Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Sem imagem

Univates sedia discussão sobre estratégias para enfrentamento de enchentes

Postado as 17/04/2024 11:50:40

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Gabriela Hautrive/Grupo Independente

 

Líderes regionais e autoridades se reuniram, nesta segunda-feira (15), na Universidade do Vale do Taquari - Univates, para discutir estratégias visando mitigar os danos causados por eventos climáticos no Vale do Taquari. O encontro, coordenado pelo Gabinete de Crise do Estado do RS e presidido pelo Secretário Executivo Pablo Palma, teve como destaque a apresentação de pesquisas sobre enchentes na região.

Durante a reunião, Pablo Palma anunciou medidas concretas para melhorar a previsão climática, destacando a implementação de um radar para fornecer previsões mais precisas e de melhor qualidade à população. Os prefeitos presentes também discutiram a padronização das réguas de medição do nível do rio Taquari nos municípios da região.

Mateus Souza/Grupo A Hora

 

O grupo, coordenado pela economista e professora na Univates Cíntia Agostini, tem como principal objetivo aprender com os eventos climáticos do ano passado e minimizar os impactos futuros. Além disso, busca proporcionar respostas sólidas e confiáveis à sociedade, permitindo que os cidadãos tomem decisões informadas em momentos de crise.

Segundo Cintia, o objetivo principal é olhar para aquilo que aconteceu no ano passado e tentar minimizar os impactos nos próximos eventos. “É como nós aprendemos melhor a fazer a gestão de crise, falando dessa questão dos desastres climáticos. A sociedade precisa dessas respostas, precisa de informação mais sólida e confiável para conseguir também, lá na ponta, no município, na vida de cada um, tomar a melhor decisão quando isso acontecer, porque a gente sabe que novos eventos acontecerão”, relata. O grupo foi criado informalmente, e procura trazer lideranças para debater o tema com maior amplitude. 

Gabriela Hautrive/Grupo Independente

O próximo encontro está marcado para o dia 22 deste mês e contará com a participação da Secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado, Marjorie Kauffmann, que discutirá as ações realizadas em conjunto com a região. Entre os participantes estiveram os prefeitos de Muçum, Encantado e Colinas, bem como representantes de entidades locais.

 

Logo ods