Profissionais palestram sobre energias limpas e renováveis na Univates

Postado em 23/04/2014 10h46min

Por Nathália Braga

No próximo dia 3 de maio, no turno da manhã, será realizado o 1º Workshop sobre Energias Limpas e Renováveis da Univates. O evento, que ocorrerá no auditório do Prédio 7, será voltado aos estudantes de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Controle e Automação e demais interessados na temática energia.

O professor doutor em Engenharia Ambiental e Sanitária Odorico Konrad, da Univates, será um dos palestrantes do evento. Além dele, a professora doutora em Engenharia Mecânica Adriane Prisco Petry, da Ufrgs, o graduado em Automação Industrial e colaborador da Solar Energy, Hewerton Elias Martins, e o graduado em Tecnologia em Gestão Ambiental e integrante da empresa Naturaovos, Fábio Fernandes Koch, conduzirão debates durante o evento.

No encontro, serão realizadas palestras sobre os temas energia solar, energia eólica e energia da biomassa. Também serão abordados assuntos relacionados a equipamentos e tecnologias ligados à área de energia, além de haver relato de experiências da Univates em relação a energias alternativas.

O investimento é de R$ 5,00 e as inscrições para o evento podem ser feitas pelo site www.univates.br/eventos. Outra atividade está programada para o dia 16 de maio, com visitas técnicas ao Laboratório de Energia Solar da Ufrgs, em Porto Alegre, e ao Parque Eólico de Osório. Em alguns dias, será iniciado o período de inscrições para as 45 vagas disponíveis para as visitas técnicas, com investimento de R$ 35,00.

Confira a programação completa:

3 de maio – Auditório do Prédio 7

8h20min – Abertura do workshop, com o docente Rafael Rodrigo Eckhard

8h45min – Palestra com Hewerton Elias Martins sobre energia solar

9h30min – Dra. Adriane Prisco Petry ministra palestra sobre energia eólica

10h15min – Intervalo

10h30min – Palestra sobre energia da biomassa e biogás, com Fábio Fernandes Koch

11h15min – Experiências da Univates com as energias alternativas, guiada pelo docente Dr. Odorico Konrad

11h30min – Debate com os presentes e lançamento do livro “Manual Básico do Biogás”

12h30min – Almoço de encerramento

16 de maio – Visitas técnicas

8h20min – Deslocamento de Lajeado a Porto Alegre