Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Congresso de Ciência, Tecnologia e Conhecimento terá palestra de abertura com Marcia Barbosa, Secretária de Políticas e Programas Estratégicos do MCTI

Postado as 23/06/2023 11:24:18

Por Lucas George Wendt

O VII Congresso de Ciência, Tecnologia e Conhecimento da Universidade do Vale do Taquari - Univates acontece nos próximos dias 28, 29 e 30 de junho. As inscrições para ouvintes podem ser feitas por meio deste link. Os valores dependem do vínculo do interessado, sendo gratuitas as inscrições para estudantes da Univates.  

O evento visa a integrar a comunidade acadêmica dos cursos de graduação, pós-graduação stricto sensu, da pesquisa e extensão. Os participantes poderão conhecer estudos, pesquisas e ações de extensão desenvolvidos na Univates e em outras instituições de ensino, além de compartilhar experiências.

Podem participar estudantes, bolsistas de projetos de extensão ou de pesquisa, professores, pesquisadores e comunidade acadêmica interna e externa. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site, pelo e-mail congressointernacional@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5944.

Gustavo Diehl/UFRGS

Conheça a palestrante da abertura 

Marcia Cristina Bernardes Barbosa - graduada (1981), mestra (1984) e doutora (1988) em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora titular na Ufrgs, membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Mundial de Ciências (TWAS). Pelo estudo das anomalias da água ganhou o prêmio Loreal-Unesco de Mulheres nas Ciências Físicas e o prêmio Claudia em Ciência, ambos em 2013. Em paralelo, atua em questões de gênero, pelo que ganhou a Medalha Nicholson da American Physical Society em 2009. Por sua atuação pela pós-graduação ganhou o Prêmio Anísio Teixeira, da Capes, em 2016, e por seu trabalho em prol da ciência recebeu, em 2018, da presidência da república a Medalha do Mérito Científico como Comendadora e, em 2021, a Medalha Sílvio Torres, da Fapergs. Atualmente é Secretária de Políticas e Programas Estratégicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). 

Confira toda a programação

28/06/2023 - quarta-feira

Atividade cultural seguida de palestra no Auditório do Prédio 7. Às 19h, a Orquestra Gustavo Adolfo-Univates se apresentará. Em seguida, ocorrerá a palestra "Por que fazer ciência em tempos de crise?", ministrada por Márcia Cristina Bernardes Barbosa, com mediação do professor Carlos Cândido da Silva Cyrne.

 

29/06/2023 - quinta-feira

Atividades relacionadas à pós-graduação stricto sensu e sessões científicas. No Auditório do Prédio 9, das 8h30min às 11h45min, ocorrerá uma mesa de discussão sobre a produção de conhecimentos científicos mediante análise do discurso, com a participação dos professores Dr. Valmir Heckler (Universidade Federal do Rio Grande - Furg) e Dr. Marcos Formigosa (Prêmio Tese Capes 2022/Univates - Universidade Federal do Pará), com mediação da professora Ieda Maria Giongo (Univates).

No mesmo horário, no Auditório do Prédio 20, serão realizadas atividades da pós-graduação stricto sensu dos programas PPGSAS e PPGAD. Das 8h30min às 10h, ocorrerá a palestra "Ambiente, sociedade e natureza: conflitos e perspectivas em tempos de Antropoceno", ministrada pela professora Lorena Fleury, da Ufrgs. Das 10h às 10h30min, haverá intervalo. E das 10h30min às 12h, será realizado um painel com diplomados dos programas, com apresentações de Angélica Sulzbach (PPGSAS) sobre infestação por ácaros em aves de postura comercial e sua relação com a produtividade e de Christine Montemaggiore Becker (PPGAD) sobre a dessulfurização do biogás por processo biológico.

Na Sala do CRIE TI, das 9h às 12h, serão realizadas atividades da pós-graduação stricto sensu dos programas PPGCM e PPGBiotec. Das 9h às 10h, será ministrada a palestra "Inteligência Artificial para predição de resposta à quimioterapia neoadjuvante e para desfecho clínico em pacientes com câncer de mama", pela Dra. Karen Bazzo Goulart e por Bruna Caroline Orlandin, da Universidade de Caxias do Sul - UCS. Em seguida, haverá espaço para perguntas e intervalo das 10h às 10h30min. Das 10h30min às 12h, será realizada a mesa-redonda "Ciência na saúde, ambiente e alimentos", com a participação de Renata Medina da Silva (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Pucrs) falando sobre o estudo de microrganismos de ambientes naturais no contexto de Saúde Única, e de Daniel Rodrigo Marinowic (PUCRS) abordando plataformas de testagem de fármacos como ferramenta de medicina de precisão. 

 

30/06/2023 - sexta-feira

Atividades relacionadas à pesquisa e pós-graduação na Univates. Das 8h30min às 11h45min, no Tecnovates, será realizado o Seminário MAI/DAI (Mestrado e Doutorado Acadêmico para a Inovação), com apresentações de trabalhos provenientes de pesquisas. Esta atividade é exclusiva para bolsistas MAI/DAI. Das 9h às 11h, na Sala do CRIE TI, acontecerá uma roda de conversa com a apresentação de trabalhos oriundos da extensão em geral. 

Às 11h45min haverá intervalo. Das 13h30min às 17h30min, no Complexo Esportivo, ocorrerá uma Sessão Científica com apresentações de trabalhos provenientes de pesquisas desenvolvidas e submetidas à programação científica do evento. No Prédio 16, também das 13h30min às 17h30min, será realizada outra Sessão Científica com apresentações de trabalhos provenientes da extensão. 

Às 19h, no Auditório do Prédio 7, ocorrerá a palestra de encerramento do Congresso de Ciência, Tecnologia e Conhecimento, com o tema "O cenário da pesquisa e da pós-graduação no pós-pandemia e a atuação da Fapergs". O ministrante será o presidente da  Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande (Fapergs), Odir Dellagostin, e a mediação ficará a cargo do professor João Antônio Pêgas Henriques.

Divulgação/Univates

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods