Projetos na área da saúde são apresentados em evento internacional

Postado em 23/03/2015 14h16min

Por -

Com o objetivo de internacionalizar os espaços de formação em saúde, a Univates participou, de 18 a 22 de março, do 4º Congresso Iberoamericano de Medicina de Família e Comunidade, vinculado à Organização Mundial de Medicina de Família e Comunidade (WONCA), realizado Montevidéu, no Uruguai. Na ocasião, foram apresentados trabalhos relacionados à Farmácia-Escola e ao Projeto de Ações Interdisciplinares em Saúde no Bairro Santo Antônio (PI).

Segundo o professor doutor Luís César de Castro, participante do congresso, o evento reuniu profissionais de saúde de todo o mundo, especialmente médicos de família, para discutir necessidades contemporâneas da sociedade global, em especial quanto à presença da medicina familiar e comunitária no contexto político de saúde, bem como aprofundar as discussões acerca do tema "Qualidade e Equidade no cuidado à Saúde".

O tema central do congresso reuniu princípios necessários de serem alcançados, em buscas constantes durante o século XXI, remetendo a avanços sociais, políticos, científicos e tecnológicos de proporções globais. E a medicina familiar e comunitária tem mostrado o quanto é impactante na melhoria dos indicadores de qualidade dos serviços de saúde.

“Os trabalhos desenvolvidos na Farmácia-Escola, bem como junto ao Projeto de Ações Interdisciplinares em Saúde no Bairro Santo Antônio (PI) apresentam consonância com as atuais discussões que remetem ao trabalho interdisciplinar: em equipe, de qualidade e centrado nas reais necessidades de saúde e educação em saúde dos usuários dos serviços, no âmbito público do Sistema Único de Saúde”, analisa Castro. Ele acrescenta que a apresentação de trabalhos relacionados às atividades desenvolvidas na Farmácia-Escola e junto ao PI representam a internacionalização destes espaços de formação em saúde da Univates.

Confira os trabalhos da Univates apresentados no  4º Congresso Iberoamericano de Medicina de Família e Comunidade:

- Análise do contato de escolares com substâncias psicoativas em município do interior do Rio Grande do Sul - Brasil

- Promoção do uso racional de medicamentos como ferramenta para formação e reconstrução da identidade do profissional farmacêutico

- Ferramentas metodológicas aplicadas por equipe discente multiprofissional e tutoria em projeto de ações interdisciplinares

- O usuário como foco: relato de experiências das intervenções realizadas no projeto de ações interdisciplinares de cuidados em saúde

Prof. Luis César de Castro representou a Univates no evento

Prof. Luis César de Castro representou a Univates no evento