Rondonistas viajam nesta sexta para o Maranhão

Postado em 15/01/2015 11h01min

Por Tiago Segabinazzi

Os participantes do Projeto Rondon da Univates viajam, nesta sexta-feira, dia 16, para o município de Cajapió, no Maranhão, onde realizarão atividades voluntárias no período de 18 de janeiro a 1º de fevereiro. A Operação Jenipapo propõe ações que contribuam para a integração do desenvolvimento econômico, social e ambiental na busca da sustentabilidade local.

Após estudar o município, o grupo formado por oito alunos da Univates – acompanhados dos professores Flávio Foletto e Dorli Schneider – leva material para auxiliar os moradores a desenvolverem sua infraestrutura, oferecendo técnicas de manejo orgânico para aprimorar a agricultura e alternativas naturais para uso medicinal.

As propostas buscam ajudar a comunidade a se desenvolver e extinguir suas carências a partir do conhecimento aprendido pelos participantes em sala de aula, como os benefícios de se ter uma horta orgânica e de comer alimentos sem agrotóxicos, conforme o estudante de Engenharia Ambiental Marildo Guerini. “A grande importância do projeto é essa transferência de conhecimento, de podermos mostrar para as pessoas de lá a importância de se ter bons cuidados com a água e em como é possível reaproveitar o material que utilizamos”, salienta. O morador de Arvorezinha participará de oficinas que abordam a construção de fossas, cisternas, composteiras, pomares e viveiros.

O Projeto Rondon desenvolve suas ações em comunidades que apresentem maiores índices de pobreza e exclusão social ou aquelas que estejam isoladas do território nacional e que necessitem de maior aporte de bens e serviços. Por isso, o programa prioriza as regiões Norte e Nordeste do país. O município que receberá a operação é mais extenso do que a área formada por Estrela, Teutônia, Bom Retiro do Sul, Paverama, Fazenda Vilanova e Cruzeiro do Sul juntos. No entanto, há menos de 10 mil habitantes espalhados em seu território.

As oficinas preparadas pelos alunos da Univates buscam soluções que existam na própria cidade e que possam ser realizadas pelos moradores, como o reaproveitamento de alimentos, formas de reutilização do lixo e práticas alternativas de geração de capital. “Esta é uma oportunidade para que possamos desenvolver o que aprendemos e conseguir ajudar, de alguma forma, as pessoas melhorarem sua qualidade de vida”, diz a estudante de Estética e Cosmética Maiara Blau, de Lajeado.

Operação marca despedida de professora

Dorli Maria Schneider afirma que irá se aposentar após esta operação do Projeto Rondon. É a décima edição de que participa – a primeira foi em 2007. Durante oito anos no programa do Ministério da Defesa, ganhou o respeito de militares, alunos e das comunidades por onde passou, mas o mérito, segundo ela, é dos estudantes. “O Rondon é feito pelos alunos. Eles são os responsáveis pelo sucesso que temos alcançado em cada operação”. Após 52 anos de trabalho como educadora – muitos deles como voluntária –, ela pretende seguir com projetos sociais no Vale do Taquari.

Projeto Rondon 2015 e a Operação Jenipapo

Além de Cajapió, outros 14 municípios maranhenses receberão a operação Jenipapo – que, ao todo, conta com 300 estudantes voluntários de 30 Instituições de Ensino Superior. Em todo Projeto Rondon, são aproximadamente 900 voluntários, vindos de 90 instituições de ensino, que atuarão em 75 municípios neste ano.

Os selecionados para a operação integram seis cursos e são os seguintes alunos: Amanda Vetorello (Direito); Fábio Secchi (Engenharia Ambiental); Henrique Caumo (Arquitetura e Urbanismo); Jéssica Schuster (Nutrição); Luana Salvi (Ciências Biológicas); Maiara Blau (Estética e Cosmética); Marildo Guerini Filho (Engenharia Ambiental); e Tiago Segabinazzi (Jornalismo). Cajapió receberá, além da Univates, a Faculdade de Medicina de Jundiaí para a operação.

Texto: Tiago Segabinazzi

Equipe é composta por oito aluno e dois professores

Fernanda Kochhan

Equipe é composta por oito aluno e dois professores