Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Pietra Darde

Curso de Medicina da Univates celebra 10 anos

Postado as 16/04/2024 14:41:11

Por Lucas George Wendt e Pietra Darde

A primeira aula do curso de Medicina da Universidade do Vale do Taquari - Univates aconteceu em 22 de abril de 2014, com 25 alunos oriundos de diferentes partes do Brasil. Apenas uma estudante era lajeadense, na ocasião. O início das atividades do curso era um indicativo do dinamismo que a formação na área da Saúde traria à região do Vale do Taquari. 

Para celebrar a primeira década de atividades, foi realizada ontem, 15, no Teatro Univates, um evento comemorativo que contou com estudantes, diplomados e professores do curso, além de docentes e coordenadores de demais cursos da instituição, Reitoria e também ex-funcionários - docentes e técnico-administrativos - que fizeram parte da constituição do curso. O objetivo do evento foi dar voz a representações que atuaram e atuam ao longo desses primeiros dez anos – professores, coordenadores, alunos e diplomados. 

O envolvimento da Universidade com a área da Saúde se deu com a oferta dos primeiros cursos na década de 2000. Em 2011, um grupo diverso foi composto para pensar no projeto do curso de Medicina, que foi encaminhado ao Ministério da Educação e aprovado no fim de 2013, com as aulas tendo iniciado em abril de 2014.

Pronunciamentos

O evento foi organizado pela professora Mônica Jachetti Maciel e a cerimonialista foi a coordenadora administrativa do curso, professora Claudete Rempel. O evento contou com pronunciamentos da reitora da Univates, professora Evania Schneider, além do coordenador do curso de Medicina da Univates, professor Luciano Nunes Duro e do coordenador adjunto, professor Diego Inácio Goergen. Os estudantes Fernanda Nagel, presidente do Diretório Acadêmico (DA), e João Vitor Pereira Nascente, vice-presidente do DA, também fizeram seus pronunciamentos. 

Antônio Luiz Marini Marchi

A reitora da Univates observou que, "ao longo desta década, o curso de Medicina da Univates tem sido um agente de promoção de saúde e qualificação na nossa região. Com certeza é um marco institucional, assim como o é para o Vale do Taquari. Por meio do trabalho de muitos nestes dez anos, formamos profissionais qualificados e, assim, estamos impactando positivamente o futuro dos nossos alunos e toda a comunidade regional. A excelência acadêmica da Univates aliada ao compromisso com o desenvolvimento da saúde na região tem fortalecido nossa missão de contribuir para o bem-estar e progresso do Vale do Taquari em diferentes áreas. Parabéns a todos os envolvidos por uma década de sucesso e impacto regional”. 

Divulgação/Acervo pessoal

“Este marco dos 10 anos também é relevante para a sociedade, refletido na melhoria da qualidade do atendimento e na ampliação das práticas de saúde na região. Ao longo desses 10 anos, houve um aumento significativo no número de atendimentos, atividades de extensão e engajamento com a comunidade. Além disso, o curso contribuiu para o aprimoramento dos profissionais de saúde locais, tanto na formação de novos profissionais, muitos dos quais permanecem na região, quanto no estímulo à capacitação contínua dos profissionais já atuantes, impulsionando-os a buscarem mais informação e atualização”, apontou o docente.

“A conquista do curso de Medicina para a Univates representa muito para diversos setores, começando pela universidade, que ousou lançar um projeto ambicioso. A criação deste curso foi fruto de um esforço coletivo, envolvendo várias mãos e demandando discussões, conversas e, principalmente, engajamento de diversos setores da sociedade e de vários municípios”, destacou o professor Luciano Nunes Duro. “O contexto da época era desafiador, com obstáculos para a abertura de novos cursos de Medicina. No entanto, a história nos revela que, no nosso caso da Univates, esse cenário foi diferente e mais tranquilo”. 

“Esses 10 anos são uma prova do compromisso e da dedicação de todos os envolvidos nessa trajetória. Que possamos continuar a crescer e a contribuir para a saúde e o bem-estar da nossa comunidade e região. Parabéns a todos nós por essa conquista”, completa o professor. 

