
USOS DO REGISTRO AUDIOVISUAL NAS MEMÓRIAS DO PROFISSIONAL DE HISTÓRIA EM FORMAÇÃO Katani Maria Monteiro Ruffato; Yorrana Gelatti de Oliveira
Professores como intelectuais e a construção coletiva de conhecimentos didáticos Amanda Gabriela Rocha Oliveira; Caroline Pacievitch
Experiências de pesquisa e prática docente no Colégio de Aplicação da UFRGS a partir do componente curricular de Estudos Latino-americanos Edson Antoni
Estudo Comparativo dos cursos de Graduação e Pós-graduação no Brasil e Portugal: Análise do projeto de doutoramento em História Luciana Gerundo Hornes
DA PRÁTICA À TEORIA: A CONSTRUÇÃO DE MATERIALIDADES NO SABER HISTÓRICO JOANA ADRIANA NUNES MARTINS, Felipe Rios Pereira, Carmen Castro Fernandes


MESA 7 – GÊNERO NA SALA DE AULA
Dia 08/11 – Terça-feira – 14h – Sala 312 do prédio 12
Coordenação: Natalia Pietra Méndez

TÍTULO DO TRABALHO APRESENTADOR(ES)
Gênero e história das mulheres: reflexões de uma professora feminista sobre as ausências e as possibilidades de abordagens nos currículos dos cursos de graduação em História Natalia Pietra Méndez
PRECISAMOS FALAR DE GÊNERO! UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES DE HISTÓRIA A PARTIR DA CATEGORIA DE GÊNERO Paula Tatiane de Azevedo
“TODAS AS MINAS AQUI SÃO MINAS DE LUTA, SÃO MINAS FORTES”: UMA ANÁLISE SOBRE AS RELAÇÕES DE GÊNERO NO CURRÍCULO DE HISTÓRIA NO CONTEXTO DA OCUPA PADRE REUS Júlia de Souza Tedesco, Renata Coutinho Ferreira
Os limites da Revolução Francesa: uma perspectiva de gênero em sala de aula Bárbara Buffon, Julia Helena Dias
OS DIÁLOGOS ENTRE HISTORIOGRAFIAS ACADÊMICAS E ESCOLARES: UMA ANÁLISE DOS MODELOS FAMILIARES NOS LIVROS DIDÁTICOS, A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS DE GÊNERO. Júlia de Souza Tedesco
POR TEMISCIRA E POR TODAS NÓS: O USO DOS QUADRINHOS NA COMPREENSÃO DAS QUESTÕES FEMINISTAS E DE GÊNERO Marília Guaragni de Almeida


MESA 8 – HISTÓRIA, MÚSICA E CINEMA
Dia 08/11 – Terça-feira – 14h – Sala 401 do prédio 12
Coordenação: Márcia Solange Volkmer e Élin Regina Westenhofen

TÍTULO DO TRABALHO APRESENTADOR(ES)
HISTÓRIA E MÚSICA: UMA ABORDAGEM DIFERENTE NO ENSINO DE HISTÓRIA DENTRO DE UM PRÉ-UNIVERSITÁRIO POPULAR Carolina Orquen do Nascimento
ENTRE A MÚSICA E A GEOGRAFIA. Ensino da geografia por meio do Vallenato tradicional: uma apreciação desde a paisagem colombiana Jeimy Estefany Baraceta Sánchez
História e Cinema: para além do Muro de Berlim Fabian Filatow
AS DITADURAS MILITARES EM FOCO: A UTILIZAÇÃO DO CINEMA PARA DISCUTIR E ANALISAR OS GOLPES MILITARES DA AMÉRICA LATINA NO SÉCULO XX Paula Dresch dos Santos, Tuani de Cristo
FILMES NA ESCOLA: ABORDAGENS METODOLÓGICAS NO ENSINO DE HISTÓRIA SOB A ÓTICA DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO LUIZ PAULO DA SILVA SOARES E VÂNIA ALVES MARTINS CHAIGAR
Produções cinematográficas: uma possibilidade de reflexão no Ensino de História Élin Regina Westenhofen


MESA 9 – HISTÓRIA, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL
Dia 08/11 – Terça-feira – 14h – Sala 406 do prédio 12
Coordenação: Carmem Zeli de Vargas Gil

