Seminário debate atuação da rede de saúde

Postado em 27/09/2017 13h43min

Por -

Durante dois dias estudantes, professores e profissionais da área da saúde estarão reunidos para discutir sobre a rede de atenção à saúde. As atividades, que iniciaram nesta quarta-feira, dia 27, fazem parte do seminário “Vivenciando a Rede: Experiências na Rede de Atenção à Saúde do Município de Lajeado/RS”. A programação contempla a realização de palestra, visitas, rodas de conversas e dinâmicas integradoras.

Pela manhã, no auditório do Prédio 11, a docente Bianca Coletti Schauren, tutora do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET - Saúde Lajeado), apresentou registros das atividades realizadas pelo programa, que conta com a participação de estudantes e professores dos cursos de Medicina, Farmácia e Nutrição. Conforme Adriana, os serviços prestados à comunidade marcam a integração ensino-serviço-comunidade proporcionados a partir de parceria entre a Univates e a Secretaria de Saúde do município.

Na sequência, o Sistema Único de Saúde (SUS) ganhou espaço em palestra realizada pelo professor Dr. Glademir Shwingel. Em sua fala o professor analisou o desenvolvimento do programa durante os últimos 30 anos. “Em 1987, um ano antes da implementação do SUS, apenas cidades maiores tinham hospitais. Eram raros os municípios menores que possuíam uma casa hospitalar e, quem dirá, um ‘postinho’ de saúde”, lembra Shwingel.

Hoje, no entanto, ele salienta que a realidade já é diferente. Para demonstrar o avanço do serviço, valeu-se de um caso hipotético e destacou a criação de uma rede de saúde, fortalecida pelo processo de regionalização dos serviços. “Em 2017 dona Maria recebe mais assistência e um serviço de melhor qualidade. Com isso, aumenta a perspectiva de recuperação e, consequentemente, a expectativa de vida”, afirma o professor.

Sequência da Programação:
Quarta-feira, dia 27
13h30min: Vivenciando a Rede - 15 vagas
Grupo 1 - Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Olarias I e II e, às 15h, visita ao Centro de Atenção Psicossocial Adulto (Caps Adulto)
Grupo 2 - Caps Adulto e, às 15h, ESF Olarias I e II
16h30min: Retorno à Univates

Quinta-feira, dia 28
8h: Vivenciando a Rede - 15 vagas
- Unidade de Saúde do Montanha (ESF Montanha I e II, Centro de Especialidades, Centro de Especialidades Odontológicas, Central de Vacinas)
10h: Farmácia-Escola
11h30min: Almoço de integração com todos os participantes
13h: Retorno à Univates