Semeia Emau mobiliza diferentes atores em suporte às ações de reconstrução e restabelecimento de áreas atingidas pela cheia do rio Taquari

Postado as 22/11/2023 10:15:33

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Divulgação/Univates

No início de setembro, entre os dias 4 e 6, um evento climático de grande impacto atingiu o Vale do Taquari, alterando a rotina de gaúchos de diferentes localidades. Em resposta a essa situação, o Semeia Emau ‒ Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo ‒, iniciativa vinculada ao curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Taquari - Univates, iniciou uma série de ações para auxiliar a comunidade afetada.

Divulgação/Univates

Logo após a enchente, o Semeia Emau começou a mobilizar esforços em diversas frentes, em cooperação com a Defesa Civil Nacional ‒ que coordenava ações das Defesas Civis Estadual e Municipal. Foram realizados levantamentos e mapeamentos para identificar áreas atingidas, casas destruídas e intervenções de baixo custo necessárias. Reuniões semanais foram conduzidas para aprofundar o entendimento da situação e definir as estratégias a serem adotadas.

Divulgação/Univates

Nos dias subsequentes, o Semeia Emau organizou voluntários formados no curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates e de outras instituições para auxiliar na avaliação das habitações, em parceria com a equipe da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur).

Divulgação/Univates

Pouco antes da cheia, foi organizado o Grupo Intersetorial de Relação e Articulação do Vale do Taquari (Gira). Esse grupo, composto por membros da sociedade, academia, governo e setor privado, tem como objetivo reunir pessoas de diferentes esferas para desenvolver ações em prol da comunidade. O Gira representa a concretização de uma iniciativa antiga do projeto de extensão Habitar Bem, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates. No período mais agudo do pós-cheia, surgiu força para a iniciativa ser tirada do papel. Desde então, reuniões com diferentes atores sociais têm acontecido para formatar as propostas a serem trabalhadas.

Divulgação/Univates

Recentemente, o Semeia Emau formalizou uma parceria com a Sedur e o Escritório de Projetos de Restabelecimento e Reconstrução (EP2R) do Governo do Estado. Essa parceria visa a dar continuidade aos esforços que já vinham sendo realizados para apoiar os municípios atingidos pelo evento climático no começo de setembro. Como resultado, a equipe envolvida no projeto cresceu e está empenhada em oferecer suporte à comunidade afetada.

Logo ods