Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Projetos na área da saúde são apresentados em evento internacional

Postado em 23/03/2015 14h16min

Por -

Com o objetivo de internacionalizar os espaços de formação em saúde, a Univates participou, de 18 a 22 de março, do 4º Congresso Iberoamericano de Medicina de Família e Comunidade, vinculado à Organização Mundial de Medicina de Família e Comunidade (WONCA), realizado Montevidéu, no Uruguai. Na ocasião, foram apresentados trabalhos relacionados à Farmácia-Escola e ao Projeto de Ações Interdisciplinares em Saúde no Bairro Santo Antônio (PI).

Segundo o professor doutor Luís César de Castro, participante do congresso, o evento reuniu profissionais de saúde de todo o mundo, especialmente médicos de família, para discutir necessidades contemporâneas da sociedade global, em especial quanto à presença da medicina familiar e comunitária no contexto político de saúde, bem como aprofundar as discussões acerca do tema "Qualidade e Equidade no cuidado à Saúde".

O tema central do congresso reuniu princípios necessários de serem alcançados, em buscas constantes durante o século XXI, remetendo a avanços sociais, políticos, científicos e tecnológicos de proporções globais. E a medicina familiar e comunitária tem mostrado o quanto é impactante na melhoria dos indicadores de qualidade dos serviços de saúde.

“Os trabalhos desenvolvidos na Farmácia-Escola, bem como junto ao Projeto de Ações Interdisciplinares em Saúde no Bairro Santo Antônio (PI) apresentam consonância com as atuais discussões que remetem ao trabalho interdisciplinar: em equipe, de qualidade e centrado nas reais necessidades de saúde e educação em saúde dos usuários dos serviços, no âmbito público do Sistema Único de Saúde”, analisa Castro. Ele acrescenta que a apresentação de trabalhos relacionados às atividades desenvolvidas na Farmácia-Escola e junto ao PI representam a internacionalização destes espaços de formação em saúde da Univates.

Confira os trabalhos da Univates apresentados no  4º Congresso Iberoamericano de Medicina de Família e Comunidade:

- Análise do contato de escolares com substâncias psicoativas em município do interior do Rio Grande do Sul - Brasil

- Promoção do uso racional de medicamentos como ferramenta para formação e reconstrução da identidade do profissional farmacêutico

- Ferramentas metodológicas aplicadas por equipe discente multiprofissional e tutoria em projeto de ações interdisciplinares

- O usuário como foco: relato de experiências das intervenções realizadas no projeto de ações interdisciplinares de cuidados em saúde

Prof. Luis César de Castro representou a Univates no evento

Divulgação

Prof. Luis César de Castro representou a Univates no evento

Tuane Eggers

Notícias Relacionadas