Herbário do Vale do Taquari possui mais de quatro mil exemplares de plantas

Postado em 26/10/2015 14h05min e atualizado em 02/01/2018 16h08min

Por Tuane Eggers

Um herbário é uma importante fonte de consulta e referência para estudantes e pesquisadores da área ambiental, pois possibilita a perfeita identificação dos materiais botânicos com que trabalham, além de fornecer diversos dados sobre a flora de uma região. Pertencente ao Museu de Ciências Naturais (MCN) da Univates, o trabalho realizado pelo Herbário do Vale do Taquari (HVAT) vem sendo reconhecido por todo o Brasil.

O HVAT integra a Rede Brasileira de Herbários e, por isso, a equipe envolvida foi convidada, recentemente, a elaborar um artigo de divulgação em uma edição especial da revista Unisanta Bioscience. O volume será lançado oficialmente no 66º Congresso Nacional de Botânica, que está ocorrendo nesta semana, de 25 a 30 de outubro, mas já está disponível no site http://periodicos.unisanta.br.

Atualmente, o HVAT conta com, aproximadamente, cinco mil exsicatas pertencentes a cerca de 170 famílias de plantas traqueófitas, 780 gêneros e 1.750 espécies organizadas de acordo com o sistema AGP III – um sistema de taxonomia vegetal moderno, utilizado na classificação de plantas com flor. Predominam as coletas de espécies pertencentes à formação florestal em que o Herbário está inserido. No entanto, também é significativo o número de registros de espécies dos campos do Rio Grande do Sul, especialmente do bioma pampa.

As famílias com maior número de registros são Orchidaceae, Asteraceae e Poaceae. Todo o acervo está informatizado e disponibilizado no sistema speciesLink e no Global Biodiversity Information Facility (GBIF). Atualmente, estão sendo dispensados esforços para a ampliação do acervo, a conservação adequada da coleção e a identificação de espécies ainda sem identificação. A equipe do Herbário tem como metas atingir cinco mil registros para passar a integrar o Index herbariorum e digitalizar as espécies botânicas regionais e ameaçadas de extinção.

Texto: Tuane Eggers

Mais de quatro mil exemplares de plantas integram a coleção do Herbário do Vale do Taquari

Tuane Eggers