Curso de graduação • Licenciatura História

Características do curso de graduação em História

O curso de História visa a formar profissionais para atuar como professores nos Ensinos Fundamental e Médio. O historiador deve articular informação e teoria de forma crítica na atividade docente e na pesquisa. Ele deve transitar nas diversas áreas do conhecimento, para possibilitar e enriquecer os saberes históricos, correlacionando conceitos fundamentais de sua área com os da Educação na construção de propostas de ensino e aprendizagem.

3.200h - 4 anos e meio

Turno
Noturno

ENADE: 4Exame Nacional de Desempenho de Estudantes
CPC: 4Conceito Preliminar de Curso

"
O mais interessante da história não é aquilo que sabemos sobre ela, mas aquilo que ainda não sabemos, os mistérios que ainda precisam ser desvendados.
" Prof. Maribel Girelli

Conheça a infraestrutura do curso

O curso de História da Univates possui uma estrutura completa de laboratórios, que proporcionam uma melhor experiência ao aluno.

Sítio-escola
Visando à prática em escavação arqueológica

Viagens de estudos
Nacionais e internacionais

Pesquisa e patrimônio
Preparação para pesquisa e para atuação na área de patrimônio

Oficinas
Preservação e recuperação de documentos no Centro de Memória, Documentação e Pesquisa

Formas de ingresso

A Univates oferece diversas opções para ingresso na Instituição: a prova do vestibular, que ocorre em dois períodos no ano, por meio da nota do ENEM, Portadores de Diploma de Curso Superior e Transferência Externa (transferência de outra instituição).

Mercado de trabalho do curso de História

O aluno formado em História poderá exercer a função de professor em escolas de Ensino Fundamental e Médio. Além disso, poderá trabalhar como assessor político, conduzindo campanhas e direcionando programas de interesse social.

Com formação em diversas áreas do conhecimento, o historiador poderá trabalhar em museus, galerias de arte, bibliotecas, como arqueólogo, prestar consultoria em produções cinematográficas, de televisão, resgate histórico das diversas formações sociais.
Financiamentos
Conheça as opções de financiamento estudantil que a Univates oferece, entre elas o FIES, para o curso de História. saiba mais
Intercâmbio
A Univates possibilita diversas opções de intercâmbio para destinos como: Europa, América do Sul, América do Norte e Ásia. saiba mais