MESA 1 – HISTÓRIA E QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS
Dia 08/11 – Terça-feira – 14h – Sala 201 do prédio 12
Coordenação: Alessandra Gasparotto
TÍTULO DO TRABALHO |
APRESENTADOR(ES) |
Educação e questões étnico-raciais:
reflexões a partir do Projeto de Extensão "Cotas: um diálogo afirmativo entre
a universidade e a escola"
|
Alessandra Gasparotto, Lisiane Sias
Manke
|
ENSINO DE HISTÓRIAS E CULTURAS
AFRO-BRASILEIRAS: ALTERNATIVAS DIDÁTICAS E DIÁLOGOS POSSÍVEIS
|
Aristeu Castilhos da Rocha
|
TERRITÓRIOS NEGROS EM PORTO ALEGRE:
PRÁTICAS POLÍTICO-PEDAGÓGICAS DE EXTENSÃO E ENSINO
|
Camila Ribeiro da Silva, Duan Porto
Barcelos, Carla Meinerz
|
Descolonização dos currículos e
educação das relações étnico-raciais: práticas pedagógicas na Educação Básica
|
Helen Estéfany dos Santos Pinheiro;
Carla Beatriz Meinerz
|
MEMÓRIA E ORALIDADE QUILOMBOLA NO
ENSINO DE HISTÓRIA
|
RICARDO COSTA DE SOUSA; CÁSSIO MICHEL
DOS SANTOS CAMARGO
|
CONCEPÇÕES POLÍTICAS PEDAGÓGICAS PARA O
ENSINO DE HISTÓRIAS E CULTURAS AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA
|
Priscila Nunes Pereira
|
MESA 2 – METODOLOGIAS E RECURSOS NO ENSINO DE HISTÓRIA
Dia 08/11 – Terça-feira – 14h – Sala 208 do prédio 12
Coordenação: Tiago Weizenmann
TÍTULO DO TRABALHO |
APRESENTADOR(ES) |
A FOTOGRAFIA, O TEMPO E O ENSINO DE HISTÓRIA: UMA METODOLOGIA
|
LARA MONCAY REGINATO
|
O ENSINO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DAS FERRAMENTAS DIGITAIS: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DO ENSINO FUNDAMENTAL
|
Alex Juarez Müller
|
Educomunicação: Reflexões sobre as potencialidades das tecnologias no ensino de História
|
Rodrigo Müller Marques
|
Inimigo ou aliado? O celular nas aulas de História
|
Paola Natalia Laux
|
OS FANZINES NA DIVULGAÇÃO DO EDNA CULTURAL: UMA FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA, PARA ALÉM DA CONVENCIONAL RELAÇÃO QUADRO-GIZ.
|
Gabrielle de Souza Oliveira, Taiane Anhanha Lima
|
JOGANDO COM A HISTÓRIA: DIFERENTES POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM
|
SABRINA FABIOLA HÜTHER
|
MESA 3 – HISTÓRIA E CULTURAS INDÍGENAS
Dia 08/11 – Terça-feira – 14h – Sala 301 do prédio 12
Coordenação: Júlio Ricardo Quevedo dos Santos
TÍTULO DO TRABALHO |
APRESENTADOR(ES) |
OLHAR, SENTIR E VIVENCIAR A CULTURA INDÍGENA: QUANDO “O LONGE CHEGA PERTO”
|
Denise Wildner Theves
|
A lei 11.645/8 e o Ensino da Nova História Indígena: Práticas de Educação Histórica Inclusiva
|
Eduardo Perius;
Júlio Ricardo Quevedo dos Santos
|
O PROJETO EDUCACIONAL BRASILEIRO PARA AS POPULAÇÕES INDÍGENAS E O IDEAL CIVILIZATÓRIO
|
Luciane dos Santos Avila
|
Educação Escolar Indígena e História Indígena na sala de aula
|
Daniela de Borba
|
Aprendizado e conhecimento do patrimônio imaterial kanhgág. Organização de hierarquias e direito consuetudinário
|
Gabriel Chaves Amorim
|
A REPRESENTATIVIDADE DOS POVOS ORIGINÁRIOS NA MÍDIA: UMA ABORDAGEM DO PIBID NAS TURMAS DE SEMINÁRIO INTEGRADO
|
Andressa de Rodrigues Flores, Jucemara Rossato, Yane Ribeiro de Freitas
|
MESA 4 – ENSINO DE HISTÓRIA, ESCOLA E CURRÍCULOS
Dia 08/11 – Terça-feira – 14h – Sala 309 do prédio 12
