Olimpíada Matemática da Univates: estudantes desafiados pelos números

Postado em 27/08/2014 16h38min

Por Tuane Eggers

A 17ª edição da Olimpíada Matemática da Univates incentivou 2.350 estudantes de Ensino Fundamental e Ensino Médio a exercitarem o gosto pelos números. A atividade realizada na tarde desta quarta-feira, dia 27, reuniu alunos de 65 escolas, oriundos de cerca de 25 municípios. Entre eles, estavam estudantes das cidades de Porto Alegre, a 110 km de distância, e de Panambi, a 260 km de Lajeado.

De acordo com o coordenador desta edição, professor Claus Haetinger, foi observado um aumento no número de participantes ao longo do tempo, sendo que na primeira fase da atividade costumam participar entre 8 mil e 10 mil estudantes. “Percebemos também que há alunos que participaram de edições anteriores e continuam participando. Isso é sinal de que eles continuam gostando. E o que nos chama a atenção, de um ponto de vista mais técnico, é a qualidade da resolução das questões e a clareza no raciocínio. Isso também é resultado do trabalho dos professores nas escolas”, destaca Haetinger.

Para uma das integrantes da comissão organizadora, professora Marli Quartieri, um fato relevante desta edição é que a atividade contou com 120 estudantes fiscais, dos mais diversos cursos, proporcionando a interdisciplinaridade. Além disso, ela conta que as dez questões que compõem a prova não necessitam de fórmulas. “São questões de interpretação, mais abertas e sem fórmulas, para eles pensarem mesmo”, ressalta Marli.

Yasmim Rottoli, de 11 anos, e Leonardo Barili, 10 anos, formaram uma das duplas do 6º ano do Colégio Santo Antônio, de Imigrante. Eles contam que esta é a segunda vez que participam e que consideraram a dificuldade da prova razoável. Sua área preferida da matemática é a multiplicação.

Outra dupla foi composta pelas estudantes Isadora Senger da Silva e Amanda de Oliveira, ambas de 13 anos, do 8º ano da Escola Municipal Alfredo Schneider, de Teutônia. Isadora afirma que a matemática é a disciplina em que mais tem facilidade. Esta também é a segunda vez que participam da atividade e pretendem estar presentes novamente no próximo ano.

Os professores acompanhantes das turmas foram recepcionados com uma atividade especial organizada pelo Setor de Marketing e Comunicação. Enquanto aguardavam os estudantes realizarem a prova, eles também receberam uma limpeza de pele realizada por estudantes do curso de Estética e Cosmética.

Uma das acompanhantes das turmas foi a professora Daniela Guizzo de Oliveira, acadêmica de Letras da Univates e docente do 5º ano do Colégio Pastor Dohms, de Taquari. Esta é a terceira vez que acompanha os alunos na realização da prova. “Considero a atividade bem importante para estimular o gosto pela matemática, além de estimular os estudantes que têm mais facilidade a ajudarem os outros, que se esforçam cada vez mais para virem participar. Outro ponto relevante é a integração com as escolas da região. Só pelo fato de virem para a Univates, os alunos já ficam muito contentes”, salienta Daniela.

Os resultados desta edição devem ser divulgados no dia 21 de outubro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5515, ou pelo e-mail omu@univates.br.

Texto: Tuane Eggers

Daniela Guizzo de Oliveira, estudante de Letras e docente do Colégio Pastor Dohms, foi uma das professoras acompanhantes

Tuane Eggers

Enquanto aguardavam os alunos, professores acompanhantes receberam limpeza de pele