Estudantes da Univates embarcam para atividades do Projeto Rondon

Postado em 17/07/2014 15h30min

Por Tuane Eggers

Enquanto alguns estudantes estão aliviados com o início das férias de inverno e aproveitam o período para descansar, outros resolveram vivenciar uma nova experiência de solidariedade e cidadania. Na tarde desta quinta-feira, dia 17, um grupo composto por oito alunos e pelos professores Rafael Eckhardt e Dorli Schneider partiu do município de Lajeado para o início das atividades do Projeto Rondon – Operação Guararapes.

O destino inicial será Recife, em Pernambuco, onde os rondonistas ficarão alojados na base militar da cidade até o próximo domingo, dia 20. Nesta data, a equipe se deslocará para o município de Agrestina, onde serão executadas as atividades previstas pelo projeto. A cerimônia oficial deve ocorrer na próxima segunda-feira, dia 21.

De acordo com o professor Rafael, a expectativa para a realização das atividades é a melhor possível. “Sabemos que o município irá nos acolher muito bem e que a comunidade será participativa. A nossa equipe também foi bem preparada, durante cerca de três meses, para desenvolver suas ações nessa comunidade, além de atingirmos os principais objetivos do projeto, que busca levar informações e elevar as condições de convivência em uma região brasileira de alta carência”, salienta.

O grupo de voluntários é composto pelos estudantes Afonso Wenneker Roveda (Psicologia), Alexandre Ricardo Fruhauf (Administração), Bianca Caye (Educação Física), Cléberton Diego Bianchini (Engenharia Ambiental), Laércia Carine Schönhals (Arquitetura e Urbanismo), Marcos Fernando Ruschel (Jornalismo), Rosane Pereira da Silva (Ciências Biológicas) e Sofia Royer Moraes (Engenharia Ambiental).

Serão desenvolvidas ações em quatro áreas principais: tecnologia e produção, trabalho, meio ambiente e comunicação. Com o objetivo de atender as principais carências da comunidade, a equipe permanecerá no município de Agrestina até o próximo dia 2 de agosto. Esta é a oitava operação integrada pela Univates, que participa do Projeto Rondon desde o ano de 2007.

Neste mês, a Instituição obteve a aprovação para participar da próxima operação, a ser realizada no município de Cajapió, no Maranhão. As ações serão desenvolvidas durante o período de férias de verão, no início do ano de 2015. Os estudantes interessados em participar poderão obter mais informações em breve.

Saiba mais sobre o Projeto Rondon

O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. O decreto de criação do Projeto Rondon estabelece que suas regiões prioritárias de atuação são aquelas com maiores índices de pobreza e exclusão social e áreas isoladas do território nacional que necessitam de maior aporte de bens e serviços. Por essa razão, a Diretriz Estratégica do Projeto Rondon prioriza as regiões Norte e Nordeste do país.

Texto: Tuane Eggers

Equipe da Univates para a Operação Guararapes é composta por oito estudantes e dois professores

Tuane Eggers