Parcerias

Para dar vida ao curso de Medicina, a Universidade conta com muitas parcerias, com entidades privadas e órgãos públicos, como Prefeituras e Estado. Hoje o curso da Univates tem 585 alunos, que realizam práticas e estágios em cinco hospitais na região do Vale do Taquari: Hospital Bruno Born (Lajeado), Hospital de Estrela (Estrela), Hospital São José (Arroio do Meio), Hospital São Sebastião Mártir (Venâncio Aires), Hospital Santa Terezinha - Centro Oftalmológico (Encantado); em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias Saúde da Família (ESF) de cinco municípios - Lajeado, Estrela, Arroio do Meio, Colinas e Teutônia -, além de práticas em espaços da Secretaria Estadual de Saúde.

Do passado ao presente

A formatura dos 19 primeiros médicos da Univates ocorreu dia 21 de dezembro de 2019. Em 2022 a Univates recebeu autorização para aumento do número de vagas do curso, passando para 116 vagas anuais, o que ofereceu um impulso adicional à formação médica local. Em 2024A forma-se a 10ª turma de Medicina, totalizando 222 médicos formados pela Univates. Entre professores, preceptores e equipe de gestão, o curso de Medicina da Univates em Lajeado conta com uma equipe de cerca de 150 pessoas. 

Atualmente o curso tem alunos de diferentes estados e diferentes cidades do Rio Grande do Sul. Treze alunos são de fora do RS, de cidades como Sinop e Sorriso (no Mato Grosso), Parnamirim (Rio Grande do Norte), Formosa e Catalão (Goiás) e Chapecó (Santa Catarina).

Noite de homenagens

O reitor do período de instauração do curso, professor Ney José Lazzari; o articulador e captador de docentes médicos, professor Raul Roberto Stoll; a diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) na época da implantação do curso, professora Magali Teresinha Quevedo Grave; e a Pró-Reitora de Ensino do início do curso, professora Luciana Carvalho Fernandes, além do idealizador da proposta inicial do curso, João Batista Pozzato, receberam homenagens.

Divulgação/Univates

A professora Maria Isabel Lopes, diretora do então Centro de Ciências Médicas (CCM) e coordenadora pedagógica do início do curso, além das supervisoras acadêmicas Eduarda de Conto e  Vivian Spellmeier Sulzbach, que atuaram no curso, também foram homenageadas. 

Divulgação/Univates

Os ex-coordenadores foram lembrados: professores Luiz Fernando Kehl (coordenador de 2014 a 2019); Márcio Mossmann (coordenador de 2020 a 2021; Angela Paveglio Teixeira Farias (coordenadora adjunta em 2020 e coordenadora em 2021); André Anjos da Silva (coordenador adjunto em 2021 e coordenador em 2021 e 2022); Simone Perez (coordenadora em 2022 e coordenadora adjunta em 2022). 

Trajetórias

O impacto da Univates na formação de profissionais médicos foi destacada por representantes das turmas (T) que a Instituição formou até então: T1 - Maicon Bonaldo Dias; T1 - Thaísa Cardoso Fenalte; T2 - Helena Oliveira Ederich; T3 - Luana Kremer; T4 - Paola Iana Fucks da Veiga ; T5 - Inaiá Miranda Lourenzon; T7 - Mariana Longhi Zandonai; T8 - Enzo Vinícius Souza Santana; T9 - Raul Prates Dantas e T10 - Jorge de Oliveira Mateus (cuja formatura acontece em 06/07/2024). 

Pietra Darde

Maicon Bonaldo Dias destacou a gratidão ao apoio que foi recebido ao longo da sua formação. “Foi uma época desafiadora”, lembrou, “o curso começou em outro contexto e, ao longo do tempo, conseguiu nos proporcionar estrutura e experiências para que conseguíssemos seguir adiante em nossas formações. No começo eu era o mais jovem da turma, lembro. Foi um tempo que passou rápido. Saí de Lajeado depois de me formar em 2019 para seguir estudando, e retornei posteriormente para a região do Vale do Taquari com a ideia de agregar e contribuir de alguma forma com a região. ‘Um médico nunca se forma’, disse o professor Kehl certa vez, e eu mantenho isso comigo. Obrigado!”. 

Logo ods