Curso de Ciências Biológicas traz palestras, filme e minicursos

Postado em 28/08/2014 11h28min

Por Tuane Eggers

Na próxima segunda-feira, dia 1º de setembro, inicia a Semana Acadêmica do curso de Ciências Biológicas, licenciatura e bacharelado, da Univates. A programação segue até quinta-feira, dia 4, e conta com palestras, projeção de filme, minicursos e também uma reunião dos estudantes.

Na noite de segunda-feira, serão realizadas duas atividades no auditório do Prédio 11. Com início programado para às 19h30min, ocorrerá a palestra “Bactérias promotoras do crescimento vegetal: alternativas para uma agricultura sustentável”, ministrada por Luciane Passaglia. A partir das 21h, o evento abordará o tema “Biofilmes microbianos: conceitos, prejuízos e estratégias de combate”, ministrado por Alexandre José Macedo.

Na terça-feira, dia 2, o auditório do Prédio 11 receberá três eventos, com início às 19h30min. O primeiro abordará o tema “Parques eólicos no Rio Grande do Sul: panorama atual”, conduzido por Carlos Eduardo Ferro. Em seguida, às 20h15min, será realizada palestra sobre “Atuação do biólogo em empreendimentos”, lecionada por Jair Gilberto Kray. Para finalizar a programação da noite, a partir das 21h, ocorre a palestra “Vida e ecologia: o Parque Witeck no processo de sustentabilidade”, ministrada por Henrique Witeck.

Na quarta-feira, dia 3, o evento inicia no turno da tarde, às 17h, na sala 411 do Prédio 12, com a projeção do filme documentário “Vanishing of the bees – O desaparecimento das abelhas”, organizada pela estudante Francieli Spohr. A partir das 18h30min, o auditório do Prédio 11 receberá a palestra “Coopeg: um caso de sucesso na agroecologia”, ministrada por Jorge Mariani. Em seguida, a partir das 21h, ocorre a reunião dos alunos do curso de Ciências Biológicas, organizada por Luís Carlos Scherer.

O último dia da programação da Semana Acadêmica será dedicado aos minicursos, a partir das 19h30min. Na sala 304 do Prédio 1, o tema abordado por Lucélia Santi será “Fatores de virulência de micro-organismos: perspectivas moleculares de patógenos microbianos”. Já na sala 302 do Prédio 3, o assunto será “Animais peçonhentos: acidentes, mecanismo de ação e biotecnologia dos venenos e terapêutica”, ministrado por Markus Berger. Na sala 200 do Prédio 8, o minicurso abordará “Biologia molecular vegetal: controle e análise da expressão gênica em plantas”, ministrado por Andressa Dametto.

A programação é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo site www.univates.br/eventos. Detalhes podem ser conferidos pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5454, ou pelo e-mail cbs@univates.br.

Texto: Tuane Eggers

Biologia molecular vegetal será o tema abordado em um dos minicursos

Tuane Eggers