TÍTULO DO TRABALHO APRESENTADOR(ES)
Escola, faculdade e museu regional em uma parceria para a educação patrimonial Dalva Reinheimer
ETNIAS, GÊNEROS E SUAS AMBIÊNCIAS: OS MUSEUS DA IMIGRAÇÃO ALEMÃ COMO ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL DANIEL LUCIANO GEVEHR
Pelas ruas da cidade Tais Batista
Educação Patrimonial: difusão do conhecimento e valorização do patrimônio cultural Marcos Rogério Kreutz
APROXIMANDO O CONHECIMENTO ACADÊMICO SOBRE O TEMA DA IMIGRAÇÃO E AS COMUNIDADES LOCAIS: EXPERIÊNCIAS DE ENSINO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DE CICLOS DE PALESTRAS Rodrigo Luis dos Santos
PRÁTICAS EDUCATIVAS DO MUSEU HISTÓRICO NACIONAL DA ARGENTINA: exposição de memórias e construção de históricas Carmem Zeli de Vargas Gil


MESA 1 – HISTÓRIA E QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS
Dia 09/11 – Quarta-feira – 14h – Sala 201 do prédio 12
Coordenação: Jônatas Marques Caratti

TÍTULO DO TRABALHO APRESENTADOR(ES)
VIAGEM À ÁFRICA ENTRE PAREDES ESCOLARES Ana Paula Freitas Madruga
A MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA Gabriela Teixeira Gomes
MARCANDO TERRITÓRIOS NEGROS: USO DIDÁTICO DE APLICATIVOS DE CELULAR E TABLET COMO APOIO À EDUCAÇÃO PATRIMONIAL Juliana Souza Horta
ENTRE O CURRÍCULO DE HISTÓRIA E O CONHECIMENTO: ENSINO DA HISTÓRIA E DA CULTURA AFRODESCENDENTE NO BRASIL E NO URUGUAI Martín Fernández Ramírez
O ESTUDO DA HISTÓRIA E DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA COM ESTUDANTES DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA Roselene Pommer, Paula Rochele Becher
ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS: CULTURA INDÍGENA E AFRO-BRASILEIRA Ana Paula Castoldi, Élin Regina Westenhofen


MESA 2 – FONTES DE PESQUISA E PROPOSTAS DIDÁTICAS
Dia 09/11 – Quarta-feira – 14h – Sala 208 do prédio 12
Coordenação: Luiza Horn Iotti

TÍTULO DO TRABALHO APRESENTADOR(ES)
Caminhos da Ditadura em Porto Alegre Anita Natividade Carneiro
RETRATOS DE PROCESSOS EDUCACIONAIS DURANTE A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL: PERIÓDICOS ILUSTRADOS COMO FONTE PARA PESQUISA Eliana Rela, Angela Boschetti Bertuol
CONVITE PARA A GUERRA: O TRABALHO FEMININO NA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ATRAVÉS DAS FOTOGRAFIAS DA REVISTA A GUERRA ILUSTRADA Cristiane Sebem Damo; Thaís C. Batista
Colonização e imigração italiana no Brasil do século XIX através do uso de documentos em sala de aula Luiza Horn Iotti
O uso de processos-crime no Ensino de História Majô Schwingel Carlin
O ENSINO COMO ATO PERFORMÁTICO: POSSIBILIDADES ENTRE A LITERATURA E A HISTÓRIA Eduardo Finger, Vinícius Finger


MESA 3 – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE HISTÓRIA
Dia 09/11 – Quarta-feira – 14h – Sala 301 do prédio 12
Coordenação: Márcia Solange Volkmer

TÍTULO DO TRABALHO APRESENTADOR(ES)
USOS E COSTUMES: A CURA DAS MOLÉSTIAS NAS REDUÇÕES JESUÍTICO-GUARANIS DO SÉCULO XVII EM UMA PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA Jéferson Luís Schäeffer, Natália Sarmento
Explorando possibilidades didáticas no ensino sobre a conquista da América Espanhola Gabriela Schmitt
A importância dos conceitos para o ensino da História do Islã e dos muçulmanos na educação básica Jéssica Pereira da Costa
Ensino da História e ditadura civil-militar brasileira: relatos de uma experiência pedagógica Pâmela Cervelin Grassi
A linguagem lúdica na elaboração de narrativas históricas Rafael Vicente Kunst
A Capoeira Conta História. Fonte Oral Como Recurso Didático: Um Relato de Experiência Raul Kich Abreu; Fernanda Camargo Sperotto
Avaliando o conteúdo, as metodologias e a atuação do professor de História Márcia Solange Volkmer


