O Evento

O Grupo de Trabalho (GT) de Ensino de História e Educação do Núcleo Regional do Rio Grande do Sul da Associação Nacional de História (ANPUH-RS) tem realizado jornadas anuais desde 1996, com o objetivo de socializar sua produção e construir um espaço de reflexão acerca das relações entre História e educação. Para a realização do evento, uma instituição de Ensino Superior é escolhida a partir de reuniões de trabalho com as coordenações e representantes do GT, com o objetivo de promover e sediar a jornada. Neste ano, o evento acontecerá entre os dias 7 e 10 de novembro de 2016, no Centro Universitário UNIVATES. Nesta edição, a Jornada de Ensino de História e Educação pretende abordar o tema dos currículos e práticas político-pedagógicas. A escolha do tema está relacionada aos desafios que se apresentam ao ensino de História na atualidade, com a redefinição das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores, assim como a implementação da Base Curricular Comum Nacional na Educação Básica. Assim, o GT de Ensino de História e Educação da ANPUH-RS estabelece-se? a tarefa de propor a discussão teórica e, ao mesmo tempo, a abertura para a troca de experiências, por meio de um espaço consagrado como as jornadas de ensino. Do mesmo modo, a questão das políticas públicas, a formação qualificada dos professores da educação básica e as práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas merecem um lugar de destaque no estudo e na formação profissional dos professores, assim como na pesquisa e na divulgação científica desses temas.

O objetivo central do GT de Ensino de História e Educação, que é o das formações inicial e continuada, realiza-se em cada uma das jornadas promovidas anualmente. Ensino, currículo e práticas pedagógicas constituem uma tríade que tem permitido inúmeras pesquisas no âmbito da academia. Assim, pretende-se que esse caráter de formação continuada de professores do GT seja um espaço de aproximação entre a pós-graduação, a formação inicial e as redes de ensino. A educação básica, como foco dessa proposta, revela-se não como um receptáculo das investigações acadêmicas, mas a ampla participação de professores e estudantes de licenciatura nas jornadas permite, ao contrário, que haja um diálogo entre as experiências de ensino de História da escola básica e o que se tem produzido na universidade. Finalmente, deve-se considerar que este também quer ser, ao modo da escola básica, um espaço interdisciplinar, em que dialogam, sobretudo, o campo mais geral da educação, das artes e da História. Pontua-se, portanto, a formação de professores e/ou o aprimoramento de questões vinculadas ao trabalho ético, interdisciplinar, autônomo e qualificado dos professores da educação básica.