Coordenação: Daniela Maria Weber
TÍTULO DO TRABALHO |
APRESENTADOR(ES) |
COMPROMISSO MORAL E LIÇÕES DE SOLIDARIEDADE. MATRIZES CURRICULARES DO BRASIL MARISTA NO COLÉGIO MARISTA SANTA MARIA - RS
|
Carlos Eduardo Cossettin Glufke
|
DESCOLONIZAÇÃO DOS CURRÍCULOS E HISTÓRIA OFICIAL: ALGUMAS IMPLICAÇÕES NO MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO - RS
|
Maira Damasceno
|
O ensino de história no RS: reflexão a partir do projeto lições do Rio Grande no ensino médio
|
Carlos Alberto Xavier Garcia
|
JOVENS CONSUMIDORES OU JOVENS CONSUMISTAS? UM OLHAR SOBRE OS DESEJOS DOS FORMANDOS DO “ERNESTO
|
EVERTON LUIZ STEFFANELLO
|
REPENSANDO A PRODUÇÃO AUTORAL DISCENTE NO ENSINO MÉDIO: LEITURA E ESCRITA NA AULA DE HISTÓRIA
|
CARLOS EDUARDO STROHER; TAFNES DO CANTO DOS SANTOS
|
“A gente aprende coisas do passado e até mesmo do presente”: Escutando estudantes sobre as funções da escola na contemporaneidade
|
DANIELA MARIA WEBER, SUZANA FELDENS SCHWERTNER
|
MESA 5 – EDUCAÇÃO, POLÍTICA E IDEOLOGIA
Dia 08/11 – Terça-feira – 14h – Sala 409 do prédio 12
Coordenação: Sirlei Teresinha Gedoz
TÍTULO DO TRABALHO |
APRESENTADOR(ES) |
ESCOLA SEM PARTIDO E A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE DOCENTE DESEJÁVEL
|
Elvis Patrik Katz
|
Mobilizações do PIBID História/UFRGS contra o movimento "Escola Sem Partido": ações por uma educação sem mordaças
|
Gabriel dos Santos Giacomazzi; Carolina Boschi Monteiro
|
ESCOLA SEM PARTIDO, ESCOLA E RELIGIÃO: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
|
Sirlei Teresinha Gedoz
|
Teorias do contemporâneo: pós-modernidade, hipermodernidade, modernidade líquida
|
Maiquel Röhrig;
Mônica Nunes
|
Educação e neoliberalismo no século XX
|
Magdale Catelan
|
ANALISIS DEL ROL DEL JOVEN DENTRO DEL PROCESO DE PAZ: REPERCUSIONES DEL MARCO JURIDICO PARA LA PAZ EN LOS JOVENES DEL BARRIO LAS MALVINAS DE BARRANQUILA
|
HEIDER OLIVO CONDE
|
MESA 6 – DOCÊNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Dia 08/11 – Terça-feira – 14h – Sala 410 do prédio 12
Coordenação: Katani Maria Monteiro Ruffato
TÍTULO DO TRABALHO |
APRESENTADOR(ES) |
O PROFESSOR UNIVERSITÁRIO DE HISTÓRIA É UM PROFESSOR? REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA DE HISTÓRIA NO ENSINO SUPERIOR
|
Mara Cristina de Matos Rodrigues
|
USOS DO REGISTRO AUDIOVISUAL NAS MEMÓRIAS DO PROFISSIONAL DE HISTÓRIA EM FORMAÇÃO
|
Katani Maria Monteiro Ruffato; Yorrana Gelatti de Oliveira
|
Professores como intelectuais e a construção coletiva de conhecimentos didáticos
|
Amanda Gabriela Rocha Oliveira;
Caroline Pacievitch
|
Experiências de pesquisa e prática docente no Colégio de Aplicação da UFRGS a partir do componente curricular de Estudos Latino-americanos
|
Edson Antoni
|
Estudo Comparativo dos cursos de Graduação e Pós-graduação no Brasil e Portugal: Análise do projeto de doutoramento em História
|
Luciana Gerundo Hornes
|
DA PRÁTICA À TEORIA: A CONSTRUÇÃO DE MATERIALIDADES NO SABER HISTÓRICO
|
JOANA ADRIANA NUNES MARTINS, Felipe Rios Pereira, Carmen Castro Fernandes
|
MESA 7 – GÊNERO NA SALA DE AULA
Dia 08/11 – Terça-feira – 14h – Sala 312 do prédio 12
