Escolas podem se inscrever no projeto Naturalista por um dia

Postado em 28/03/2018 11h05min e atualizado em 28/03/2018 11h09min

Por Artur Dullius

Ana Amélia Ritt

Escolas de Ensino Fundamental e Médio do Vale do Taquari já podem se inscrever para participar do projeto de extensão Naturalista por um dia - educando para a preservação ambiental. Vinculado ao Museu de Ciências da Univates, o projeto busca estimular o gosto pelas ciências naturais, biotecnologia, arqueologia e por estudos sobre o meio ambiente e química. Além disso, visa a promover o contato dos estudantes da educação básica com os diferentes ambientes acadêmicos, como laboratórios de biologia molecular, luparia, microbiologia, microscopia e química.

O projeto é dividido em três módulos: Biodiversidade, Ambiente e Desenvolvimento e Biotecnologia. Esses módulos repassam informações sobre pesquisas que são realizadas na Instituição e trazem práticas para os alunos participantes. Dessa forma, as escolas conhecem o Museu de Ciências , participam de minicursos alocados nos três diferentes módulos e obtêm conhecimento científico com professores pesquisadores e alunos de graduação da Univates.

Aos alunos do 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental são oferecidas oficinas envolvendo conteúdos teóricos e práticos sobre a flora da região. Já para os alunos do 8° e 9° ano do Ensino Fundamental e de Ensino Médio o projeto realiza oficinas organizadas em módulos. As atividades ocorrem em terças-feiras de manhã e de tarde, de acordo com cronograma predefinido.

O projeto terá início no dia 3 de abril e as inscrições podem ser realizadas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5505. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail naturalistamcn@univates.br.

Confira os módulos e as oficinas:

Biodiversidade:
Animais silvestres: aprendendo de forma lúdica
“...e a terra virou mar, e o mar virou terra…”
Ecologia dos insetos
Viajando no mundo dos ácaros
Observação microscópica de células vegetais
Fazendo um herbário

Biotecnologia:
Biogás: a energia invisível
Elaboração de produtos lácteos

Como as plantas respondem aos estímulos ambientais