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Univates

Carga horária:

1.600h - 2 anos

Turno:

Noturno

Modalidade:

Presencial

Atos legais

Início de funcionamento: A/11

Autorização: Resolução 111/Reitoria/UNIVATES, de 26/08/09

Reconhecimento: Portaria MEC 697, de 17/11/14

Renovação de Reconhecimento: Portaria MEC 210, de 25/06/2020

Projeto Pedagógico do Curso

Objetivos do curso

O curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos tem como objetivos gerais: formar profissionais habilitados a planejar e exercer as atividades correlatas à área de gestão de recursos humanos com vistas a uma atuação profissional com visão sistêmica, humanística e ética, respeitando as condições de sustentabilidade das pessoas e das organizações; e qualificar os estudantes visando à sua inserção no mundo do trabalho, de modo a contribuir para o desenvolvimento de competências pessoais e organizacionais.

Perfil do Egresso

O perfil pretendido para o estudante formado pelo curso de Gestão de Recursos Humanos da Univates é de um profissional com foco na solução de problemas, com senso crítico, conhecimento técnico e comportamental, capaz de contribuir para a transformação das relações de trabalho nas organizações, com capacidade para empreender técnicas, métodos, processos e estratégias, com base na interdisciplinaridade e no desenvolvimento da região em que se encontra, de forma integrada, autossustentável e humana. Espera-se do diplomado no curso de Gestão de Recursos Humanos da Univates uma atuação articuladora, consciente do seu papel integrador e de sua capacidade para conectar diferentes saberes e áreas de conhecimento, voltado sempre a melhorias das relações de trabalho e para o desenvolvimento das pessoas, das organizações e da região.
 
O profissional de Gestão de Recursos Humanos necessita também desenvolver competências para atuar nos diversos subsistemas que integram a área de recursos humanos das empresas. Assim, ao concluir o curso, o estudante estará apto a:
- analisar o mercado de recursos humanos e realizar recrutamento, seleção e acompanhamento de pessoas adequadas às necessidades atuais e futuras das organizações;
- compreender o negócio e alinhar a gestão de recursos humanos pelo gerenciamento do desempenho para melhor aproveitamento do potencial dos trabalhadores;
- aplicar programas tradicionais e estratégicos de remuneração;
- diagnosticar e promover melhorias ao clima organizacional;
- promover o desenvolvimento do comportamento individual (motivação), de grupo (negociação, liderança, poder e conflitos) e organizacional (cultura, estrutura e tecnologias);
- conhecer leis trabalhistas e obrigações decorrentes dos contratos individuais e dos instrumentos coletivos de trabalho, garantindo a representação da empresa nas entidades de classe;
- adotar medidas que assegurem a integridade física, a qualidade de vida e a saúde dos funcionários no ambiente de trabalho.

Competências

Competência: Comunicação
Capacidade de se comunicar de forma oral e escrita com pessoas de diferentes contextos culturais e com organizações diversas, compreendendo e explicitando ideias, projetos, produtos, serviços e experiências.
 
Habilidades
- Percepção da leitura e da escrita como processo de construção e de produção de sentidos na interação autor-texto-leitor;
- Emprego de diferentes estratégias de leitura adequadas ao contexto textual, aos objetivos de leitura e às intenções comunicativas;
- Compreensão e uso dos mecanismos de coesão e de recursos de coerência na construção do texto e na produção de sentidos;
- Uso da variedade linguística adequada ao gênero e à situação comunicativa, tanto na linguagem oral quanto na escrita, com foco na linguagem formal;
- Leitura e interpretação conceitual de questões fundamentais nas diversas ciências;
- Interpretação e sintetização de textos acadêmicos;
- Compreensão dos processos comunicacionais internos e externos à organização;
- Interpretação dos diversos ambientes organizacionais e das respectivas possibilidades comunicacionais;
- Valorização dos instrumentos e das ferramentas de comunicação organizacional;
- Familiarização com as diferentes estratégias e perfis profissionais que atuam na comunicação organizacional;
- Integração das práticas comunicacionais com as estratégias e metas organizacionais.
 
Competência: Tomada de decisão
Capacidade de reconhecer problemas e oportunidades e buscar informações em diferentes fontes analisando-as de forma lógica, crítica e analítica de modo a identificar a melhor solução.
 
Habilidades
- Desenvolvimento do raciocínio lógico, crítico e analítico;
- Análise crítica de informações de diferentes fontes;
- Identificação de problemas, formulação e implantação de soluções;
- Identificação das características ambientais regionais e globais.
 
