Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Luisa Hauschild Wunsch

Seminário reúne líderes de turma e reitora para tratar sobre liderança estudantil

Postado as 18/04/2024 10:29:28

Por Lucas George Wendt

No dia 16 de abril, no Espaço da Aula+, na Biblioteca da Universidade do Vale do Taquari - Univates, os representantes de turma de Cursos Técnicos, Superiores de Tecnologia, bacharelados e licenciaturas se reuniram para mais uma edição do Seminário de Liderança. Cerca de 100 estudantes participaram do evento, uma iniciativa da Reitoria da Universidade voltada para fomentar a representatividade estudantil e capacitar líderes dentro do ambiente acadêmico.

Luisa Hauschild Wunsch

A reitora, professora Evania Schneider, dirigiu o seminário. Motivando os estudantes para participarem como representantes e, assim, experimentarem e aprenderem mais sobre o papel do representante de turma, a fala da reitora procurou esclarecer conceitos e desenvolver habilidades de comunicação, resolução de problemas, trabalho em equipe, empatia, negociação, entre outros. Conforme a professora Evania, o representante de turma é um porta-voz dos interesses de um grupo, não só de uma pessoa. 

A reitora falou sobre habilidades e competências requisitadas a pessoas que assumem papéis de liderança. “Liderança é a habilidade de motivar e inspirar pessoas, e essa motivação se dá mais pelas atitudes do líder do que propriamente pelas palavras que ele diz", argumentou a reitora. Explicando aos presentes aspectos da comunicação, elemento central nas habilidades do líder, Evania conversou acerca da importância da comunicação não-violenta (CNV), que auxilia na construção de pontes para que o líder possa efetuar o seu papel. “O que é dito e como é dito afeta e impacta na maneira como a mensagem é processada pelo outro, como também, a possibilidade (ou não) de chegarem a um resultado positivo para ambos.”

Luisa Hauschild Wunsch

O seminário também abordou outros elementos importantes da liderança no contexto universitário, onde os representantes de turma são incentivados a desenvolver uma gama diversificada de habilidades interpessoais para a liderança. Entre elas, a empatia, que é importante pois permite que jovens líderes compreendam as diferentes perspectivas e necessidades dos colegas, estabelecendo conexões genuínas e construindo um ambiente de confiança e colaboração. 

Juntamente com a empatia, a habilidade de comunicação se revela relevante, capacitando os representantes a expressar suas ideias de forma clara, assertiva e respeitosa e, assim, promovendo o entendimento mútuo e a resolução construtiva de conflitos. Neste momento, outro aspecto importante: a resolução de problemas e conflitos se torna chave, já que os líderes precisam identificar, analisar e encontrar soluções eficazes para os desafios enfrentados pela turma ou pela comunidade estudantil como um todo. 

O trabalho em equipe complementa esse conjunto de habilidades, exigindo dos líderes a capacidade de coordenar e colaborar com os colegas, valorizando suas contribuições individuais e promovendo um ambiente de respeito mútuo. Por fim, a habilidade de negociação se mostra importante para alcançar acordos benéficos, considerando os interesses e necessidades de todas as partes envolvidas, consolidando assim uma liderança eficaz e participativa no ambiente universitário.

Luisa Hauschild Wunsch

O que é a liderança estudantil?

A liderança estudantil refere-se ao envolvimento dos alunos em atividades e iniciativas que promovem a participação ativa dos estudantes na tomada de decisões e na condução de questões relacionadas à sua educação e comunidade escolar. A liderança estudantil pode assumir muitas formas, incluindo a criação de Diretórios Centrais de Estudantes, Diretórios Acadêmicos, clubes estudantis, organizações de estudantes, conselhos estudantis e outras formas de participação em governança estudantil. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods