Projeto de Extensão Rotas da Leitura encerra atividades do ano

Postado as 03/12/2019 10:27:44

Por Da redação

O projeto de extensão Rotas da Leitura busca identificar as dificuldades de aprendizagem da linguagem de alunos do segundo e terceiro ano do Ensino Fundamental, a fim de promover intervenções pedagógicas que minimizem os efeitos da dificuldade da leitura e da escrita. Quem coordena o projeto é a professora doutora Makeli Aldrovandi, docente do curso de Letras da Univates. O Rotas da Leitura conta também com alunos voluntários, uma bolsista e uma profissional graduada em Letras.

Divulgação

Durante o ano de 2019, foram desenvolvidas atividades que envolveram observações de aulas pelos voluntários, aplicações do teste psicoeducacional PROLEC (Provas de Avaliação dos Processos de Leitura), intervenções pedagógicas. Todas essas ações ocorreram na  Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Lauro Mathias Müller, no município de Lajeado.

Com a aplicação do Provas de Avaliação dos Processos de Leitura (PROLEC) foi possível identificar as crianças das turmas do 2° e 3° ano que apresentavam dificuldades na leitura. Depois, foram preparadas atividades que pudessem auxiliar o processo de aprendizagem da leitura desses alunos. Essas atividades foram divididas em: 1- identificação das palavras, 2- processos léxicos, 3- processo sintático, e 4- processo semântico; tal qual o PROLEC é dividido. A aplicação das intervenções pedagógicas ocorreu até o final de outubro, sendo que nelas participaram 13 alunos.

Divulgação

De novembro e dezembro, os voluntários do projeto reaplicaram o teste em todas as crianças para se fazer uma comparação com os resultados iniciais. Como resultados percebemos que 3 alunos que apresentaram Dificuldade Grande inicialmente, passaram a ter um desempenho Normal avaliado pelo teste. Além desses resultados, foi feita uma ficha de avaliação para que os alunos participantes pudessem compartilhar suas percepções sobre as atividades. Em todas as fichas os participantes marcaram “Gostei” ou “Adorei” para os encontros e os ministrantes, fazendo com que o projeto se potencialize e se motive para o próximo ano de ações.

Além dos resultados positivos observados na segunda testagem, o Projeto também teve avaliação positiva no trabalho de conclusão de curso da acadêmica de Letras Claudiane Thomazi. Sua pesquisa investigou a eficácia das intervenções propostas pelo projeto. Segundo as conclusões do estudo, as intervenções pedagógicas propostas pelo Rotas da Leitura em conjunto com as ações da escola auxiliaram na diminuição ou mesmo na resolução das dificuldades identificadas nos alunos na primeira testagem.

Logo ods-3