Psicologia Junguiana será tema de jornada na Univates

Postado em 21/07/2015 11h17min

Por Nicole Morás

A Univates sedia, por meio do curso de Psicologia, a XIX Jornada Regional de Psicologia Junguiana, do Instituto Junguiano do Rio Grande do Sul, no dia 1º de agosto, das 8h30min às 15h10min, no auditório do Prédio 16. A atividade pretende ser um espaço em que profissionais em formação analítica apresentarão trabalhos de reflexão sobre temáticas articuladas com conceitos das teorias de Carl Jung. O evento objetiva, ainda, aproximar profissionais da região e acadêmicos do debate sobre temas a partir de abordagem analítica.

A programação será composta por três mesas-redondas e serão abordados assuntos como: O mito de Orfeu e a perda da alma; A Teiniaguá – a princesa moura encantada: a sombra e o mal no mito da origem do povo rio-grandense e Ascensão e queda: imagens arquetípicas presentes nas notícias de acidentes aéreos.

As inscrições podem ser realizadas pelo site www.univates.br/inscricoes/eventos. Mais informações pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5537.

PROGRAMAÇÃO:

Conteúdo e ministrante

8h30min às 9h

Auditório do Prédio 16

Abertura da XIX Jornada Regional de Psicologia Junguiana do IJRS em parceria com o curso de Psicologia da Univates

9h10min às 10h30min

Mesa-redonda 1:

Coordenadora da mesa: Rosa Brizola Felizardo

1) A música como trilha sonora da alma

Vanice de Jesús Klein

2) Lupicínio Rodrigues e Dionísio: música, paixão, êxtase

Susane M. Curra

3) O Mito de Orfeu e a perda da alma

Maria da Graça Serpa

10h30min às 10h50min

Intervalo

10h50min às 12h10min

Mesa-redonda 2:

Coordenador da mesa: Rogério Mesquita

1) A Teiniaguá – a princesa moura encantada: a sombra e o mal no mito da origem do povo riograndense

Laudecí Saldívia

2) “O que realmente quer a mulher?”

Gisela Cardoso

3) Atualizações Arquetípicas: Malévola, o filme.

Patrícia Flores de Medeiros

12h10min às 13h30min

Almoço

13h30min às 15h