MESA 4 – MEMÓRIA, IDENTIDADE E CULTURA
Dia 09/11 – Quarta-feira – 14h – Sala 309 do prédio 12
Coordenação: Cristiano Nicolini

TÍTULO DO TRABALHO APRESENTADOR(ES)
RELAÇÃO KANHGÁG COM O MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO - RS MAIRA DAMASCENO
A Revolução Farroupilha na sala de aula: repensando construção de memória e identidade Carla Menegat
INVISIBILIDADES NAS NARRATIVAS SOBRE A HISTÓRIA REGIONAL DO VALE DO TAQUARI -RS Cristiano Nicolini
História e Memória: o ofício das parteiras no Vale do Taquari no século XX Jandra Cardoso Segabinazzi
EDUCAÇÃO ESCOLAR NA ESCOLA ÉTNICA POLONESA NO BRASIL E IDENTIDADE HISTÓRICA Fabiana Regina da Silva
AS LENDAS FOLCLÓRICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO POSSIBILIDADE PARA ABORDAR A QUESTÃO AMBIENTAL E O CUMPRIMENTO DA LEI 11.645 Andressa de Rodrigues Flores, João Cledimar Dias Teixeira


MESA 5 – PIBID E EXPERIMENTAÇÕES NA SALA DE AULA
Dia 09/11 – Quarta-feira – 14h – Sala 409 do prédio 12
Coordenação: Nilton Mullet Pereira

TÍTULO DO TRABALHO APRESENTADOR(ES)
Um passado árido e empoeirado só estimula a rinite: repensando práticas de leitura e escrita na sala de aula de história Bruno Chepp da Rosa, Nilton Mullet Pereira
A leitura do livro didático nas aulas de História: quais as apropriações possíveis? Lisiane Sias Manke
Oficina preparatória para o ENEM: PIBID História - UFRGS João Paulo Buchholz; Pedro Gediel
PROJETO CONECTADOS: RACISMO, INTERNET E REDES SOCIAIS NA ESCOLA Cibele Caroline da Rosa
O Meu Herói RAFAEL FIEDORUK QUINZANI, ANE CARINE MEURER
Ensino de História e Geografia: o contexto agrícola, industrial e urbano do Vale do Taquari/RS Ernesto Pereira Bastos Neto, Renato de Britto Júnior


MESA 6 – DOCÊNCIA, INCLUSÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Dia 09/11 – Quarta-feira – 14h – Sala 410 do prédio 12
Coordenação: Daniela Maria Weber

TÍTULO DO TRABALHO APRESENTADOR(ES)
Ensino de História: Encanto ou Desencanto? Jociléia Scherer
Quem faz e quem conta a história? Presença de (auto)biografias em livros didáticos do PNLD CARLOS EDUARDO STRÖHER
DIMENSÕES EPISTEMOLÓGICAS, METODOLÓGICAS E FORMATIVAS DA PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA: MEMÓRIA E IDENTIDADE NARRATIVA. Lisliane dos Santos Cardôzo
UMA LÍNGUA, MUITAS HISTÓRIAS: A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ROGER SULLIVAN FALEIRO
Surdos: Uma Perspectiva Cultural Gustavo Conceição Pacheco
ESTRATÉGIAS DE ENSINO NO CURSO DE HISTÓRIA: REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR DANIELA MARIA WEBER


MESA 7 – PRÁTICAS E REFLEXÃO DOCENTE
Dia 09/11 – Quarta-feira – 14h – Sala 312 do prédio 12
Coordenação: Caroline Pacievitch

