Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Organizações regionais comemoram encaminhamento do projeto do curso de Medicina

Postado em 04/05/2012 22h22min

Por Tamara Bischoff

Em jantar realizado na noite desta sexta-feira, dia 4, na sede social da Univates, representantes das diretorias e do corpo clínico do Hospital de Estrela e do Hospital Bruno Born (HBB), prefeituras de Lajeado e Estrela, Conselho Municipal de Saúde de Lajeado, 16ª Coordenadoria Regional da Saúde, Fundef, professores da área da Saúde e Reitoria da Univates, Conselho de Administração da Fuvates, profissionais médicos que atuarão como professores reuniram-se em um jantar de confraternização para celebrar o projeto de implantação do curso de Medicina na Univates.

 

Segundo o reitor da Instituição, Ney José Lazzari, o encontro também serviu para comentar sobre o estágio atual do encaminhamento do projeto, que foi protocolado no site do Ministério da Educação dia 13 de abril. O projeto envolve três grandes organizações do Vale. O HBB hoje conta com cerca de mil colaboradores, entre médicos e funcionários; na Univates, somando-se professores e funcionários, são aproximadamente 1.020 pessoas trabalhando; e o Hospital de Estrela conta com outros 320 colaboradores. Os convênios com os dois hospitais, bem como com a Prefeitura de Lajeado, também já foram assinados.

De acordo com o noticiário dos últimos meses, há falta de médicos para atuarem pelo Sistema Único de Saúde em todo país. E no Vale do Taquari, a situação não é diferente. A partir dessa realidade, a implantação do curso também tem como objetivo conseguir atender a essa crescente demanda e beneficiar toda a área da saúde regional.

O processo segue agora um trâmite específico. É preciso aguardar a Comissão de Verificação do MEC, depois a aprovação do Conselho Nacional de Educação e, posteriormente, começa a tramitação no Conselho Nacional de Saúde, junto ao Ministério da Saúde.

 

Confira alguns depoimentos:

 

Irmã Terésia Steffen, presidente da Associação Franciscana de Assistência à Saúde - Hospital de Estrela

“Com tantos médicos preocupados com a formação dos alunos, para nós é um compromisso muito grande contribuir para essa qualificação. E se é um desafio novo para a Univates, é para nós também”, afirmou. Ela disse ainda que a preocupação maior é com a questão humana, pois cuidar da vida vai muito além do trabalho científico.

 

Claudinei Fracaro, presidente do Hospital Bruno Born

“Hoje nós estamos falando do Vale do Taquari, e estamos unindo três enormes empresas: Univates, HBB e Hospital de Estrela”, disse ele, acrescentando que este é um momento histórico. “Nos sentimos muito honrados em poder participar. Todos os médicos querem se capacitar e colaborar. Esperamos que saiam excelentes frutos dessa parceria”, acrescentou.

 

Luiz Fernando Kehl, coordenador do Curso de Medicina

“Certamente serão dias de intenso trabalho e aprendizado. Inúmeros serão os momentos de alegria e satisfação do ensino daqueles futuros colegas de profissão”, afirmou ele.

Kehl ressaltou ainda a grande responsabilidade que é formar uma nova geração de médicos, que levarão o nome da Univates para onde quer que seja. “Em nosso entendimento, este ato é um reconhecimento do trabalho de nossos antecessores. E aproveito para dizer aos colegas que a vida acadêmica é feita de muitos desafios. A cada nova etapa maiores serão os desejos de superação e a vontade de ir mais longe”, salientou.

 

Luciana Carvalho Fernandes, pró-reitora adjunta de Ensino da Univates

A professora explicou sobre o pedido de homologação que foi encaminhado ao MEC em abril e disse que este segue uma dupla tramitação: no Conselho Nacional de Educação e de Saúde.

Conforme o projeto, a Univates está pleiteando 60 vagas anuais (30 para cada semestre) para o curso, que terá aulas em turno integral. “A proposta é centrar o estudante como sujeito do seu próprio aprendizado, tendo ele um papel ativo e sendo o professor um facilitador, instigando o aluno”, observou. De acordo com Luciana, o currículo será modular, trabalhando com conteúdos e não com disciplinas.

 

Carmen Regina Pereira Cardoso, prefeita de Lajeado

“Nosso centro universitário vem crescendo de forma exemplar, desafiadora e audaciosa, focado sempre na qualidade do ensino. Estamos vibrando, porque nós sabemos que o encaminhamento deste novo curso terá seu trâmite, e que teremos sucesso na aprovação”, disse a prefeita, ressaltando que este é um curso diferenciado, porque existe, além do conhecimento técnico e científico, todo um trabalho humanístico.

“Temos certeza que a implantação desse curso será um marco histórico sim, não só para os envolvidos, mas para as cidades de Estrela e Lajeado e para todo Vale do Taquari. Agradeço a Deus por vivenciar um momento como este. Hoje estamos cimentando os alicerces de uma obra coletiva de primeira grandeza”, concluiu.

 

Ney José Lazzari, reitor da Univates

Lazzari iniciou sua fala apresentando dados atualizados da Univates, como número de alunos, professores, cursos, conceitos obtidos nas últimas avaliações externas e investimentos. “Ficamos entre os três ou quatro melhores centros universitários do Brasil”, ressaltou.

Conforme o reitor, até o ano de 2020 serão investidos mais de R$ 130 milhões por parte da Instituição. Ele falou também sobre o posicionamento da Univates para os próximos anos. “Essa é uma instituição que é comunitária, pertence à comunidade de Lajeado e região”, destacou, acrescentando que o curso de Medicina só será possível porque em Lajeado existe um hospital do tamanho do Bruno Born, porque há o apoio do Hospital de Estrela e pelo estágio atual em que a Univates se encontra. “Mas a Univates sozinha não tem como oferecer esse curso. E a Univates não quer construir hospital, e nem ser dona de hospital. Essa é uma decisão estratégica da Instituição”, afirmou.

“Estamos conseguindo fazer uma sinergia de organizações, de comunidades e de municípios de toda uma região. Estamos conseguindo juntar as forças e, com isso, encaminhando a realização de projetos que sequer foram sonhadas por muitos”, reforçou.

Segundo Lazzari, o Governo Federal pede que o país forme mais médicos. “A visão oficial é da necessidade de formar mais médicos, e médicos envolvidos com o SUS”, acrescentou.

Em relação à escolha do coordenador do curso, o reitor ressaltou que o professor Luiz Fernando Kehl possui experiência de 37 anos de docência em Caxias do Sul e Porto Alegre. “Acho que isso é suficiente para explicar por que a Univates o escolheu para coordenar o curso”, disse.

“Temos todas as condições de colocar o Vale do Taquari neste mapa. Podemos ser cobrados no futuro se não fizermos isso. As instituições estão maduras. As organizações estão prontas. Estamos preparados para implantar um curso de Medicina. Temos muito orgulho do que já fizemos. Mas o melhor de tudo é ver o quanto de desafios temos pela frente e o quanto poderemos fazer para a sociedade do Vale do Taquari”.

 

Texto: Tamara Bischoff

Tamara Bischoff

Notícias Relacionadas