Competência: Flexibilidade e adaptabilidade
Capacidade de compreensão e adaptação a mudanças econômicas, sociais, culturais, tecnológicas e ambientais, provendo alternativas às diferentes situações.
 
Habilidades
- Compreensão da importância das teorias clássicas e contemporâneas para pensar a sociedade atual;
- Questionamento dos conceitos preestabelecidos;
- Tratamento e tematização de problemas morais e éticos;
- Reflexão acerca dos pressupostos teóricos da ação científica e social;
- Construção de posicionamento crítico sobre os valores ambientais no desenvolvimento do quê?;
- Avaliação crítica da relação homem-ambiente;
- Reflexão sobre a interdisciplinaridade nos processos socioambientais;
- Responsabilidade socioambiental.
 
Competência: Empreender e desenvolver projetos??? Empreendedorismo e desenvolvimento de projetos?
Capacidade de identificar problemas e oportunidades, propondo o desenvolvimento de soluções que possam ser exploradas como novos produtos, serviços, processos e empreendimentos.
 
Habilidades
- Identificação de oportunidades;
- Iniciativa e atitude empreendedora;
- Modelagem e arquitetura de negócios;
- Identificação e aplicação das exigências e responsabilidades legais para as organizações.
 
Competência: Negociação
Capacidade de dialogar, argumentar e apresentar alternativas, interagindo com pessoas e organizações, de forma a viabilizar um acordo entre as partes envolvidas.
 
Habilidades
- Pesquisa e interpretação de legislação e normas, bem como de sua aplicação;
- Compreensão da estrutura e do funcionamento do sistema jurídico trabalhista e tributário a partir do interesse das empresas;
- Gestão de conflitos e interesses;
- Compreensão das relações de poder entre as partes envolvidas;
- Análise da realidade a partir do diálogo argumentativo coerente.
 
Competência: Liderança
Capacidade de desenvolvimento e direção de equipes e organizações, orientando e motivando o esforço coletivo na busca de um objetivo comum.
 
Habilidades
- Autoconhecimento e autocontrole;
- Geração de processos eficazes e de aprendizagem organizacional;
- Formação de equipe;
- Empatia e relacionamento interpessoal;
- Gerenciamento do conhecimento e da aprendizagem organizacional;
- Compreensão da cultura organizacional;
- Compreensão da importância da inteligência emocional.
 
Competência: Orientação para resultados
Capacidade de focar nos?? os? objetivos organizacionais buscando a geração de valor, utilizando como subsídio as diferentes técnicas de gestão.
 
Habilidades
- Planejamento, organização, direção e controle do quê?;
- Otimização da utilização de recursos;
- Gerenciamento de processos;
- Elaboração e compreensão dos indicadores gerenciais;
- Visão sistêmica;
- Visão estratégica;
- Investigação de alternativas para resolução de problemas.
 
Competência: Atuação em rotinas de pessoal, saúde e segurança do trabalho
Capacidade de garantir o bom funcionamento da organização atendendo às exigências trabalhistas e às questões tributárias e legais que constam na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
 
Habilidades
- Conhecimento da prática das rotinas trabalhistas;
- Execução dos cálculos e apurações da folha de pagamento e obrigações acessórias;
- Análise e interpretação de relatórios;
- Aplicação das normas e da legislação vigente;
- Atitude e responsabilidade no cumprimento da legislação;
- Aplicação de normas técnicas e padrões de operação;
- Identificação de falhas e proposição de ações corretivas;
- Gestão de recursos, riscos e qualidade;
- Conhecimento e interpretação de normas técnicas.

Matriz Curricular

O aluno pode verificar a matriz curricular do curso para conhecer as disciplinas, ter acesso ao código, às horas-aula e aos créditos de cada uma.

Proficiências

Não se aplica ao curso.

Estágio Curricular Supervisionado

A matriz curricular do curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos não contempla estágio curricular obrigatório.

Estágio Não Obrigatório

Das disposições gerais
O estágio não obrigatório, assim como o estágio obrigatório, fundamenta-se na Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre o estágio dos estudantes; na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei Federal nº 9.394/96; e nas Diretrizes Curriculares dos cursos de Ensino Superior.
 
Da caracterização do estágio
O estágio, segundo o art. 1º da Lei nº 11.788/2008, caracteriza-se como "um ato educativo escolar supervisionado" que tem como finalidade a preparação para o trabalho e para a vida cidadã dos estudantes que estão regularmente matriculados e frequentando curso em instituição superior. O estágio não obrigatório integra o Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, constituindo-se numa atividade opcional para o estudante.

Dos objetivos
Geral
Oportunizar ao estudante estagiário ampliar conhecimentos, aperfeiçoar e/ou desenvolver habilidades e atitudes necessárias para o bom desempenho profissional, vivências que contribuam para o adequado relacionamento interpessoal e a participação ativa na sociedade.

Específicos
Possibilitar ao estudante matriculado e que frequenta o curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade do Vale do Taquari - Univates:
- vivenciar situações que ampliem seu conhecimento da realidade em sua área de formação;
- ampliar o conhecimento sobre a organização profissional e o desempenho profissional;
- interagir com profissionais da área em que irá atuar, com pessoas que direta ou indiretamente se relacionam com as atividades profissionais, com vistas a desenvolver e/ou aperfeiçoar habilidades e atitudes básicas e específicas necessárias para a atuação profissional;
- vivenciar experiências profissionais de forma integrada com o aprendizado obtido no decorrer do curso.
 
Das exigências e critérios de execução
Das determinações gerais
A realização do estágio não obrigatório deve obedecer às seguintes determinações:
I - o estudante deve estar matriculado e frequentando regularmente curso de educação superior da Univates;
II - obrigatoriedade de concretizar a celebração de termo de compromisso entre o estagiário, a parte concedente do estágio e a Univates antes do início das atividades;
III - as atividades realizadas pelo estudante em estágio devem compatibilizar-se com o horário de aulas e aquelas previstas no termo de compromisso;
IV - a carga horária máxima da jornada de atividades do estudante estagiário será de seis horas diárias e de 30 horas semanais;
V - o período de duração do estágio não obrigatório não pode exceder dois anos, exceto quando se tratar de estudante portador de deficiência;
VI - o estágio não obrigatório não cria vínculo empregatício de qualquer natureza, devendo o estudante receber bolsa ou outra forma de contraprestação das atividades que irá desenvolver. A eventual concessão de benefícios relacionados a transporte, alimentação e saúde, entre outros, também não caracteriza vínculo empregatício;
VII - se houver alguma forma de contraprestação ou bolsa de estágio não obrigatório, o pagamento do período de recesso será equivalente a 30 dias, sempre que o estágio tiver duração igual ou superior a um ano, a ser gozado preferencialmente durante as férias escolares. No caso de o estágio ter duração inferior a um ano, os dias de recesso serão concedidos de maneira proporcional;
VIII - a unidade concedente deve contratar em favor do estagiário seguro contra acidentes pessoais, cuja apólice seja compatível com valores de mercado, conforme consta no Termo de Compromisso firmado com a IES;
IX - as atividades de estágio não obrigatório devem ser desenvolvidas em ambiente com condições adequadas e que possam contribuir para aprendizagens do estudante estagiário nas áreas social, profissional e cultural;
X - cabe à Univates comunicar, quando solicitada, à unidade concedente ou ao agente de integração (se houver) as datas de realização de avaliações escolares acadêmicas;
XI - segundo o art. 14 da Lei nº 11.788/2008, "aplica-se ao estagiário a legislação relacionada à saúde e segurança no trabalho, sendo sua implementação de responsabilidade da parte concedente do estágio".

Das exigências e critérios específicos
O estágio não obrigatório do curso de Gestão de Recursos Humanos envolve atividades relacionadas à área de recursos humanos a serem desenvolvidas em empresas e organizações diversas.
O estágio não obrigatório deve constituir-se em oportunidade para os acadêmicos iniciarem a atuação profissional como colaboradores no desenvolvimento de atividades coordenadas pelo profissional designado pela unidade contratante e no desenvolvimento de conhecimentos, competências e habilidades profissionais, sociais e culturais.
O estagiário deve ser supervisionado na empresa por profissional habilitado ou com experiência profissional na área de Recursos Humanos.

Das áreas/atividades de atuação
As atividades que o estagiário poderá desempenhar em empresas e organizações são atividades de apoio e auxiliares na empresa ou entidade em que estiver estagiando.
As atividades a serem desenvolvidas estão sujeitas à supervisão de profissional designado pela unidade contratante. O estudante que estiver cursando ou tiver concluído 160 horas no curso de Gestão de Recursos Humanos poderá desenvolver as atividades listadas abaixo.

Áreas/atividades de atuação do curso
Pré-requisito: estar cursando, ou ter cursado com aprovação, 160 horas em componentes curriculares do curso de Gestão de Recursos Humanos.
Atividades: 
- auxiliar nas atividades que compreendem a elaboração de planilhas, pesquisas e estatísticas para realizar estudos, organizar dados, medir desempenho e fazer demonstrações de resultados dos processos organizacionais de forma geral;
- auxiliar na organização de procedimentos da área, criar planilhas de controle, ou sistemas de apoio à decisão, e acompanhar e realizar os processos ligados à área;
- auxiliar nas atividades de relacionamento da área de recursos humanos com os demais setores da organização e com o mercado, de forma a contribuir para a execução das atividades da organização;
- auxiliar nas atividades específicas da área, como recrutamento e seleção, avaliação de desempenho, treinamentos, pesquisa de clima, qualidade de vida no trabalho, entre outras;
- auxiliar em atividades de rotinas  de pessoas, como as relacionadas à folha de pagamento e encargos sociais.

Das atribuições
Do supervisor de estágio
Cabe ao coordenador do curso, ou a um professor por ele indicado, acompanhar e avaliar as atividades realizadas pelo estagiário tendo como base o plano e o(s) relatório(s) do estagiário, bem como as informações do profissional responsável na unidade concedente.

Do supervisor da empresa concedente
O supervisor da empresa concedente é um profissional indicado pela unidade concedente, sendo responsável pelo acompanhamento do estudante estagiário durante o desenvolvimento das atividades, devendo possuir formação superior na área de Recursos Humanos/Gestão de Pessoas. Caso a empresa concedente não  conte com profissional com formação na área solicitada, o professor avaliará a possibilidade de aceitar o tempo de experiência profissional na área acima descrita, desde que ela fique comprovada no Termo de Compromisso de Estágio e na Declaração de Supervisão de Estágio.
Cabe também ao supervisor indicado pela unidade concedente comunicar à Central de Carreiras da Univates qualquer irregularidade ou, se for o caso, a desistência do estudante estagiário, assim como efetuar os registros relacionados ao desempenho do estudante.

Do estagiário
Cabe ao estudante estagiário contratado para desenvolver estágio não obrigatório:
- indicar a organização em que realizará o estágio não obrigatório à Central de Carreiras da Univates ou ao responsável administrativo do agente de integração;
- elaborar o plano de atividades e desenvolver as atividades definidas;
- responsabilizar-se pelo trâmite do Termo de Compromisso, devolvendo-o à Central de Carreiras da Univates ou ao responsável administrativo do agente de integração, se houver, convenientemente assinado e dentro do prazo previsto;
- ser assíduo e pontual tanto no desenvolvimento das atividades quanto na entrega dos documentos exigidos;
- portar-se de forma ética e responsável.

Das disposições finais
A Central de Carreiras, o Núcleo de Apoio Pedagógico e os coordenadores de curso devem trabalhar de forma integrada no que se refere ao estágio não obrigatório dos estudantes matriculados nos cursos de Ensino Superior da Universidade do Vale do Taquari - Univates, seguindo as disposições contidas na legislação em vigor e nas normas internas da Instituição.
As unidades concedentes e os agentes de integração devem seguir o estabelecido na legislação em vigor, as disposições do regulamento do estágio não obrigatório e as normas e orientações da Universidade do Vale do Taquari - Univates que tratam do assunto.

Atividades Complementares

Trabalho de Conclusão de Curso

Introdução
Não se aplica ao curso.

Mais informações
Não se aplica ao curso.

Serviço de Apoio à Aprendizagem

O atendimento psicopedagógico é um serviço de apoio aos estudantes com necessidades especiais e/ou dificuldades de aprendizagem, realizado por um profissional vinculado ao Universo Univates. O atendimento pode ser solicitado pelo professor, pelo coordenador de curso ou pelo próprio estudante, tendo como objetivo auxiliar o aluno no seu processo de aprendizagem.

Coordenação do curso

Contato

Samuel Martim De Conto
recursos-humanos@univates.br
(51) 3714-7000 - Ramal 5071

Localização

Sala 223 - Prédio 2

Atendimento

Para atendimento, agende seu horário previamente.

Agende seu horário previamente. Caso você não consiga contato com a coordenação de curso, contate a Secretaria de Apoio Acadêmico, pelo e-mail: sec.academico@univates.br ou telefone: (51) 3714-7000 ramal: 5608