Arte na Universidade: workshops e fomento de cultura

Postado em 12/04/2017 13h51min

Por -

Mais de 25 atividades ligadas à arte serão realizadas no dia 27 de abril na Univates. Todas serão desenvolvidas por professores e alunos da Univates ou por artistas da região. A oportunidade faz parte da primeira edição do Arte na Universidade, evento que marca o início da Área de Artes na Instituição e acontece por meio de oficinas, workshops, espetáculos, palestras, saraus, caminhadas, apresentações e intervenções.

A iniciativa tem como objetivo a visibilidade da área, assim como a valorização da arte na formação dos alunos. “Em alguns casos, as atividades podem marcar a abertura a outras experiências em todo o campus, não apenas nas salas de aula ou nos espaços oficiais de ensino, mas também nos jardins ou em espaços a princípio tidos como incomuns para o ensino”, afirma o coordenador da Área de Artes, professor Leonel de Oliveira.

Nenhuma das atividades é obrigatória ou exige conhecimentos prévios por parte dos participantes. “A proposta é fazer com que cada professor decida com seus alunos se desejam ou não participar do evento, e que cada aluno opte pela atividade que mais lhe convier, realizando a inscrição pelo sistema”, completa o professor.

Entre as atividades, está uma oficina de iniciação à capoeira, uma oficina de escrita criativa de poesia e fotografia e uma oficina de criação tridimensional. Todas as propostas podem ser conferidas em www.univates.br/evento/arte-na-universidade. As inscrições podem ser realizadas aqui. O evento é gratuito e aberto à comunidade em geral, incluindo alunos do Ensino Médio. Apenas as apresentações no anfiteatro do Prédio 9 ou em espaços abertos para grandes públicos não terão inscrição prévia.

Saiba mais

A Área de Artes da Instituição foi criada no final do ano passado e faz parte do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Univates. Entre as ações que envolvem essa área está a oferta de seis disciplinas que podem ser utilizadas como eletivas por acadêmicos de todos os cursos da Instituição: Experiência da Música; Escrita Criativa; Corpo e Cinema; Dança, Corpo e Arte; Arte e Sensibilidade; Jogos Dramáticos para Desinibição.

Para marcar o início desse projeto, foi criado o evento Arte na Universidade, que ocorrerá anualmente.
Entre as atividades está a oficina de criação tridimensional.

Ana Amélia Ritt