Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Palestra com Monja Coen reúne 2 mil pessoas e abre a programação do CRIE Conexões

Postado as 06/11/2023 21:17:13

Por Lucas George Wendt

Lucas George Wendt

Aguardada desde o começo de 2023, a semana em que a Universidade do Vale do Taquari - Univates realiza o CRIE Conexões chegou. Com ela, uma programação de mais de 70 atividades contarão com mais de 3,6 mil participantes - números que demonstram a extensão e a abrangência da proposta institucional de debater a transformação dos territórios, as ações individuais em torno de temas coletivos, a importância das comunidades e dos valores compartilhados. 

A palestra magna, realizada nesta segunda, 6, no Teatro Univates e transmitida para diferentes auditórios no campus da Universidade, foi proferida por Monja Coen Roshi, zen budista brasileira acompanhada por milhões de pessoas nas redes sociais. Presentes puderam assistir ao evento ao vivo nos Prédios 7, 9, 11, 16 e 20, além do Teatro Univates. Antes da fala da Monja Coen, cerca de 250 coralistas realizaram uma apresentação coletiva no palco do Teatro, reunindo grupos vocais de 13 cidades da região: Lajeado, Teutônia, Arroio do Meio, Encantado, Muçum, Westfália, Fazenda Vilanova, Cruzeiro do Sul, Taquari, Santa Clara do Sul, Imigrante e Travesseiro. 

Lucas George Wendt

A palestra magna, realizada nesta segunda, 6, no Teatro Univates e transmitida para diferentes auditórios no campus da Universidade, foi proferida por Monja Coen Roshi, zen budista brasileira acompanhada por milhões de pessoas nas redes sociais. Presentes puderam assistir ao evento ao vivo nos Prédios 7, 9, 11, 16 e 20, além do Teatro Univates. Antes da fala da Monja Coen, cerca de 250 coralistas realizaram uma apresentação coletiva no palco do Teatro, reunindo grupos vocais de 13 cidades da região: Lajeado, Teutônia, Arroio do Meio, Encantado, Muçum, Westfália, Fazenda Vilanova, Cruzeiro do Sul, Taquari, Santa Clara do Sul, Imigrante e Travesseiro. 

 

A programação do CRIE segue ao longo da semana, com eventos distribuídos nos turnos da manhã, tarde e noite, entre os outros três dias do evento (7, 8 e 9). Estão previstas práticas de yoga, meditação, mindfulness, oficinas temáticas sobre inteligência artificial, planejamento energético para cidades, planejamento financeiro e painéis com empresários representantes de diferentes áreas. Segurança pública, mobilidade urbana e turismo também serão pautas das atividades. Para participar do restante das atividades, basta realizar inscrição no site univates.br/crieconexoes. A programação é aberta a toda a comunidade.

“Começa dentro de cada um de nós e se estende para as esferas coletivas”

Lucas George Wendt

Os coordenadores do CRIE, professores Fernanda Antonio e Daniel Auler foram os primeiros a se pronunciar. “O CRIE reúne pessoas de diversas origens e áreas de conhecimento. É mais do que uma conferência. Ele representa a nossa capacidade coletiva de se reunir e colaborar, de superar desafios e reconstruir nossas vidas, cidades, comunidades e, em última análise, nosso mundo. Este evento nasceu da compreensão de que nossas ações individuais desempenham um papel fundamental na construção de um futuro coletivo”, destacaram os dois, em um pronunciamento que também lembrou da edição anterior do CRIE, realizada na pandemia. 

“A integração de diversos campos acadêmicos é fundamental para o sucesso deste evento, mas vai muito além disso. O CRIE se abre para toda a comunidade, convidando aqueles que têm vontade, curiosidade e, acima de tudo, a disposição para se unir a um movimento coletivo em busca do crescimento pessoal e da geração de transformações valiosas para nossas comunidades e territórios. Começa dentro de cada um de nós e se estende para as esferas coletivas”, emendou a dupla. 

Lucas George Wendt

Presente no evento, a reitora da Univates, professora Evania Schneider, em seu pronunciamento, lembrou da resiliência das comunidades locais neste momento de reconstrução após a enchente do Rio Taquari em setembro - e o quando a reflexão sobre os territórios a as comunidades se faz importante. 

“Quero estender meus agradecimentos a cada estudante e aos nossos professores, que desempenham um papel fundamental como incentivadores e participantes ativos em todas as atividades planejadas para esses quatro dias de debates. Um agradecimento especial vai para nossos coordenadores de cursos, que, juntamente com a Comissão Organizadora, contribuíram significativamente na elaboração do programa desta semana”, iniciou a gestora.

