Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

InovAtiva 2015 proporciona acesso diferenciado a editais de fomento

Postado em 29/05/2015 15h50min

Por -

Na terceira edição do InovAtiva Brasil, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) apresenta diferenciais em seu ciclo de aceleração para startups. Além da plataforma de capacitação – que já reúne 7 mil empreendedores –, e das etapas de mentoria e conexão com investidores e grandes empresas, o InovAtiva 2015 aprofunda a relação das empresas participantes com projetos de fomento.

  • Prosperity Fund: o MDIC aprovou um projeto no programa de cooperação do Reino Unido que prevê a participação de 15 finalistas do InovAtiva 2015 com perspectiva de internacionalização para conectar os seus negócios com investidores, aceleradoras, empresas e outros atores britânicos;
  • Senai: no Edital de Inovação da Indústria, que financia projetos de Pesquisa e Desenvolvimento de empresas em parceria com unidades do SENAI, os finalistas das edições de 2013, 2014 e 2015 do InovAtiva terão uma pontuação extra na avaliação dos projetos pelo SENAI;
  • MEC: parceria nas Chamadas de apoio financeiro a projetos de empresas com Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CNPq-SETEC/MEC). O MEC vai criar uma Linha de Apoio exclusiva para startups finalistas do InovAtiva Brasil. Isso inclui os finalistas das edições passadas.

O programa, executado pela Fundação Certi e com apoio de instituições como Endeavor Brasil e Senai está com inscrições abertas até 19 de junho. Após as inscrições, o InovAtiva prevê a seleção de 300 projetos para a segunda fase do ciclo de aceleração, na qual os participantes ficam em contato direto com mentores – empreendedores de sucesso, executivos de médias e grandes empresas, investidores e consultores – que ajudam asstartups a compreender o mercado e a desenvolver seus produtos.

Saiba quais são as fases do Ciclo de Aceleração para empreendedores
Ir além da ideia diferenciada e garantir todo o aporte necessário para desenvolver um projeto, abordar diferentes expectativas e se tornar uma solução, efetivamente, inovadora. Para construir esse cenário, o programa InovAtiva Brasil elaborou uma série de etapas que, num processo contínuo, irão compor o Ciclo de Aceleração. Começando com a fase de inscrição até a apresentação final, os empreendedores irão participar de uma verdadeira imersão para estruturar o novo negócio.

Fase 1: inscrição e capacitação
O InovAtiva é aberto a negócios inovadores para qualquer setor produtivo, como indústria, serviços e agronegócio. Os empreendedores poderão realizar a sua inscrição de forma inteiramente gratuita até o dia 19 de junho. Para participar é necessário que as empresas tenham no máximo 5 anos de operação, faturamento inferior a R$3,6 milhões anuais e investimentos recebidos inferiores a R$500 mil. No caso de mais de 5 anos, é preciso que o projeto inscrito tenha como fim um novo serviço ou produto que gere uma spin-off dentro da empresa.

Após as inscrições, os selecionados irão participar da primeira parte do processo de capacitação. Por meio da plataforma do InovAtiva Brasil, os empreendedores receberão todos os conteúdos e aulas online essenciais para iniciar a estruturação do negócio.

Fase 2: mentores e especialistas
Na segunda fase, os 300 negócios inovadores de destaque participarão de um programa intensivo de mentoria. Aqui, será realizado o contato direto com especialistas do mercado. Tanto no formato à distancia quanto presencialmente, os selecionados terão um atendimento individualizado de empreendedores e executivos que são referência no mercado.

Fase 3: investidores
Os 100 finalistas que se destacarem com o projeto mais estruturado irão começar a estabelecer as conexões para a implementação do negócio. Em contato com investidores e grandes empresas, irão participar de uma banca de apresentação com o objetivo de captação de recursos e aprofundamento das relações com o mercado. É uma oportunidade de apresentar soluções para potenciais parceiros/clientes.

Cronograma

·   Inscrição de projetos: 27/04 a 19/06

·   Divulgação dos 300 selecionados: 13/07

·   Fase 2: 13/07 a 09/10

·   Fase 3: 13/10 a 30/11

Inscrições podem ser feitas pelo site www.inovativabrasil.com.br

Interessados podem inscrever projetos até o dia 19 de junho

Tuane Eggers

Notícias Relacionadas