Coordenação: Natalia Pietra Méndez
TÍTULO DO TRABALHO |
APRESENTADOR(ES) |
Gênero e história das mulheres: reflexões de uma professora feminista sobre as ausências e as possibilidades de abordagens nos currículos dos cursos de graduação em História
|
Natalia Pietra Méndez
|
PRECISAMOS FALAR DE GÊNERO! UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES DE HISTÓRIA A PARTIR DA CATEGORIA DE GÊNERO
|
Paula Tatiane de Azevedo
|
“TODAS AS MINAS AQUI SÃO MINAS DE LUTA, SÃO MINAS FORTES”: UMA ANÁLISE SOBRE AS RELAÇÕES DE GÊNERO NO CURRÍCULO DE HISTÓRIA NO CONTEXTO DA OCUPA PADRE REUS
|
Júlia de Souza Tedesco, Renata Coutinho Ferreira
|
Os limites da Revolução Francesa: uma perspectiva de gênero em sala de aula
|
Bárbara Buffon, Julia Helena Dias
|
OS DIÁLOGOS ENTRE HISTORIOGRAFIAS ACADÊMICAS E ESCOLARES: UMA ANÁLISE DOS MODELOS FAMILIARES NOS LIVROS DIDÁTICOS, A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS DE GÊNERO.
|
Júlia de Souza Tedesco
|
POR TEMISCIRA E POR TODAS NÓS: O USO DOS QUADRINHOS NA COMPREENSÃO DAS QUESTÕES FEMINISTAS E DE GÊNERO
|
Marília Guaragni de Almeida
|
MESA 8 – HISTÓRIA, MÚSICA E CINEMA
Dia 08/11 – Terça-feira – 14h – Sala 401 do prédio 12
Coordenação: Márcia Solange Volkmer e Élin Regina Westenhofen
TÍTULO DO TRABALHO |
APRESENTADOR(ES) |
HISTÓRIA E MÚSICA: UMA ABORDAGEM DIFERENTE NO ENSINO DE HISTÓRIA DENTRO DE UM PRÉ-UNIVERSITÁRIO POPULAR
|
Carolina Orquen do Nascimento
|
ENTRE A MÚSICA E A GEOGRAFIA. Ensino da geografia por meio do Vallenato tradicional: uma apreciação desde a paisagem colombiana
|
Jeimy Estefany Baraceta Sánchez
|
História e Cinema: para além do Muro de Berlim
|
Fabian Filatow
|
AS DITADURAS MILITARES EM FOCO: A UTILIZAÇÃO DO CINEMA PARA DISCUTIR E ANALISAR OS GOLPES MILITARES DA AMÉRICA LATINA NO SÉCULO XX
|
Paula Dresch dos Santos, Tuani de Cristo
|
FILMES NA ESCOLA: ABORDAGENS METODOLÓGICAS NO ENSINO DE HISTÓRIA SOB A ÓTICA DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO
|
LUIZ PAULO DA SILVA SOARES E VÂNIA ALVES MARTINS CHAIGAR
|
Produções cinematográficas: uma possibilidade de reflexão no Ensino de História
|
Élin Regina Westenhofen
|
MESA 9 – HISTÓRIA, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL
Dia 08/11 – Terça-feira – 14h – Sala 406 do prédio 12
Coordenação: Carmem Zeli de Vargas Gil
TÍTULO DO TRABALHO |
APRESENTADOR(ES) |
Escola, faculdade e museu regional em uma parceria para a educação patrimonial
|
Dalva Reinheimer
|
ETNIAS, GÊNEROS E SUAS AMBIÊNCIAS: OS MUSEUS DA IMIGRAÇÃO ALEMÃ COMO ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
|
DANIEL LUCIANO GEVEHR
|
Pelas ruas da cidade
|
Tais Batista
|
Educação Patrimonial: difusão do conhecimento e valorização do patrimônio cultural
|
Marcos Rogério Kreutz
|
APROXIMANDO O CONHECIMENTO ACADÊMICO SOBRE O TEMA DA IMIGRAÇÃO E AS COMUNIDADES LOCAIS: EXPERIÊNCIAS DE ENSINO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DE CICLOS DE PALESTRAS
|
Rodrigo Luis dos Santos
|
PRÁTICAS EDUCATIVAS DO MUSEU HISTÓRICO NACIONAL DA ARGENTINA: exposição de memórias e construção de históricas
|
Carmem Zeli de Vargas Gil
|
