VestVates contribuiu para o aumento de mais de 400 pontos na redação do Enem

Postado em 04/05/2018 09h17min e atualizado em 04/05/2018 17h57min

Por Ana Amélia Ritt

O VestVates é um cursinho popular organizado por alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade do Vale do Taquari (Univates). Desde outubro do ano passado, os acadêmicos contribuem de forma voluntária com o conhecimento de estudantes de escolas públicas que desejam entrar para a universidade. Eduarda Faleiro, de Taquari, é uma das alunas participantes do cursinho. Por causa do VestVates e de sua dedicação aumentou a pontuação na redação do Enem: de 2016 a 2017, passou de 500 para 920 pontos.

Eduarda ficou sabendo do VestVates por meio de ex-colegas de escola, que viram uma publicação no Facebook e divulgaram o cursinho para a turma. Com o desejo de fazer Arquitetura e Urbanismo, a ex-aluna do Instituto Estadual de Educação Pereira Coruja participou da primeira turma do cursinho em 2017.

Nicole Morás

“Desde aí percebi o quanto o VestVates me ajudou. Os professores são muito dedicados, o material é excelente e a cobrança que eles têm conosco faz-se essencial para o nosso crescimento”, conta.

Com relação à nota, Eduarda conta que o desafio de realizar duas redações por semana, com correções acompanhadas, foram fundamentais.

Tive um bom embasamento do professor, por meio de aulas explicativas e dinâmicas, além da dedicação e do empenho da minha parte. O conjunto dessas ações resultou em um crescimento considerável na minha nota. Por isso vou me dedicar durante todo este ano para seguir crescendo até atingir meu objetivo
aluna do VestVates Eduarda Faleiro

Nicole Morás

“Uma orientação e uma dose de dedicação são fundamentais neste processo. Ver o crescimento de cada aluno justifica todo o nosso trabalho. Eles são a razão da existência do professor e de um projeto como o VestVates”, afirma um dos idealizadores do VestVates, Leonardo Rickes da Rosa, que dá as aulas de redação e é estudante do curso de Medicina da Univates.

Da Rosa conta que, nas aulas de redação, há muita prática. “Procuramos melhorar aos poucos. Esclarecemos o que o Enem espera do candidato e trabalhamos de forma a pontuar o máximo em cada competência. Sempre abrimos para os alunos, os quais participam da construção das aulas e tiram suas dúvidas diretamente”, conta. Além disso, os estudantes possuem o processo de monitorias de Redação, em que graduandos da Univates corrigem os textos semanais e fazem comentário individual. “Não queremos deixá-los desamparados: o nosso papel é dar a orientação e o apoio”, explica.

Nicole Morás

O VestVates iniciou as aulas em outubro de 2017, quando teve a primeira turma com 25 alunos e seis semanas de aulas intensivas. Neste ano, o projeto continua com uma nova turma, de 30 alunos, e com o curso anual, de março a dezembro. “A participação dos tutores e monitores e a aceitação dos alunos têm sido muito positiva desde o início do projeto. Ano passado já tivemos bons resultados, mesmo com pouco tempo de curso. Cada dia percebemos o crescimento dos alunos em diferentes contextos, o que nos motiva a seguir em frente projetando novidades para o VestVates”, conta Da Rosa. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 19h10min às 22h30min, no Tecnovates.