“Falar de turismo, se sustentabilidade, empreendedorismo social, meio ambiente, de vida em comunidade - esses são alguns temas que estaremos falando aqui nesses quatro dias - é, sem sombra de dúvidas, falar de uma população que é solidária, e que mostrou toda essa solidariedade há dois meses atrás, quando vivemos essa tragédia aqui no Vale do Taquari. É, também, falar de pessoas que são, sim, capazes de reconstruir esse Vale. Que o CRIE Conexões traga para todos nós um momento de pensar nessa reconstrução: uma reconstrução sólida, para que possamos continuar crescendo e desenvolvendo”, complementou Evania. 

O que diz Monja Coen

Também fazendo referência às adversidades recentes que afetaram o Vale do Taquari, Monja Coen iniciou sua palestra com uma fala sobre a importância da resiliência, destacando a transformação da vida, e lembrando de uma lição fundamental do budismo: a impermanência. “Nossa existência é caracterizada por mudanças constantes e, independentemente das dificuldades que enfrentamos, a vida continua a se transformar”. A palestra com a líder zen budista ajuda os presentes no CRIE a refletirem sobre outras possibilidades de relações com os outros e com os espaços que habitam. 

A Monja Coen disse aos presentes que a existência humana é parte integrante da manifestação da vida na Terra, ou seja, que as pessoas estão conectadas a tudo o que existe. “Essa visão nos lembra da importância de cuidar do nosso planeta e de todas as formas de vida que o habitam. A maneira como vivemos e as escolhas que fazemos impactam não apenas a nossa própria existência, mas também o equilíbrio ecológico do mundo”.

Retomando o comentário sobre momentos de adversidades, a líder encorajou os presentes na tentativa de encontrar forças internas para reconstruir e retomar as vidas frente aos desafios que se colocam. “A resiliência é uma qualidade que todos possuímos e que nos permite superar obstáculos. A capacidade de se adaptar e aprender com as dificuldades é fundamental para o crescimento pessoal e a evolução espiritual”. 

Programação segue

Lucas George Wendt

A programação do CRIE Conexões está organizada em torno dos eixos  CONECTAR PARA CONHECER; CONECTAR PARA TRANSFORMAR e CONECTAR PARA REALIZAR. 

No eixo CONECTAR PARA REALIZAR, central na programação, estão Espaços Makers, nos quais serão discutidos temas localmente relevantes e propostos desafios participantes: 

Turismo no Vale do Taquari

07 e 08/11, a partir das 19h20min

- Como podemos impulsionar o desenvolvimento sustentável desse setor?

Espaço para entender o contexto do desenvolvimento do turismo no Vale do Taquari, pensar e propor juntos soluções para um desenvolvimento sustentável desse setor, atentando às vocações e identidades da região. Participam a empreendedora Ana Monteiro e representantes de entidades como Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (Avat) e Sebrae.

 

Empreendedorismo social criativo

07 e 08/11, a partir das 19h20min

- Como podemos criar possibilidades de atuação diante das demandas e dos desafios?

Espaço para conectar atores ligados ao empreendedorismo social para criação de possibilidades de atuação diante de demandas e desafios, gerando oportunidades para pensar a região por meio de projetos sustentáveis e autossuficientes. Participam representantes do Instituto Cor, Pacto pela Paz e Coalizão pelo Impacto. 

 

Meio ambiente e vida em comunidade

07 e 08/11, a partir das 19h20min

- Como podemos atuar ativamente para tornar nosso território mais sustentável?

Espaço para observar as demandas ambientais da região e entender como indivíduos e comunidade podem se articular efetivamente e atuar ativamente para tornar o território mais sustentável. Participam representantes de Secretarias de Meio Ambiente e de movimentos como Lixo Zero e hortas comunitárias. 

 

CONECTAR PARA CONHECER

No eixo CONECTAR PARA CONHECER estão cerca de 60 diferentes atividades. Este eixo é composto por visitas técnicas, mesas-redondas, painéis, palestras e oficinas. As atividades são voltadas aos estudantes da Univates (tanto os presenciais quanto os a distância), bem como à comunidade em geral interessada em participar, abrangendo diferentes áreas do conhecimento e promovendo a interdisciplinaridade e a extensão.  

 

CONECTAR PARA TRANSFORMAR

O eixo CONECTAR PARA TRANSFORMAR foi pensado com o objetivo de promover o autoconhecimento por meio de práticas de yoga, arteterapia, mindfulness, biodança, além de oficinas de Astronomia e Filosofia e meditação, entre outras. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Logo ods