MESA 1 – HISTÓRIA E QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS
Dia 09/11 – Quarta-feira – 14h – Sala 201 do prédio 12
Coordenação: Jônatas Marques Caratti
TÍTULO DO TRABALHO |
APRESENTADOR(ES) |
VIAGEM À ÁFRICA ENTRE PAREDES ESCOLARES
|
Ana Paula Freitas Madruga
|
A MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA
|
Gabriela Teixeira Gomes
|
MARCANDO TERRITÓRIOS NEGROS: USO DIDÁTICO DE APLICATIVOS DE CELULAR E TABLET COMO APOIO À EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
|
Juliana Souza Horta
|
ENTRE O CURRÍCULO DE HISTÓRIA E O CONHECIMENTO: ENSINO DA HISTÓRIA E DA CULTURA AFRODESCENDENTE NO BRASIL E NO URUGUAI
|
Martín Fernández Ramírez
|
O ESTUDO DA HISTÓRIA E DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA COM ESTUDANTES DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA
|
Roselene Pommer, Paula Rochele Becher
|
ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS: CULTURA INDÍGENA E AFRO-BRASILEIRA
|
Ana Paula Castoldi, Élin Regina Westenhofen
|
MESA 2 – FONTES DE PESQUISA E PROPOSTAS DIDÁTICAS
Dia 09/11 – Quarta-feira – 14h – Sala 208 do prédio 12
Coordenação: Luiza Horn Iotti
TÍTULO DO TRABALHO |
APRESENTADOR(ES) |
Caminhos da Ditadura em Porto Alegre
|
Anita Natividade Carneiro
|
RETRATOS DE PROCESSOS EDUCACIONAIS DURANTE A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL: PERIÓDICOS ILUSTRADOS COMO FONTE PARA PESQUISA
|
Eliana Rela, Angela Boschetti Bertuol
|
CONVITE PARA A GUERRA: O TRABALHO FEMININO NA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ATRAVÉS DAS FOTOGRAFIAS DA REVISTA A GUERRA ILUSTRADA
|
Cristiane Sebem Damo; Thaís C. Batista
|
Colonização e imigração italiana no Brasil do século XIX através do uso de documentos em sala de aula
|
Luiza Horn Iotti
|
O uso de processos-crime no Ensino de História
|
Majô Schwingel Carlin
|
O ENSINO COMO ATO PERFORMÁTICO: POSSIBILIDADES ENTRE A LITERATURA E A HISTÓRIA
|
Eduardo Finger, Vinícius Finger
|
MESA 3 – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE HISTÓRIA
Dia 09/11 – Quarta-feira – 14h – Sala 301 do prédio 12
Coordenação: Márcia Solange Volkmer
TÍTULO DO TRABALHO |
APRESENTADOR(ES) |
USOS E COSTUMES: A CURA DAS MOLÉSTIAS NAS REDUÇÕES JESUÍTICO-GUARANIS DO SÉCULO XVII EM UMA PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA
|
Jéferson Luís Schäeffer, Natália Sarmento
|
Explorando possibilidades didáticas no ensino sobre a conquista da América Espanhola
|
Gabriela Schmitt
|
A importância dos conceitos para o ensino da História do Islã e dos muçulmanos na educação básica
|
Jéssica Pereira da Costa
|
Ensino da História e ditadura civil-militar brasileira: relatos de uma experiência pedagógica
|
Pâmela Cervelin Grassi
|
A linguagem lúdica na elaboração de narrativas históricas
|
Rafael Vicente Kunst
|
A Capoeira Conta História. Fonte Oral Como Recurso Didático: Um Relato de Experiência
|
Raul Kich Abreu; Fernanda Camargo Sperotto
|
Avaliando o conteúdo, as metodologias e a atuação do professor de História
|
Márcia Solange Volkmer
|
MESA 4 – MEMÓRIA, IDENTIDADE E CULTURA
Dia 09/11 – Quarta-feira – 14h – Sala 309 do prédio 12
