Doutoranda espanhola realiza pesquisa sobre diabetes na gravidez na Univates

Postado em 05/03/2014 17h33min

Por Tuane Eggers

Enquanto as universidades europeias estão entre os principais destinos de intercambistas do mundo todo, principalmente por sua qualidade de ensino e de pesquisa, a Univates também chamou a atenção de uma doutoranda europeia. Carmen Neri Fernandez Pombo, enfermeira e doutoranda em Endocrinologia da Universidad de Vigo, na Espanha, escolheu a Instituição do Vale do Taquari para passar um semestre pesquisando sobre diabetes na gravidez, no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD).

Neri é graduada em Enfermagem e mestre em Nutrição. No momento, em seu doutorado em Endocrinologia, ela estuda a evolução da saúde da mulher e do feto durante a gravidez, principalmente nas grávidas com diabete gestacional.

A doutoranda conta que conheceu a Univates por meio do convênio com sua universidade na Espanha. “Escolhi a Univates depois de entrar no site e ver que era uma universidade que, embora jovem, cresce muito em sua infraestrutura e cursos oferecidos. Me chamou a atenção pelo fato de oferecer o curso de Medicina entre suas graduações. Por isso, compreendi que é uma instituição que está crescendo também na qualidade dos professores”, explica.

Neri conta que também conferiu os currículos dos professores de pós-graduação e percebeu que são muito competentes e bem preparados. “Então, somei a qualidade dos professores com o crescimento que a universidade parecia ter e achei que também poderia me beneficiar deste bom momento que está acontecendo, algo que não vi em outras universidades”, acrescenta ela, que agora desenvolve suas atividades sob coordenação da professora doutora Claudete Rempel.

Durante o semestre, Neri cursará três disciplinas, além de realizar um estágio de docência e atividades práticas no Ambulatório de Nutrição da Univates, com o objetivo de conhecer e comparar as rotinas nutricionais do Brasil. Ela realizará, ainda, uma pesquisa conjunta com outra doutoranda do PPGAD, Claudete Moreschi, intitulada “Análise da situação de saúde da população cadastrada no Siab e acompanhamento da implantação do e-SUS no município de Lajeado/RS – Brasil”. Seu retorno para a Espanha está programado para o mês de julho e sua tese será apresentada no fim deste ano.

Mais informações sobre o PPGAD da Univates podem ser obtidas no site www.univates.br/ppgad.

Texto: Tuane Eggers

Carmen Neri Fernandez Pombo passará um semestre pesquisando na Univates