Cursos têm vivência na Argentina

Postado em 04/05/2017 09h18min

Por Ana Amélia Ritt

Uma nova realidade financeira, econômica, social e cultural. É isso que os estudantes dos cursos de Logística e Gestão Financeira irão encontrar durante uma semana na Argentina. A viagem, que ocorre de 14 a 21 de maio, faz parte das disciplinas "Vivência em Finanças" e "Vivência em Logística” e tem como objetivo a identificação, por parte dos estudantes, das diferenças e similaridades na gestão organizacional do Brasil e do país vizinho. No momento serão visitadas as cidades de Uruguaiana, Rosário e Buenos Aires.

Conforme o coordenador do curso de Tecnologia em Gestão Financeira, professor Gabriel Machado Braido, as disciplinas são divididas em três etapas. “A preparação para a viagem, em que os estudantes estão pesquisando questões relativas ao ambiente argentino e sobre as organizações que vamos visitar; a viagem de estudos; e, após a viagem, o fechamento da atividade com uma roda de conversa sobre a experiência”.

Em Uruguaiana a turma conhecerá o Porto Seco, importante para o RS em termos de logística. Na sequência, os acadêmicos irão a Rosário, cidade da Argentina onde visitarão as empresas Randon e Gerdau. “Além disso, iremos a Buenos Aires, onde teremos palestras no hotel com a Scala Logística e Couros Bom Retiro. Visitaremos também a Bolsa de Comércio de Buenos Aires e finalizaremos a visita com uma atividade na Universidade de Buenos Aires (UBA), onde conheceremos sua estrutura, que é umas das maiores e mais renomadas universidades da América Latina”, completa o professor afirmando que lá também participarão de aulas.

Além das visitas às empresas e seminários propostos pela disciplina, os estudantes terão momentos livres para vivenciarem uma nova cultura. Braido destaca ações simples, como conversar com as pessoas na cidade, visitar supermercados, fazer troca de moeda etc. “Dessa forma entendemos que a viagem deve propiciar imersão no ambiente argentino, podendo as questões econômicas, culturais, políticas e sociais serem analisada in loco ao longo da estadia nas cidades”, completa o professor.

Texto: Ana Amélia Ritt
Na primeira etapa da disciplina os estudantes pesquisam questões relativas ao ambiente argentino e sobre as organizações.

Turma participa de vivência internacional de 14 a 21 de maio