Superlive com a banda Ultramen acontece no dia 27 de agosto

Postado as 18/08/2021 18:00:01

Por Nicole Morás

Para celebrar o Dia do Estudante, comemorado no último dia 11, e o encerramento do CRIE Smart Cities, a Universidade do Vale do Taquari - Univates realiza uma Superlive com a banda Ultramen no dia 27 de agosto, às 21h.

Tradicional nome da música gaúcha, a banda Ultramen reúne Tonho Crocco no vocal, Pedro Porto no baixo, Leonardo Boff no teclado, DJ Anderson nos scratches e Zé Darcy na bateria. A mistura inusitada de black music, samba rock, reggae, rock e rap foi fator determinante para que a Ultramen se destacasse, tornando-se uma das bandas mais respeitadas do País.

O evento será híbrido, com transmissão pelo canal da Univates no YouTube e com uma pequena participação do público no Teatro Univates, em razão das medidas de distanciamento e da capacidade do local.

A distribuição dos ingressos está sendo feita pelas redes sociais da Univates. Para participar, o estudante deverá enviar nome completo e código na caixinha de perguntas dos stories referentes ao sorteio no Instagram, que são publicados todos os dias em horários diferentes.

Para assistir à Superlive, é só ficar ligado nas redes sociais da Univates, no e-mail institucional e no app Univates, que será publicado o link de acesso ao YouTube.

A banda Ultramen

Na primeira metade da década de 1990, a Ultramen gravou suas primeiras duas fitas demo oficiais: Ultramen (1993) e Sem Piedade (1995). Sete anos após seu surgimento, a banda lançou seu primeiro e homônimo álbum pelo selo independente Rock It!, do guitarrista do Legião Urbana, Dado Villa-Lobos. Nesse disco, a Ultramen já trazia uma sonoridade vibrante e a mistura de ritmos musicais que sempre caracterizou o trabalho da banda. A música “Bico de Luz” foi executada em rádios de todo o Brasil, o que rendeu à banda shows pelo país inteiro.

Em 2000, chegou ao mercado o segundo álbum, “Olelê”. A sonoridade mais elaborada foi essencial para o sucesso de faixas como “Ultramanos”, “General”, “Preserve”, “Peleia”, “Compromisso” e “Dívida”. Nessa época, a Ultramen lançou de maneira totalmente independente dois discos de vinil: “Olelê 6 Tiros” e “Terrorismo Sonoro Volume 1”.

Já em 2002 saiu o terceiro álbum, “O Incrível Caso da Música que Encolheu e Outras Histórias”, que demonstrou uma variação de ritmos, trazendo no repertório uma mescla ímpar de soul, rap, funk e reggae. O sucesso permitiu que a Ultramen consolidasse seu trabalho, realizando shows por todo o País. Um ano depois, foi lançado mais um disco em vinil: “Terrorismo Sonoro Volume 2”.

Em 2005, a Ultramen foi convidada a participar do CD/DVD “Acústico MTV Bandas Gaúchas”, ao lado de Bidê ou Balde, Cachorro Grande e Wander Wildner. No ano seguinte, lançou “Capa Preta”, que trouxe hits como “Tubarãozinho” e “É Proibido”. A turnê desse disco se estendeu até 2008, quando a banda anunciou uma pausa nas atividades, com um show de despedida no Opinião, lugar que também marcou a volta da Ultramen, cinco anos depois.

Em atividade, a banda lançou o DVD/CD ao vivo “Máquina do Tempo” em 2016. Gravado no Opinião durante o show de despedida em 2008, o trabalho reuniu clássicos como “Dívida”, “Bico de Luz”, “Tubarãozinho”, “Peleia” e “General” e ainda trouxe a inédita “Robot Baby”. A faixa já era um prenúncio do que viria pela frente: o álbum “Tente Enxergar”, gravado durante o tour do DVD e lançado em agosto de 2018. Fazem parte dele os singles “Felicidade Espacial”, cujo clipe foi dirigido por Carlinhos Carneiro (Bidê ou Balde), em sua estreia na função, “Tente Enxergar” e “Pineal”.

“Robot Baby”, que também integra o álbum, ainda ganhou um EP com quatro remixes, assinados pelos DJs Chernobyl, Bandeira Beats e Micha e pela banda Meliantes. O EP está disponível em todas as plataformas digitais, assim como o “Ultra Cypher”, a primeira cypher gravada e transmitida ao vivo pelo Facebook no Brasil. O projeto, que rolou em 2017 no Vila Flores, em Porto Alegre, reuniu todos os elementos do hip hop, com a participação de Negra Jaque, NJ Junior, Cachola e Mun-Rá (MCs), Paxart e Estúdio Hybrido (grafite), Daniel Cavalheiro e Claudisséia Santos (bboy e bgirl).

“Tente Enxergar”, assim como os álbuns anteriores da Ultramen, está disponível em todas as plataformas digitais. Também foi lançado em CD, K7 e vinil.