Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

BREAKING NEWS: gás encontrado na atmosfera de Vênus pode indicar a existência de vida extraterrestre

Postado as 25/09/2020 14:11:31

Por Lais Pontin Matos

➡ Não trabalhamos no plantão de notícias da Rede Globo, mas conseguimos apurar uma informação capaz de interromper qualquer tipo de programação (uma salva de palmas para a gente, por favor! Obrigado, obrigado!)Tã tãtã tã tã tãtãm Atenção, internautas de todo o Brasil: um gás chamado fosfina foi encontrado na atmosfera de Vênus. A ciência afirma que sua presença no planeta pode indicar a existência de vida extraterrestre. Continue de olho em nosso post para saber mais sobre a descoberta que animou a comunidade científica.

Divulgação/Twitter

📺 Agora que você já teve alguns segundos para processar a principal news* do nosso plantão jornalístico e recolher todos os butiás que despencaram do seu bolso**, vamos lhe fornecer uma série de detalhes a respeito do achado científico em questão (guenta, ❤!). Um artigo publicado na revista Nature por um grupo de pesquisadores internacionais confirmou a existência de um gás chamado fosfina (encontrado também aqui na Terra) na atmosfera de Vênus. A descoberta sugere que o planeta do amor pode hospedar vida microbiana. 

Divulgação/Memedroid

📺 Jane Greaves, uma das pessoas que escreveram o artigo, explicou que a presença de fosfina pode indicar a existência de vida nas nuvens em Vênus. A astrônoma contou que a descoberta é inesperada e emocionante, pois as condições na superfície desse planeta seriam hostis à reprodução de microrganismos. 

Divulgação/Facebook

📺 Na atmosfera terrestre a fosfina é produzida por micróbios anaeróbios (que não precisam de oxigênio para sobreviver) ou decorre das atividades industriais. Como esse gás surgiu lindo, livre, leve e solto em Vênus ainda ninguém sabe dizer. 

Divulgação/Facebook

📺 “Há duas possibilidades: pode haver alguma reação completamente desconhecida que está criando fosfina em Vênus, ou, a mais excitante, PODE SER VIDA!”, ponderou William Bains, outro autor que assina o artigo científico.

Divulgação/Twitter

📺 A detecção de fosfina em Vênus também impressionou Sônia Elisa Marchi Gonzatti, professora e pesquisadora da Univates. “A meu ver, o maior impacto está relacionado à possibilidade de haver formas de vida absolutamente distintas da vida na Terra. Aliás, a ciência não sabe exatamente como a vida iniciou na Terra. Apesar da cautela necessária, a descoberta é emocionante e pode se tornar uma das maiores descobertas científicas deste século. Eu compartilho da visão de muitos cientistas de que não estamos sozinhos no universo. Será uma questão de tempo para detectarmos outras formas de vida no cosmos”, finalizou.

Divulgação/Pinterest

📺 Estamos encerrando nosso plantão jornalístico por aqui. Se soubermos de mais novidades relacionadas à existência de vida extraterrestre em Vênus, voltaremos a informá-los Tã tãtã tã tã tãtãm ♫. 

Divulgação/G17

Breaking news: últimas notícias (traduzido do inglês). 

* News: notícia (traduzido do inglês).

**Recolher todos os butiás que despencaram do seu bolso: no Rio Grande do Sul, a expressão “cair os butiás do bolso” é usada para indicar surpresa diante de fatos ou acontecimentos.

Leia também: 

🌎 O que aconteceria se a Terra parasse de girar?

🪐 O que você sabe sobre os planetas do Sistema Solar?

🐶 Animais fantásticos, onde habitam e o que fazem: fique por dentro de cinco curiosidades do mundo dos bichos

🌳 Conheça as árvores mais incríveis do mundo

🌺 Descubra como fazer substituições sustentáveis e ajudar o meio ambiente