Ação de estudantes da Univates em lar geriátrico é premiada

Postado em 14/11/2015 12h20min

Por Artur Dullius

Estudantes de diferentes cursos da Univates são desafiados, a cada semestre, a pensar em um projeto social a ser desenvolvido na disciplina de Empreendedorismo. O objetivo da atividade é envolver os acadêmicos em causas sociais ou ambientais, promovendo a prática da cidadania. Em um total de 50 propostas, o projeto dos acadêmicos Alice Pretto, Daiane Bispo, Rafaela Rambo, Rodrigo Fagundes e Vanessa Ahne foi considerado o melhor do semestre e recebeu um prêmio, entregue na manhã deste sábado, dia 14, pelo professor Jorge André Tischer e pelo coordenador do curso de Administração de Empresas, Sandro Nero Faleiro.

Os integrantes do grupo vencedor escolheram um lar geriátrico da cidade de Santa Clara do Sul para desenvolverem suas ações. Na visita agendada para conhecer os espaços e carências do lar, o grupo optou pelo reparo de um cômodo que estava sendo pouco utilizado. No ambiente, além da pintura desbotada, encontravam-se estofados e armários que não estavam em uso e aparelhos eletrônicos estragados.

De acordo com as acadêmicas Rafaela Rambo e Vanessa Ahne, no local não havia um espaço adequado para os idosos receberem visitas de seus familiares. A proposta do grupo foi transformar a sala inutilizada em um local agradável e aconchegante para convivência. “A partir disso, decidimos pintar as paredes, portas e rodapé, trocar os móveis de lugar, colocar um quadro na parede, uma flor sobre a mesa e tentar arranjar cadeiras ou bancos para a mesa já existente no local, que foi decorada com porta-retratos dos idosos. O espaço ficou denominado como ‘cantinho da família’,” explicam os estudantes.

O projeto durou cerca de um mês, sendo que o grupo se reuniu aos sábados pela manhã para aplicar as ideias no espaço. Segundo as estudantes, além de alunos, o trabalho envolveu familiares e a comunidade. “Todo mudo apoiou. O namorado de uma ajudava no serviço, a mãe de outra fazia doações, algumas lojas nos apoiaram com materiais. O legal foi que a gente não teve resposta negativa, o pessoal ajudava da forma que podia,” destacam. Cuia, bomba, toalha de rosto, latas de tinta e trilho de mesa foram alguns dos materiais arrecadados e repassados ao lar geriátrico.

Para Rafaela, o trabalho realizado foi positivo. “Ao iniciar a atividade, eu visava somente à conclusão para obter uma boa nota. Mas, com o decorrer do trabalho, realizando visitas ao local, me aproximando dos idosos, indo atrás de material para doações e serviços voluntários, passei a realmente abraçar a causa com gosto. A nota já não fazia mais sentido, era o que menos me preocupava”, afirma.

Os integrantes do grupo escolhido foram premiados com almofadas para lanche personalizadas da Univates, livros e um tablet, que foi sorteado entre os participantes do grupo. A atividade é organizada pelo Núcleo de Empreendedorismo da Univates

Texto: Artur Dullius

As acadêmicas Rafaela Rambo e Vanessa Ahne representaram o grupo na premiação

Artur Dullius

Faleiro, Vanessa, Rafaela e Tischer.

Artur Dullius