Teatro do Centro Cultural recebe cerimônias de formatura a partir de agosto

Postado em 29/07/2014 17h08min

Por Nicole Morás

Depois de receber diversos eventos culturais que integraram a programação de inauguração, realizada de maio a julho, o Centro Cultural Univates sedia, a partir de agosto, as cerimônias de formatura da Instituição.

Durante o mês, alunos dos cursos técnicos e de graduação recebem seus diplomas no palco do Teatro. O novo sistema de solenidades tem início no próximo sábado, dia 2, quando alunos dos Cursos Técnicos recebem suas titulações.

Na nova configuração, a Univates disponibiliza, sem custos, o espaço e alguns serviços e materiais necessários, como decoração interna dos espaços, sonorização e iluminação com operador responsável, bem como as becas e capelos que compõem o traje dos formandos. A Instituição oferecerá também, tanto na prova de togas como no dia da formatura, um estúdio fotográfico para alunos que quiserem trazer um profissional de sua escolha ou familiar para efetuar as fotografias neste local.

Formanda do Técnico em Edificações, Bruna Bisolo será uma das alunas da primeira turma a participar de solenidade no espaço. Para ela, a formatura representa o marco de um novo ciclo em sua vida, bem como a realização de uma meta alcançada. “Foi um grande investimento da Instituição, e acho bem interessante este novo sistema, pois beneficia os alunos. Além de ser um lugar diferenciado tanto para cultura e entretenimento, é também um lugar específico para as formaturas. Me sinto orgulhosa em fazer parte deste primeiro grupo”, afirma.

Além do Teatro, os auditórios da Univates também poderão sediar as solenidades de formatura, conforme resolução aprovada pela Conselho Universitário, que contou, inclusive, com representantes dos alunos por meio do Diretório Central dos Estudantes. Conforme a Resolução, a infraestrutura será fornecida pela Instituição e caberá aos formandos e às comissões de formatura decidirem quanto à fotografia e filmagem do evento, bem como, a contratação de profissional de foto e filmagem, além de repassar ao coordenador do cerimonial as músicas que serão utilizadas na cerimônia. O documento completo pode ser conferido no Espaço Acadêmico em www.univates.br.

40 anos formando pessoas
Em 2014, além da primeira formatura no Teatro do Centro Cultural, a Univates comemora também os 40 anos de graduação das primeiras turmas da Instituição, realizada no dia 19 de julho de 1974, no Cine Teatro Alvorada. A cerimônia reuniu 62 formandos dos cursos de Economia, Ciências  Contábeis e Letras, sendo presidida pelo então vice-reitor da Universidade de Caxias do Sul, Asyr Nehme Simão. Orador da primeira turma, o economista e membro do Conselho Administrativo da Univates Italo Reali lembra que o grupo de formandos valorizou muito a cerimônia, por ser a primeira formatura oficial de cursos superiores na região.

“Fomos a Caxias do Sul com uma relação do manequim de cada formando para alugar as becas e togas”, relembra. Para Reali, naquela época não era possível ter a dimensão do que a Univates seria hoje. “Sempre é uma emoção se formar, mas imaginar a formatura em um local como o Centro Cultural é uma emoção muito maior. Seria como se sentir em casa, pois é um espaço da própria Instituição”, observa, ressaltando que com as formaturas realizadas nos últimos 40 anos, a Instituição e o Vale do Taquari ganharam muitos profissionais que contribuem para o desenvolvimento da região.

Texto: Nicole Morás

Bruna Bisolo faz parte do primeiro grupo a se formar no Teatro

Teatro sedia formaturas durante o mês de agosto

Tuane Eggers