Especializações na área de Economia Criativa recebem inscrições

Postado em 24/02/2017 17h37min

Por Nicole Morás

Diferente da economia tradicional, de manufatura, agricultura e comércio, a economia criativa é caracterizada por ser um modelo de negócio ou gestão que se origina de atividades, produtos ou serviços desenvolvidos a partir do conhecimento, criatividade ou capital intelectual de indivíduos com vistas à geração de trabalho e renda. Nesta área, a Univates oferece cinco cursos de especialização.

Uma das opções é o curso de Processos de Produção Televisiva, Audiovisual e de Novas Tecnologias, que está embasado na experiência vivenciada por meio da Rede Prosa, alicerçada na cooperação e na colaboração, chancelada pelas 15 instituições ligadas ao Comung. O curso busca formar estudantes capazes de compreender teoricamente os conteúdos e também habilitá-los para a prática nas três grandes áreas propostas: televisão, audiovisual e novas tecnologias.

Já o curso de Produção de Moda e Styling é estruturado de forma a atender as novas demandas do mercado brasileiro de moda, em especial do Rio Grande do Sul, e a criar uma referência regional de moda no estado, ainda não estabelecida, como acontece com os setores calçadistas e de malharia retilínea em Novo Hamburgo e serra gaúcha, respectivamente.

O MBA Internacional em Branding & Business é um curso do Observatório de Marcas em parceria com a Univates, que articula um coletivo transdisciplinar de intelectuais críticos, docentes-profissionais-pesquisadores de diferentes países e de notório conhecimento em suas áreas de atuação, e oferece a seus participantes conteúdos e práticas que lhes permitam compreender a marca e seus processos de construção, consolidação, proteção e avaliação, capacitando-os a uma prática profissional crítica e transformadora, com informação e visão ampla do mundo, contribuindo para o desenvolvimento da produção científica aplicada ao mercado e vice-versa.

Já o curso de Design de Interiores - 2ª edição está estruturado de forma a oferecer os mais diversos conhecimentos na área de Interiores, ancorados em três disciplinas que reúnem a aplicação prática permeada pela crítica projetual. Os professores participantes são reconhecidos pela sua expertise na área, abordando tendências do mercado e experiências da prática profissional.

Por fim, o curso de Tecnologia Assistiva - Ênfase em Design busca oportunizar ao aluno a criação de soluções de problemas, com o intuito de  elaborar medidas que promovam a igualdade de oportunidades às pessoas com deficiência, favoreçam a inclusão e a participação, a melhora da acessibilidade, a facilitação da autonomia e a dignidade das pessoas com deficiência.

Além da área de Economia Criativa, a Univates oferece cursos de especialização em Gestão e Negócios, Saúde, Direito, Educação e Humanidades, Engenharia e Arquitetura. Mais informações podem ser obtidas em www.univates.br/pos, pelo telefone (51) 3714-7037 ou pelo e-mail posgraduacao@univates.br.

Texto: Nicole Morás
Curso de Moda e Styling está entre as opções de especializações

Ana Amélia Ritt