Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Segurança do trabalho começa com a conscientização na escola

Postado em 21/10/2016 10h46min

Por Tiago Silva

A segurança e a saúde do trabalhador, em muitas situações, ficam restritas ao ambiente de trabalho. Porém, há um consenso entre educadores e especialistas de que o tema deve ser ampliado e levado ao debate público. Para contemplar esse entendimento, a Lei Federal nº 12.645, de 2012, instituiu uma série de ações de conscientização e criou o Dia Nacional de Segurança e de Saúde nas Escolas, em 10 de outubro.

Desde então, na disciplina “Legislação e Normas” do Técnico em Segurança do Trabalho da Univates, o professor Cesar Locatelli convida anualmente seus alunos para compartilharem suas experiências e noções sobre segurança, acidentes, prevenção e saúde ocupacional em escolas do Vale do Taquari. Em cinco anos, 13 instituições de Ensino Fundamental e Médio já receberam as palestras. “É uma forma de trabalho em que os alunos do Técnico podem praticar o que aprendem em aula”, entende o professor.

Em 2014, conforme dados mais recentes do Tribunal Superior do Trabalho (TST), houve 704.136 acidentes de trabalho em todo o Brasil — o país é o quarto com mais acidentes no mundo, atrás apenas de China, Estados Unidos e Rússia. Na percepção de Locatelli, esses números podem ser reduzidos com ações de conscientização. “Se nas escolas já fossem oferecidas atividades de prevenção em relação ao uso adequado de equipamentos de proteção e todos os mecanismos que a segurança proporciona, os acidentes poderiam ser evitados. Digo isso principalmente na parte comportamental, porque muitas vezes as pessoas não se previnem”, analisa o professor.

Bacharel em Direito, Locatelli elenca os reflexos que os acidentes de trabalho causam. “Quando acontece um acidente, quem sai perdendo? Todos. Governo, empregador, trabalhador — principalmente — e também o cidadão, que não tem relação direta, mas que paga imposto e contribui para a Previdência Social.”

Nas atividades nas escolas, os alunos de Locatelli reúnem dados da cidade da escola que recebe a palestra — nos cinco anos do projeto, nove municípios do Vale do Taquari já foram contemplados. Neste ano, o Instituto Estadual de Educação Pereira Coruja, de Taquari, recebeu uma atividade do projeto no último dia 10 de outubro.

A palestrante foi a aluna Vanessa Gomes. “Essa foi minha primeira experiência em repassar noções de segurança já aprendidas no curso técnico. Foi muito bom ministrar a palestra pelo simples fato de ser na escola com a qual tenho convívio diário e por poder compartilhar os conhecimentos adquiridos no curso”, conta a jovem. Ao final da atividade, foi entregue uma muda de árvore para o plantio na escola, simbolizando a ação humana por um meio ambiente seguro.

Saiba mais
– Juntos, São Paulo (1º), Minas Gerais (2º) e Rio Grande do Sul (3º) totalizam 50% dos acidentes de trabalho que ocorrem no Brasil anualmente.
– A média nacional é de sete mortes por dia relacionadas com acidentes de trabalho.
– O setor da construção civil é o que possui maior registro de acidentes com mortes.
– Entre 2011 e 2013, dos acidentes registrados, 17% foram com máquinas.

Inscrições para cursos técnicos
O curso Técnico em Segurança do Trabalho é uma das 17 opções de cursos técnicos que a Instituição oferece. No dia 3 de novembro, abrem as inscrições para o ingresso nos cursos. O procedimento deve ser feito pela internet, por meio do site www.univates.br/tecnicos. Estudantes que estejam cursando o Ensino Médio também podem se matricular. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5294, ou pelo e-mail cep@univates.br.

Texto: Tiago Silva

Vanessa ministrou palestra em instituto de educação em Taquari

Divulgação

Professor Cesar Locatelli coordena ações de conscientização com alunos do Técnico de Segurança

Tiago Silva

Depois de atividade, alunos fizeram o plantio de uma árvore na instituição de ensino

Divulgação

Tuane Eggers

Notícias Relacionadas