Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

O momento é para ficarmos longe, mas mais unidos do que nunca - Parte IX

Postado as 28/05/2020 13:49:28

Por Ney José Lazzari

Elise Bozzetto

Queridos alunos, professores, técnico-administrativos e amigos da Univates!

Nesta semana alguns estudantes estão voltando ao campus da Univates para realizar atividades práticas necessárias para a conclusão de componentes curriculares, para a conclusão de seus cursos. Intercaladas, em grupos pequenos, distantes uns dos outros, com máscara, higienização constante e, nós sabemos, também com um aperto no coração. Na próxima semana a Reitoria também retorna ao trabalho presencial, sem abraços, sem chimarrão, sem cafezinho, com as janelas abertas e reuniões com o devido distanciamento. Mesmo que, no inverno, a distância torne tudo mais frio. Assim como a Reitoria, vários setores começam a voltar, nas mesmas condições e com as mesmas precauções. 

Este é um momento que nos deixa apreensivos, pois está chegando a hora de darmos início a uma nova normalidade. Também é um momento de aquecer o coração por vermos nossos colegas novamente, mesmo que o abraço tenha que dar lugar ao sorriso e ao olhar de cumplicidade e o aperto de mão tenha de ser trocado por um aceno. Nenhuma tecnologia substitui a presença das pessoas em nossas vidas. 

Podemos tranquilamente encontrar tecnologias que substituam os métodos pedagógicos presenciais, ou então ferramentas que nos permitam fazer tudo de casa. Os negócios podem (muitos, mas não todos) ser digitalizados ou por e-commerce, mas nada substitui o contato humano, a experiência de ver o outro, de nos relacionarmos, de interagir, de olhar no olho e, assim, entrarmos em contato com outra alma humana. Nada substitui um abraço ou um beijo. 

O que aprendemos com esta pandemia? Se alguém perguntasse isso, a resposta seria mais ou menos a seguinte: aprendemos a ver a bondade das pessoas, a solidariedade humana, a força das organizações, aprendemos a fazer novas comidas, a ler novos livros, a maratonar uma nova série de TV. Percebemos que é possível viver com um pouco menos de pressão, com menos sensação de premência e urgência, mas, acima de tudo, aprendemos a viver com nós mesmos, com nossas forças e nossas fraquezas.  

E para você? Qual foi o maior aprendizado vivenciado no período de isolamento social? Você já pensou nisso? Podemos utilizar as redes sociais para continuar esta conversa. Marque @univates no Instagram com sua resposta, e na próxima semana serão reunidos todos os nossos aprendizados num único texto, que será enviado para todos os nossos estudantes, professores e técnico-administrativos.

Somos grandes e fortes pois estamos juntos.

Abraços (virtuais), ânimo, saúde e força para todos.

Andrà tutto bene!
!Todo va a estar bien!
Everything will be alright!
Alles wird gut! 
Tudo vai ficar bem!

Lajeado, 28 de maio de 2020. 
Décima semana de isolamento (73º dia)

Ney José Lazzari 
Reitor da Univates