Voluntários da Univates realizam oficinas em Pernambuco

Postado em 28/07/2014 09h32min

Por Marcos Ruschel

Voluntários da Univates e da Univille, de Santa Catarina, participam do Projeto Rondon na cidade de Agrestina, Pernambuco. Eles foram recepcionados na última segunda-feira, dia 21, no Mercado Público da cidade, que foi palco de danças típicas pernambucanas e do Rio Grande do Sul.

Os acadêmicos da Univates preparam quatro danças típicas da cultura gaúcha. Ao final do evento, que reuniu cerca de trezentas pessoas, gaúchos e pernambucanos dançaram juntos. “Foi um momento lindo, nos sentimos muito bem acolhidos”, destacou a professora Dorli Schneider, integrante do Projeto Rondon.

Durante sua estada em Agrestina, os rondonistas realizam diversas oficinas por dia. Entre elas, atividades teóricas e práticas em escolas do interior do município. Na  terça-feira, dia 22, acadêmicos da Univates e da Univille trabalharam em conjunto com os alunos da Escola Municipal Leonila de Souza Ribeiro, situada na localidade de Barra do Chata. Em um primeiro momento, o estudante de Engenharia Ambiental da Univates, Cleberton Bianchini, palestrou sobre compostagem e horta escolar. José Lucas da Silva, de 13 anos, assistiu as explicações e pretende fazer uma horta na sua casa: “Achei muito interessante a horta vertical com garrafas pet, vou ver se consigo fazer em casa”, explica.

Após a palestra, os estudantes tiveram a oportunidade, com auxílio das rondonistas Daniela Schlickmann e Emanoele Cristine Denke Todorovski, da Univille, de criar uma horta na escola. As verduras e legumes plantados serão utilizados na merenda escolar. “Gostei de plantar as verduras e pode ter certeza que vou cuidar delas”, complementa o aluno José Lucas. Questionada sobre a proposta dos rondonistas, a professora Fabia Quixabeira disse que a união entre as atividades teóricas e práticas facilita o aprendizado. “Nós já tentamos algo semelhante, mas é como dizem: santo de casa não faz milagre. Os voluntários fizeram com que os alunos ajudassem na criação da horta, com isso, vão cuidar dela”, finaliza. Cerca de duzentos estudantes da escola participaram da atividade.

O meio ambiente também foi tema de gincanas organizadas pelos acadêmicos da Univates na cidade de Agrestina na última semana. As atividades foram realizadas em seis escolas, da área central do município e da zona rural. No total 1450 alunos participaram das disputas. Entre os desafios, foram realizados testes de conhecimento sobre meio ambiente e atividades recreativas. As gincanas foram coordenadas pelas acadêmicas: Bianca Caye, do curso de Educação Física; Laércia Schönhals, do curso de Arquitetura e Urbanismo; Rosane Pereira da Silva, do curso de Ciências Biológicas e Sofia Royer Moraes, do curso de Engenharia Ambiental.

Costureiras recebem capacitação sobre empreendedorismo
O estudante de administração da Univates, Alexandre Frühauf, coordenou uma oficina sobre empreendedorismo na tarde da última quinta-feira, dia 24. Participaram da atividade cerca de 50 mulheres. Entre os assuntos foram abordados o perfil do empreendedor, vantagens de empreender e plano de negócios. Ao final da atividade, as participantes foram divididas em grupos e tiveram o desafio de criar um negócio inovador, com base nas instruções transmitidas pelo acadêmico de administração. “A oficina atingiu o objetivo de passar as informações para um grande número de pessoas. Os integrantes se mostraram bastante participativos”, complementa Frühauf.

Os voluntários da Projeto Rondon realizam oficinas em Agrestina até o dia 2 de agosto. Serão desenvolvidas ações em quatro áreas principais: tecnologia e produção, trabalho, meio ambiente e comunicação. Esta é a oitava operação integrada pela Univates, que participa do Projeto Rondon desde o ano de 2007.

Texto: Marcos Ruschel

Gaúchos e pernambucanos dançam juntos

Cerca de 50 costureiras participam da oficina de empreendedorismo

Acadêmica de educação física, Bianca Caye, coordena tarefas da gincana