Laboratório de Biorreatores é selecionado para o projeto Probiogás

Postado em 22/07/2014 14h57min

Por Nicole Morás

A Univates recebeu, na última sexta-feira, dia 18, mais uma notícia para ser comemorada na área da pesquisa: o Laboratório de Biorreatores da Instituição foi selecionado para participar da Rede de Avaliação de Substratos (RAS) do Projeto Brasil Alemanha de Fomento ao Aproveitamento Energético do Biogás (Probiogás).

O projeto inovador no país, coordenado pelo Ministério das Cidades e pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, da Alemanha, tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento de redes de pesquisa em biogás no Brasil e ampliar o aproveitamento energético de biogás no país.

A Univates será a única representante do Sul do Brasil nesta rede de pesquisa, que conta ainda com participação do Instituto Federal de Goiás (IFG), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com coordenação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), representada pela Embrapa Suínos e Aves.

Cada instituição selecionada irá receber um kit de equipamentos com um analisador automático de potencial metanogênico, um analisador portátil de biogás, um medidor de vazão/totalizador de volume de gás e dois medidores de vazão para pequenos volumes.

O processo de importação dos equipamentos já foi iniciado e estes devem estar disponíveis para atividades ainda no mês de agosto. Para que haja maior confiabilidade na comparação dos resultados das análises realizadas entre os laboratórios participantes, eles também deverão adotar as mesmas metodologias de ensaios.

O Laboratório de Biorreatores, sob a coordenação do professor doutor Odorico Konrad, desenvolve estudos desde 2009, visando ao aproveitamento energético de diferentes biomassas empregadas para a geração de biogás, o que possivelmente contribuiu para que a Instituição fosse uma das selecionadas, dentre as 13 inscritas.

Texto: Nicole Morás

Laboratório de Biorreatores deve receber equipamentos ainda no mês de agosto

Tuane Eggers