Já recadastrou sua senha da Univates?

Postado em 30/03/2017 09h02min

Por Ana Amélia Ritt

É importante que a sua senha seja alterada regularmente como forma de assegurar a confidencialidade.  Por esse motivo, professores, alunos e funcionários que não trocaram a senha de seu login Institucional no período de 12 meses receberão um aviso nas páginas internas às quais solicitarem acesso.

O aviso aparecerá na tela a partir do dia 3 de abril, segunda-feira, e tem como objetivo incentivar a troca de senha para que dados pessoais - como matrícula, questão financeira, retiradas de livros - não fiquem vulneráveis. “Não convém que você troque a senha em períodos muito curtos (menos de um mês, por exemplo) se, para conseguir se lembrar, precisará elaborar uma senha fraca ou anotá-la em um papel e colá-lo no monitor do seu computador. Períodos muito longos (mais de um ano, por exemplo) também não são desejáveis, pois, caso ela tenha sido descoberta, os danos causados podem ser muito grandes”, explica o gerente de Tecnologia da Informação da Univates, Paulo Roberto Mallmann.

Para recadastrar sua senha, você pode acessar o site www.univates.br/recadastro ou clicar no aviso que estará na sua tela na hora do acesso ao Universo Univates, por exemplo.

Confira dicas para ter uma senha segura:
não utilizar a mesma senha em vários locais;
uma senha boa, bem elaborada, é aquela que é difícil de ser descoberta (forte) e fácil de ser lembrada;
não escrever a senha em um papel;
evitar qualquer tipo de dado pessoal, sequências de teclado, palavras que façam parte de listas ou somente números aleatórios;
a senha deve ter no mínimo oito caracteres;
a senha deverá atender pelo menos três dos requisitos abaixo:
- senha com mais de 10 caracteres,
- letra maiúscula,
- letra minúscula,
- conter número(s),
- conter símbolos: ! $ % * + - . / = @ ^ ~.

Texto: Ana Amélia Ritt
Caso já queira recadastrar sua senha e não receber o aviso, acesse www.univates.br/recadastro.

Ana Amélia Ritt