TÍTULO DO TRABALHO APRESENTADOR(ES)
TEORIA DA HISTÓRIA DE JÖRN RÜSEN: UMA PERSPECTIVA TEÓRICA PARA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DOCENTES Aline Martins Linhares
A MATRIZ DISCIPLINAR DE JÖRN RÜSEN COMO FORMA DE REFLEXÃO PARA AS PRÁTICAS DO ENSINO DE HISTÓRIA NA ESCOLA GUILHERME HILDEBRAND Everton Luiz Steffanello
ENTRE ESTRANHAMENTOS E DESEJOS: O QUE A PRÁTICA DE ENSINO DE HISTÓRIA E A TRILOGIA DE JÖRN RÜSEN TEM A NOS DIZER? Joana Adriana Nunes Martins
Reflexão sobre práticas pedagógicas a luz da teoria da história de Jorn Rüsen Janine Dorneles Pereira
PRÁTICAS DOCENTES E A TEORIA DA HISTÓRIA DE JÖRN RÜSEN Lucas Dalfolo Cassanta
NOVAS PERGUNTAS EM CADA RESPOSTA: REFLEXÕES INICIAIS SOBRE ENSINO, PESQUISA E INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO MÉDIO Mariane Moser Bach, Josei Fernandes Pereira


MESA 8 – HISTÓRIA, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL
Dia 09/11 – Quarta-feira – 14h – Sala 401 do prédio 12
Coordenação: Paula Dresch dos Santos

TÍTULO DO TRABALHO APRESENTADOR(ES)
Como se dá a relação entre instituições de memória e a educação?: Museu do Trem no segundo semestre de 2016 Gabriel Chaves Amorim , Israel Oliveira, Israel Miranda.
ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: O MUSEU HISTÓRICO DE ESTEIO. FABIAN FILATOW
BREVES REFLEXÕES SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL SANTO-ANTONIENSE: AS ESCULTURAS EM MINIATURA DA ARTE SACRA MISSIONEIRA. Michele Moraes Lopes
OFICINAS DE CÂMERA PINHOLE/PINLUX: DEFININDO E DISCUTINDO O PATRIMÔNIO CULTURAL A PARTIR DE SUAS PRÓPRIAS FOTOGRAFIAS Ramona Maria da Silva Fagundes / Anthony Beux Tessari
LEPAR: ações educativas do Projeto Educando para o Patrimônio Angela Sbersi, Marcelo Baptista Machado, Rúbia Hoffmann Ribeiro e Raquel Pereira Braga
EDUCANDO PARA O PATRIMÔNIO: ações educativas em História e Arqueologia e suas interfaces Grasiela Tebaldi Toledo, Anthony Beux Tessari, Luiza Horn Iotti
ARQUEOLOGIA E PATRIMÔNIO: EVIDÊNCIAS ARQUEOLÓGICAS NAS TERRAS VIZINHAS Paula Dresch dos Santos, Marcos Rogério Kreutz


MESA 9 – O CONTEXTO ESCOLAR
Dia 09/11 – Quarta-feira – 14h – Sala 406 do prédio 12
Coordenação: Sérgio Nunes Lopes

TÍTULO DO TRABALHO APRESENTADOR(ES)
A REVITALIZAÇÃO DA ESCOLA E SUA INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM E NO CONVÍVIO Aline Seixas P. da Silva, Tamara Juriatti
“A escola que temos e a escola que queremos”: uma analise do evento Edna Cultural na Escola Estadual Edna Cardoso Maia. Anita Sifuentes, Cristopher Machado da Silva, João Venicius Duarte, Gustavo Zanini Dalcol
Representações da Vida na Vila e na Vida Escolar Dante Luis Vartha
O ENSINO DE HISTÓRIA NA ESCOLA: NOTAS SOBRE O FAZER CIENTÍFICO NAS CIÊNCIAS HUMANAS Vinícius Finger
ESCOLA NOCTURNA MUNICIPAL DE LAGEADO: AS AULAS PÚBLICAS NOTURNAS E O PERFIL DOS ALUNOS NOS ANOS 1920 Sabrina Fabiola Hüther, Márcia Solange Volkmer
Cultura Escolar do currículo vocacional: o caso das práticas curriculares do Ginásio Vocacional “Chanceler Raul Fernandes”, Rio Claro (SP), década de 1960. YOMARA FEITOSA CAETANO DE OLIVEIRA FAGIONATO