Alunos de escolas são premiados em Feira de Ciências, Olinfu e OMU

Postado as 10/12/2018 18:56:29

Por Ana Amélia Ritt

Ana Amélia Ritt

A cerimônia de premiação da 21ª Olimpíada Matemática da Univates (OMU), da 8ª Feira de Ciências da Univates e da 10ª Olimpíada de Informática da Univates (Olinfu) ocorreu na tarde desta segunda-feira, dia 10. O evento reuniu alunos, professores, pais e comunidade escolar no auditório do Prédio 7 da Instituição.

Ana Amélia Ritt

Os primeiros prêmios entregues foram referente à OMU, que recebeu, em setembro, mais de 2,3 mil alunos, de 78 escolas, de 27 municípios do Vale do Taquari. Os resultados podem ser conferidos aqui.

Na sequência ocorreu a premiação da 8ª Feira de Ciências da Univates, que neste ano foi voltada a escolas de todo o Rio Grande do Sul e que a reuniu alunos de 23 cidades. O evento, que busca incentivar a inovação e a divulgação científica, ocorreu nos dias 2 e 3 de outubro e apresentou 100 projetos de Ensino Fundamental, Médio e Técnico.

Ana Amélia Ritt

Entre os alunos premiados pela Feira de Ciências, esteve Ana Clara Bruch, da 8ª série B, do Colégio Evangélico Alberto Torres (CEAT), de Lajeado. Junto às colegas Manuela e Antonela, ela tirou primeiro lugar com o trabalho “Feminismo e machismo abrindo pensamentos”. “Eu e meu grupo ficamos muito felizes com o resultado, não esperávamos. Nosso desafio era pesquisar algo com o tema ‘Cultura e tecnologia, o que nos surpreende’ e escolhemos esse tema, pois são termos muito debatidos, mas às vezes de forma errada”, explica.

Ana Amélia Ritt

Quem prestigiou Ana na cerimônia foram a amiga, a tia, a mãe e os avós.

Ana Amélia Ritt

Por fim, a Olinfu premiou os estudantes em três categorias: Nível 1 (6º e 7º anos do EF), Nível 2 (8º e 9º anos do EF) e Nível 3 (Ensino Médio). A atividade que ocorreu em outubro propôs o desenvolvimento de jogos e animações com o uso do software Scratch.