Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

1º Festival de Cinema de Lajeado encerra com noite de premiações

Postado em 01/04/2017 23h49min

Por Nicole Morás

A sétima arte ganhou expressão máxima na noite deste sábado, 1º de abril, quando o Teatro Univates sediou a cerimônia de premiação do 1º Festival de Cinema de Lajeado, realizado desde a última quinta-feira, 31, com a exibição de 55 produções audiovisuais de diversos estados do Brasil. Conduzida pelo jornalista Roger Lerina, a cerimônia marcou a premiação de 13 filmes em 21 categorias.

O grande vencedor da noite foi o curta “Boa noite, Charles”, dos irmãos Eduardo Carvalho e Marcos Carvalho, com o troféu de melhor filme desta edição. “Fazer filme no Brasil é difícil e na favela é mais ainda, por isso precisamos buscar abordagens diferentes e saídas criativas” afirmaram os irmãos. Sobre a premiação, eles disseram que vão levá-la para a vida como uma grande homenagem, um grande momento de se ver novas formas de olhar o cinema e o mundo. “Também parabeniza o festival ´pela iniciativa, desejando vida longa ao evento para difundir formas diversas de apreciar a arte”, afirmaram eles.

A cerimônia também contou com uma homenagem à atriz gaúcha Júlia Lemmertz, que recebeu o troféu Exportando Belezas. A atriz porto-alegrense participou do longa “Música para quando as luzes se apagam”, um filme de Ismael Caneppele gravados na região e que deve estrear no segundo semestre. Simpática e carinhosa, a atriz agradeceu à homenagem e presenteou o público com a declamação do poema “Possibilidades” da polonesa Wisława Szymborska em que ela começa dizendo “Prefiro o cinema”.

Para a homenagem, houve apresentação da cantora lajeadense Cristiana Pretto. Já o documentário “Djorge - da bonja por mundo” recebeu menção honrosa em troféu entregue pelo reitor da Univates, professor Ney José Lazzari. Durante o evento também houve o show da banda Bico Fino Brother’s Band e uma apresentação de dança, além de homenagem a três festivais de cinema realizados no Rio Grande do Sul.

Para o integrante da comissão organizadora Ronaldo Zarpellon, cada sessão do evento foi muito emocionante e o público pôde vislumbrar filmes diferenciados, produzidos por pessoas que estão iniciando a carreira cinematográfica. “Foi uma oportunidade ímpar para o Vale do Taquari, especialmente pela maneira como o evento foi concebido”, afirmou ele, acrescentando que ainda não há definição sobre a data da próxima edição. “Ainda não sabemos se o evento será anual ou bienal”, disse ele.

O 1º Festival de Cinema de Lajeado já está no mapa da Agência Nacional de Cinema (Ancine) e buscou dar visibilidade às obras de curta-metragem, além de incentivar o turismo no Rio Grande do Sul por meio da divulgação de suas belezas naturais às quais o projeto está ligado. A mostra competitiva teve quatro categorias: animação, documentário, experimental e ficção. O Festival é uma iniciativa do lajeadense Lauro Bergesch e contou com a inscrição de mais de 300 curtas, sendo 55 selecionados para exibição durante o evento e candidatos à premiação. Mais informações no site www.festivaldecinemadelajeado.com.br.

Conheça os vencedores
Melhor desenho de som - Rafael Rodrigues e Gustavo Foppa - Escotofobia
Melhor direção de arte - Raiza Antunes - Dia dos Namorados
Melhor montagem - Arthur Leite e Magno Guimarães - Abissal
Melhor trilha sonora - Renan Franzen - O deus neon
Melhor fotografia - Rafael Duarte - Caçador
Melhor roteiro - Diego Tafarel - Pobre, preto, puto
Melhor curta belezas naturais - Às margens - Boca Migotto
Melhor ator - Samuel Reginatto - Caçador
Melhor atriz - Fernanda Chicolet - Demônia-melodrama em 3 atos
Melhor diretor - Vinícius Silva - Deus
Melhor curta de animação - Projeto do meu pai
Melhor curta experimental - Autópsia
Melhor curta documentário - Deus
Melhor curta de ficção - Demônia-melodrama em 3 atos
Menção honrosa - Djorge-da bonja por mundo
Melhor filme - Boa noite, Charles

Premiações concedidas pela Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul
Melhor curta experimental - Autópsia
Melhor curta de animação - Projeto do meu pai
Melhor curta documental - Cine Paisandu
Melhor curta de ficção - O deus neon
Melhor filme - Boa noite, Charles

Texto: Nicole Morás

Nicole Morás

Nicole Morás

Nicole Morás

Nicole Morás

Nicole Morás

Nicole Morás

Nicole Morás

Nicole Morás

Nicole Morás

Nicole Morás

Nicole Morás

Nicole Morás

Nicole Morás

Nicole Morás

Nicole Morás

Nicole Morás

Nicole Morás

Nicole Morás

Nicole Morás

Nicole Morás

Nicole Morás

Nicole Morás

Nicole Morás

Notícias Relacionadas