Estudo da Univates aponta inconformidades em relatórios anuais de empresas

Postado as 12/03/2019 08:54:44

Por Natália Bottoni

Divulgação

As demonstrações contábeis são documentos que uma empresa divulga sobre seu fluxo contábil e financeiro em um certo período. A auxiliar de escritório da PW Contabilidade Ltda e estudante do curso de Ciências Contábeis da Univates Neli Inês Golimbievski usou como base esse conceito para desenvolver seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Para o estudo “Demonstrações contábeis: uma análise qualitativa das publicações do ano de 2017”, Neli coletou demonstrações financeiras de 100 empresas no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul. As organizações foram classificadas pela atividade econômica, tipo de capital, idade, total de ativo, total de patrimônio líquido, faturamento, localização e se possuíam ou não auditoria (interna e externa). Foi realizada análise qualitativa e verificado se as demonstrações contábeis estavam de acordo com as normas.

O resultado apontou que, das 100 empresas analisadas, 75 apresentavam alguma irregularidade nas suas demonstrações financeiras, sendo as mais frequentes relacionadas à estrutura e nomenclatura das publicações. Das 41 empresas com auditoria (análise da situação financeira do local), 25 têm irregularidades. Diante disso, evidenciou-se que possuir auditoria não garante a isenção das irregularidades em demonstrações contábeis.

“O tema da pesquisa é relevante porque abrange a sociedade como um todo. Um balanço publicado de forma errônea distorce os resultados e interfere na tomada de decisões das pessoas”, explica Neli. Além disso, o estudo auxilia os órgãos fiscalizadores, pois é uma forma de avaliar as maiores deficiências de balanços contábeis publicados.

O orientador do trabalho e coordenador do curso, Adriano José Azeredo, afirma que o TCC evidencia a qualidade das informações contábeis. "A qualidade está relacionada ao atendimento da legislação, das normas vigentes no Brasil e à capacidade de essas informações revelarem o desempenho e a posição econômica, financeira e patrimonial das empresas. Em outras palavras, o tema demonstra o quão preparados estão os profissionais da Contabilidade para o exercício de suas funções", finaliza.

Vestibular com inscrições abertas

Tuane Eggers

O curso de Ciências Contábeis, na modalidade presencial ou a distância (EAD), é uma das opções de ensino superior oferecidas no Vestibular Univates. No total, são 36 cursos presenciais e 16 EAD disponibilizados pela Universidade.

É possível ingressar com a nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) a partir de 2009 ou aproveitar o resultado de um vestibular anterior da Univates. Outra opção que busca facilitar o processo de ingresso aos cursos - presenciais ou a distância - é a realização de provas agendadas nos 17 polos da Univates. As inscrições para os cursos presenciais podem ser realizadas clicando aqui. Os que desejam realizar um curso EAD podem se inscrever neste link.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.