Univates inaugura polo de Educação a Distância em Serafina Corrêa

Postado em 20/12/2017 12h33min e atualizado em 21/12/2017 13h29min

Por Nicole Morás

O primeiro polo de Educação a Distância da Univates foi inaugurado em Serafina Corrêa na última terça-feira, 19, na Escola de Ensino Médio Rainha da Paz. Nesta quarta-feira, dia 20, Soledade inaugura o novo polo junto ao Colégio Garra. O evento inicia às 19h30min, no Centro da cidade. Em Venâncio Aires, sediado na Escola Gaspar Silveira Martins, o Polo EAD será inaugurado na quinta-feira, dia 21, a partir das 19h30min.

A cerimônia contou com a participação da direção e professores da escola, do reitor da Univates, Ney José Lazzari, da coordenadora de educação a distância da Univates, Edi Fassini, e da comunidade serafinense.

A secretária de Educação de Serafina Corrêa, Salete Cadore, destacou o caráter comunitário da Univates e seu papel no reconhecimento das instituições comunitárias. Salete disse ainda ser uma alegria o município receber a Univates. “Estudar à distância é estudar aquilo que a gente escolhe, mas de uma forma diferente”, declarou ela, referindo-se à autonomia e flexibilidade que o estudante tem nessa modalidade.

Marione Castro

Nicole Morás

A diretora da escola, Marione Castro, afirmou que a inauguração foi um momento histórico para a casa educacional, especialmente quando muitas pessoas têm dificuldade para conseguir estudar e a educação a distância se apresenta como uma alternativa. “Nos 14 anos de história da escola tivemos muitas alegrias, e hoje é um dia desses. Alinhamo-nos com quem tem credibilidade para nos levar a caminhos melhores e maiores, como é o caso da Univates, que presta serviços relevantes à comunidade”, reconheceu ela, acrescentando que o polo será um suporte local de apoio aos estudantes.

Ney José Lazzari

Nicole Morás

O reitor da Univates contextualizou a atuação regional e comunitária da Universidade e salientou a qualidade da Instituição. “Com a educação a distância damos um novo passo e encaramos um novo desafio. Temos autorização para oferecer essa modalidade de ensino há cerca de quatro anos, mas tivemos preocupação em compreender melhor como funciona para então iniciarmos as atividades, que ganham um novo significado hoje com a inauguração deste que é o nosso primeiro polo”, falou ele.

Lazzari abordou ainda as perspectivas da educação a distância, garantindo que importantes universidades como Harvard também utilizam esse recurso e que existe a tendência de que, em cerca de 10 anos, os cursos sejam híbridos, com uma mescla de disciplinas presenciais e a distância. “Hoje, nossos estudantes de EAD já têm essa possibilidade, pois podem usufruir toda a estrutura do polo matriz em Lajeado e podem participar de atividades presenciais, caso queiram”, explicou ele. Lazzari refletiu ainda sobre a importância de ter esperança. “Aos poucos, vemos que é possível mudar, fazer mais e melhor. Já avançamos em tantas áreas, e a educação é uma das maneiras para que isso ocorra. Serafina Corrêa, o Vale do Taquari e a Univates já estão fazendo a sua parte”.

Inscrições abertas

O Univates EAD oferece aos interessados provas de seleção agendadas. A aplicação das provas ocorre tanto no campus de Lajeado, na sala do EAD, 205A do Prédio 9, quanto nos novos polos. Inscrições podem ser realizadas em www.univates.br/ead.

Para 2018 são oferecidos 13 cursos de graduação, com mensalidades a partir de R$ 272,60. Na área das licenciaturas (formação de professores) são ofertados os cursos de Ciências Biológicas, História, Letras e Pedagogia. Administração e Ciências Contábeis são os dois bacharelados disponibilizados. Entre as opções de Superior de Tecnologia estão: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística e Processos Gerenciais.