Engenharia Química tem ensino de qualidade com diferencial atestado pelo MEC

Postado em 29/08/2014 16h48min

Por Tuane Eggers

O curso de Engenharia Química da Univates obteve nota 4 – em uma escala que vai de 1 a 5 – no processo de avaliação de reconhecimento, realizado recentemente pela comissão do Ministério da Educação (MEC). Além de atestar o reconhecimento do curso, a nota atesta ensino de qualidade com diferencial.

Entre os aspectos destacados pelos avaliadores, está a infraestrutura e a organização da Univates como um todo. Além disso, a estrutura curricular, os laboratórios de ensino e o grupo de professores também foram ressaltados pelos avaliadores. Outro ponto relevante foi a participação dos docentes e estudantes do curso em projetos de pesquisa, ensino e extensão, promovendo o desenvolvimento de habilidades específicas, com o envolvimento direto com a prática, e estimulando uma aprendizagem constante.

O coordenador do curso, professor Gustavo Reisdörfer, dedica o conceito obtido ao trabalho desenvolvido pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) e colegiado do curso, juntamente com o Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) e o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), visando à organização pedagógica das disciplinas e da estrutura curricular, bem como a estrutura proporcionada pela Univates.

De acordo com Reisdörfer, o próximo objetivo do curso é a instalação de um Laboratório de Operações Unitárias e Fenômenos de Transporte, específico para o curso de Engenharia Química. “O conceito 4 veio para coroar um longo trabalho de reformulação do PPC e de organização do curso como um todo. Vamos continuar qualificando o corpo docente para que na próxima avaliação possamos, quem sabe, aumentar esta nota”, ressalta o coordenador.

Taciélen Altmayer, estudante do 4º semestre de Engenharia Química e bolsista de um projeto de pesquisa da Univates, conta que ficou muito feliz ao saber da nota recebida pelo curso. “Isso mostra que realmente tenho a estrutura necessária para poder me formar e me tornar uma engenheira química de qualidade. Além disso, somente com esse reconhecimento do MEC receberei o diploma, podendo então exercer minha futura profissão”, destaca.

Texto: Tuane Eggers

Estrutura dos laboratórios de ensino esteve entre os aspectos destacados na avaliação

Nicole