“Vivências Olímpicas” fomenta diversão e aprendizado entre estudantes

Postado em 13/09/2016 14h59min

Por Artur Dullius

O Complexo Esportivo da Univates recebe nesta terça-feira, dia 13, o primeiro dia de atividades do projeto “Vivências Olímpicas”. Promovido pela Univates, em parceria com a prefeitura de Lajeado, o projeto é inspirado na Olimpíada do Rio de Janeiro e busca, por meio da prática esportiva, estimular o espírito de diversão e aprendizado entre estudantes do quarto ano do Ensino Fundamental de Lajeado.

Aos 11 anos, Jony Nascimento é um dos 480 estudantes presentes nas atividades. Aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Campestre, o jovem tem entre seus hobbies o gosto pelo handebol. “Eu sempre jogo e acompanho pela Tv também. Na Olimpíada minha torcida ficou para o Brasil, mas infelizmente não deu certo”, lembra.

“A criança deve ser estimulada a praticar da forma mais diversificada possível os esportes e demais atividades corporais”, explica Rodrigo Rother, coordenador de escolas esportivas. Antes da competição, o esporte deve ser um divertimento. “Nessa idade, o mais importante é se divertir, criar o gosto pela atividade física”, complementa Rother.

Além de um divertimento para os jovens estudantes, a atividade também é sinônimo de aprendizado para os acadêmicos da Univates. Leonardo Fin, estudante de Educação Física – bacharelado, inverteu os papéis. Agora, além de estudante, ele é também o “profe” da criançada. “Atividades como essas são muito bacanas. Tu ver a felicidade deles em estar aqui é algo muito gratificante. Um sentimento espontâneo e recíproco”, define.

As atividades seguem nestas quarta e quinta-feira. Durante os três dias de jogos, os alunos terão contato com esportes como atletismo, rugby, vôlei, basquete, handebol, ginástica artística, modalidades aquáticas e vôlei sentado — atividade que integra os Jogos Paralímpicos.

Texto: Artur Dullius