Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

“Paris anos 20” é tema de sarau cultural

Postado em 20/11/2015 14h43min

Por -

Os decks do laguinho da Univates serão local de sarau artístico-literário na próxima quarta-feira, dia 25 de novembro, a partir das 20h. Com o tema “Paris anos 20”, o evento tem como objetivo trabalhar com literários franceses da época, criando, também, uma atmosfera da cidade, com cenário, figurino e música da França.
 
Os elementos que compõem a atividade foram pensados por 3 turmas de Pedagogia na disciplina “Seminário Educação e Literatura”. Durante as aulas, a atriz Gabriele Munhoz acompanhou os acadêmicos, dando dicas de expressão corporal para auxiliá-los nas declamações e expressões ligadas ao tema. Escritores como Gertrude Stein, Paul Valéry, Charles Baudelaire, Mallarmé, Georges Perec, Marguerite Duras e Marcel Proust.
 
O evento é aberto ao público e gratuito. Em caso de chuva, o Sarau será realizado ao lado da Cafeteria Expresso Café, no Prédio 9.
 
 
Entenda o Contexto
Tudo se passa na Paris anos 20. Na efervescência cultural da Paris anos 20. Lugar onde a arte e a literatura estão ativas e frescas, afinal os pintores decidem que são os pensamentos que devem ser pintados e não as impressões. Há tantos estrangeiros em Paris e todos vêm pintar os seus quadros e escrever os seus livros. Estamos na Era do Jazz e sua natureza livre quebra os tabus e as tradições sociais e anima as festas boêmias na qual a liberdade e a expressão individual estão recentemente descobertas. A culinária francesa, simples e delicada pertence aos grandes amantes e o século 20 assim a deseja, simples e delicada. A moda, livre dos espartilhos, marca a silhueta das mulheres. Em Paris a moda muda sem que isso nada tenha ver com nada e seguir a moda é a morte da moda. Mas há um bonito chapéu francês onde houver um chapeleiro. E as pessoas são elegantes. Mas a Paris civilizada dos anos 20 não tem em mente o progresso. Flores e frutas são tratadas com delicadeza. Cães e gatos se parecem com Paris - excitantes e calmos. A arte de ser um flanêur profissional é perfeitamente aceitável. Paris é aqui, o lugar certo para a pessoa estar. E paris é onde está o século 20.

Divulgação

Notícias Relacionadas