Coordenação: Cristiano Nicolini
TÍTULO DO TRABALHO |
APRESENTADOR(ES) |
RELAÇÃO KANHGÁG COM O MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO - RS
|
MAIRA DAMASCENO
|
A Revolução Farroupilha na sala de aula: repensando construção de memória e identidade
|
Carla Menegat
|
INVISIBILIDADES NAS NARRATIVAS SOBRE A HISTÓRIA REGIONAL DO VALE DO TAQUARI -RS
|
Cristiano Nicolini
|
História e Memória: o ofício das parteiras no Vale do Taquari no século XX
|
Jandra Cardoso Segabinazzi
|
EDUCAÇÃO ESCOLAR NA ESCOLA ÉTNICA POLONESA NO BRASIL E IDENTIDADE HISTÓRICA
|
Fabiana Regina da Silva
|
AS LENDAS FOLCLÓRICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO POSSIBILIDADE PARA ABORDAR A QUESTÃO AMBIENTAL E O CUMPRIMENTO DA LEI 11.645
|
Andressa de Rodrigues Flores, João Cledimar Dias Teixeira
|
MESA 5 – PIBID E EXPERIMENTAÇÕES NA SALA DE AULA
Dia 09/11 – Quarta-feira – 14h – Sala 409 do prédio 12
Coordenação: Nilton Mullet Pereira
TÍTULO DO TRABALHO |
APRESENTADOR(ES) |
Um passado árido e empoeirado só estimula a rinite: repensando práticas de leitura e escrita na sala de aula de história
|
Bruno Chepp da Rosa, Nilton Mullet Pereira
|
A leitura do livro didático nas aulas de História: quais as apropriações possíveis?
|
Lisiane Sias Manke
|
Oficina preparatória para o ENEM: PIBID História - UFRGS
|
João Paulo Buchholz; Pedro Gediel
|
PROJETO CONECTADOS: RACISMO, INTERNET E REDES SOCIAIS NA ESCOLA
|
Cibele Caroline da Rosa
|
O Meu Herói
|
RAFAEL FIEDORUK QUINZANI, ANE CARINE MEURER
|
Ensino de História e Geografia: o contexto agrícola, industrial e urbano do Vale do Taquari/RS
|
Ernesto Pereira Bastos Neto, Renato de Britto Júnior
|
MESA 6 – DOCÊNCIA, INCLUSÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Dia 09/11 – Quarta-feira – 14h – Sala 410 do prédio 12
Coordenação: Daniela Maria Weber
TÍTULO DO TRABALHO |
APRESENTADOR(ES) |
Ensino de História: Encanto ou Desencanto?
|
Jociléia Scherer
|
Quem faz e quem conta a história? Presença de (auto)biografias em livros didáticos do PNLD
|
CARLOS EDUARDO STRÖHER
|
DIMENSÕES EPISTEMOLÓGICAS, METODOLÓGICAS E FORMATIVAS DA PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA: MEMÓRIA E IDENTIDADE NARRATIVA.
|
Lisliane dos Santos Cardôzo
|
UMA LÍNGUA, MUITAS HISTÓRIAS: A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
|
ROGER SULLIVAN FALEIRO
|
Surdos: Uma Perspectiva Cultural
|
Gustavo Conceição Pacheco
|
ESTRATÉGIAS DE ENSINO NO CURSO DE HISTÓRIA: REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
|
DANIELA MARIA WEBER
|
MESA 7 – PRÁTICAS E REFLEXÃO DOCENTE
Dia 09/11 – Quarta-feira – 14h – Sala 312 do prédio 12
Coordenação: Caroline Pacievitch
TÍTULO DO TRABALHO |
APRESENTADOR(ES) |
TEORIA DA HISTÓRIA DE JÖRN RÜSEN: UMA PERSPECTIVA TEÓRICA PARA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DOCENTES
|
Aline Martins Linhares
|
A MATRIZ DISCIPLINAR DE JÖRN RÜSEN COMO FORMA DE REFLEXÃO PARA AS PRÁTICAS DO ENSINO DE HISTÓRIA NA ESCOLA GUILHERME HILDEBRAND
|
Everton Luiz Steffanello
|
ENTRE ESTRANHAMENTOS E DESEJOS: O QUE A PRÁTICA DE ENSINO DE HISTÓRIA E A TRILOGIA DE JÖRN RÜSEN TEM A NOS DIZER?
