Univates realiza o CRIExp, um dos maiores eventos do Sul do Brasil

Postado em 19/08/2016 10h59min

Por Nicole Morás

De 6 a 8 de outubro, a criatividade, a inovação e o empreendedorismo ganham um espaço especial na Univates com a realização do CRIExp, um evento que reunirá grandes nomes das áreas de tecnologia e empreendedorismo do Vale do Silício e do cenário nacional, além de eventos culturais, atividades voltadas à programação de jogos, desafios e a Feira de Ciências da Univates.

O evento conta com a participação internacional de Justin Wilcox, fundador da Customer Dev Labs e da Focus Framework, voltadas a praticar os princípios do customer development e lean startup em startups e comunidades ao redor do mundo; e de Henrik Scheel, fundador da Startup Experience, que realiza programas para o desenvolvimento do empreendedorismo.

Entre os palestrantes nacionais estão Clemente Nóbrega, Martha Gabriel, Carlos Hilsdorf, Tiago Mattos, Fábio Nunes, João Kepler e Marcos Piangers, entre outros. A programação é composta por palestras nos turnos da manhã e da noite e por workshops no turno da tarde, com algumas exceções, como pode ser observado na programação em anexo.

Os ingressos podem ser adquiridos com valor especial até o dia 10 de setembro em três categorias: estudantes, professores e funcionários da Univates; diplomados pela Univates; e comunidade externa. De acordo com o coordenador geral do evento, professor Mouriac Diemer, é possível adquirir passaporte para todas as palestras e workshops ou para atividades específicas, além do ingresso único de acesso ao Crie Music Festival. As inscrições para o evento e mais informações estão disponíveis em www.criexp.com.br.

Crie Music Festival
Além da programação do CRIExp, na noite do dia 7 de outubro ocorre o Crie Music Festival, que terá apresentação nacional da cantora e compositora Maria Gadú e das bandas Acústicos e Valvulados, Identidade e Tenente Cascavel. O ingresso será único para todas as apresentações, no valor de R$ 80,00 para entrada inteira e meia-entrada por R$ 40,00 para estudantes, jovens de até 15 anos acompanhados pelos responsáveis legais, idosos, portadores de deficiências e doadores regulares de sangue. O Crie Music Festival ocorre a partir das 21h do dia 7, atrás do Complexo Esportivo da Univates.

Atividades especiais para alunos de Ensino Médio
Estudantes de Ensino Médio também podem participar das atividades do CRIExp. Para esse grupo, a inscrição é gratuita e, além da programação do evento, haverá oficinas específicas, ministradas por professores da Univates. As oficinas ocorrem nos dias 6 e 7, nos turnos da tarde e da noite, com as seguintes opções: Criatividade e inovação; Criação de jogos e animações; Simulação de processos; Robótica; e Engenharia e criatividade.

Alojamento
Para hospedagem, além da rede hoteleira da região, a Univates disponibilizará alojamento sem custo no campus, nas dependências do Prédio 18, com segurança, climatização, banheiros e chuveiro. O participante deverá trazer seu colchonete, forros de cama, travesseiro etc., com opção de trazer uma barraca pequena (individual ou dupla). O interesse por esse tipo de alojamento deve ser informado no momento da inscrição.

Eventos paralelos
A programação do CRIExp terá ainda eventos paralelos, como o Dash Games, um evento internacional de jogos digitais, que propõe o compartilhamento de informações sobre produção e mercado para ampliar o conhecimento técnico entre estudantes, profissionais e desenvolvedores independentes. A atividade é promovida pela Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do Rio Grande do Sul (ADjogosRS), entidade gestora do Arranjo Produtivo Local de Jogos Digitais RS (APL Games RS).

Há ainda o Desafio HBB que, por meio de mentorias, consultorias e capacitações, tem o objetivo de selecionar negócios inovadores com soluções relacionadas aos desafios propostos pelo Hospital Bruno Born, de Lajeado, que desenvolveu esse projeto em parceria com o Sebrae/RS. Os desafios são na área de controle patrimonial, monitoramento de chamada de leito e eficiência energética. As inscrições das equipes ocorrem até 12 de setembro, de maneira gratuita, e os grupos selecionados participam de atividades a partir de 6 de outubro, durante o CRIExp.

Feira de Ciências
A “6ª Feira de Ciências Univates: descobrindo talentos para a pesquisa” ocorre nos dias 6 e 7 de outubro, no Complexo Esportivo da Univates, e também integra a programação do CRIExp. O momento é voltado aos alunos da educação básica e do ensino técnico e tem como objetivo despertar talentos para a pesquisa. Os trabalhos podem ser enviados até o dia 22 de agosto para o e-mail feiradeciencias@univates.br. Mais informações sobre a 6ª Feira de Ciências Univates podem ser conferidas pelo e-mail feiradeciencias@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5515.

Texto: Nicole Morás

Martha Gabriel

Divulgação

Henrik Scheel fundador da Startup Experience, que realiza programas para o desenvolvimento do empreendedorismo