|
Joana Adriana Nunes Martins
|
Reflexão sobre práticas pedagógicas a luz da teoria da história de Jorn Rüsen
|
Janine Dorneles Pereira
|
PRÁTICAS DOCENTES E A TEORIA DA HISTÓRIA DE JÖRN RÜSEN
|
Lucas Dalfolo Cassanta
|
NOVAS PERGUNTAS EM CADA RESPOSTA: REFLEXÕES INICIAIS SOBRE ENSINO, PESQUISA E INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO MÉDIO
|
Mariane Moser Bach, Josei Fernandes Pereira
|
MESA 8 – HISTÓRIA, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL
Dia 09/11 – Quarta-feira – 14h – Sala 401 do prédio 12
Coordenação: Paula Dresch dos Santos
TÍTULO DO TRABALHO |
APRESENTADOR(ES) |
Como se dá a relação entre instituições de memória e a educação?: Museu do Trem no segundo semestre de 2016
|
Gabriel Chaves Amorim , Israel Oliveira, Israel Miranda.
|
ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: O MUSEU HISTÓRICO DE ESTEIO.
|
FABIAN FILATOW
|
BREVES REFLEXÕES SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL SANTO-ANTONIENSE: AS ESCULTURAS EM MINIATURA DA ARTE SACRA MISSIONEIRA.
|
Michele Moraes Lopes
|
OFICINAS DE CÂMERA PINHOLE/PINLUX: DEFININDO E DISCUTINDO O PATRIMÔNIO CULTURAL A PARTIR DE SUAS PRÓPRIAS FOTOGRAFIAS
|
Ramona Maria da Silva Fagundes / Anthony Beux Tessari
|
LEPAR: ações educativas do Projeto Educando para o Patrimônio
|
Angela Sbersi, Marcelo Baptista Machado, Rúbia Hoffmann Ribeiro e Raquel Pereira Braga
|
EDUCANDO PARA O PATRIMÔNIO: ações educativas em História e Arqueologia e suas interfaces
|
Grasiela Tebaldi Toledo, Anthony Beux Tessari, Luiza Horn Iotti
|
ARQUEOLOGIA E PATRIMÔNIO: EVIDÊNCIAS ARQUEOLÓGICAS NAS TERRAS VIZINHAS
|
Paula Dresch dos Santos, Marcos Rogério Kreutz
|
MESA 9 – O CONTEXTO ESCOLAR
Dia 09/11 – Quarta-feira – 14h – Sala 406 do prédio 12
Coordenação: Sérgio Nunes Lopes
TÍTULO DO TRABALHO |
APRESENTADOR(ES) |
A REVITALIZAÇÃO DA ESCOLA E SUA INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM E NO CONVÍVIO
|
Aline Seixas P. da Silva, Tamara Juriatti
|
“A escola que temos e a escola que queremos”: uma analise do evento Edna Cultural na Escola Estadual Edna Cardoso Maia.
|
Anita Sifuentes, Cristopher Machado da Silva, João Venicius Duarte, Gustavo Zanini Dalcol
|
Representações da Vida na Vila e na Vida Escolar
|
Dante Luis Vartha
|
O ENSINO DE HISTÓRIA NA ESCOLA: NOTAS SOBRE O FAZER CIENTÍFICO NAS CIÊNCIAS HUMANAS
|
Vinícius Finger
|
ESCOLA NOCTURNA MUNICIPAL DE LAGEADO: AS AULAS PÚBLICAS NOTURNAS E O PERFIL DOS ALUNOS NOS ANOS 1920
|
Sabrina Fabiola Hüther, Márcia Solange Volkmer
|
Cultura Escolar do currículo vocacional: o caso das práticas curriculares do Ginásio Vocacional “Chanceler Raul Fernandes”, Rio Claro (SP), década de 1960.
|
YOMARA FEITOSA CAETANO DE OLIVEIRA FAGIONATO
|