Encontro de professores de língua inglesa e espanhola aborda Shakespeare e García Márquez

Postado em 29/08/2014 11h16min

Por Tuane Eggers

Professores e acadêmicos da área de idiomas reuniram-se, na manhã desta sexta-feira, dia 29, no câmpus da Univates, para refletir sobre metodologias atualizadas no ensino de idiomas, pensando a aquisição da língua estrangeira como um processo de construção e de interação. Nos turnos manhã e tarde, foi realizado o XV Encontro Estadual de Professores de Língua Inglesa e o X Encontro Estadual de Professores de Língua Espanhola.

Na abertura oficial, uma das organizadoras dos encontros, professora Isabel Körbes Scapini, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância de buscar conhecimento para tornar a prática docente cada vez melhor. A coordenadora do curso de Letras, professora Marlene Spohr, parabenizou os professores presentes pelo empenho e falou que, atualmente, o professor não pode mais ser um simples repassador de informações. “Nunca estamos prontos. Cada instante é um momento de aprendizagem”, salientou ela.

A diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais, professora Fernanda Brod, também agradeceu aos professores presentes e aos acadêmicos pelo empenho em compartilhar seus conhecimentos com os colegas. “A gente não pode falar em internacionalização sem o pressuposto que é o conhecimento em línguas estrangeiras. É tudo mais facilitado em função desse conhecimento”, afirmou ela.

A mesa oficial também foi composta pela professora Laura Imbriaco. Após os pronunciamentos, foi realizada uma abertura especial, com apresentação artística feita pelos alunos bolsistas do Pibid, subprojetos de Letras Espanhol e Inglês. De forma teatral, representaram trechos e trouxeram informações sobre os autores homenageados nesta edição do evento: William Shakespeare, na Língua Inglesa, e Gabriel García Márquez, na Língua Espanhola.

A programação seguiu com palestra da professora doutora Gabriela Bulla, sobre “Letramento em línguas adicionais e tecnologias”. Ela iniciou sua fala apresentando o projeto “Hilda Hilst”, do Programa de Português para Estrangeiros (PPE/Ufrgs). Com a participação de estudantes estrangeiros, foi feito um glossário para definir algumas expressões curiosas – e até alguns palavrões - da literatura brasileira. “A ideia do projeto é um estudo literário de diversas expressões, considerando que a literatura é aquilo que desestabiliza e não tranquiliza os sentidos”, comentou Gabriela.

Durante sua palestra, ela apresentou um material sobre formas de abordar a sexualidade em uma aula de língua adicional, realizado por uma colega da Ufrgs. “Me lembro de professores que, na hora das obras lidas, pulavam as partes que falavam de sexualidade. Então, isso ainda é uma questão a ser trabalhada”, reconheceu a professora.

Após a palestra de Gabriela, os grupos de Língua Espanhola e Língua Inglesa assistiram a palestras distintas. Para o primeiro grupo, a atividade abordou “Letramento Literario: um camino por la frontera uruguaya”, ministrada pelo professor Milton Hernán Bentancor. Para o segundo, o tema abordado foi “Letramento em língua inglesa e tecnologias”, pela professora Gabriela Bulla.

O evento prossegue no turno da tarde, a partir das 13h30min, com atividades práticas, sendo algumas realizadas no Laboratório de Línguas do Interlínguas Univates. Nessa ocasião, novamente, os coordenadores serão a professora Gabriela Bulla na área do inglês e o professor Milton Bentancor no grupo de espanhol.

Detalhes sobre o evento podem ser conferidos com a equipe do projeto Tecnologia e Letramento em Línguas e Literatura, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5553, ou pelo e-mail projetoli@univates.br.

Texto: Tuane Eggers

Após abertura oficial, bolsistas do Pibid/Letras realizaram apresentação teatral

Evento contou com palestra da professora doutora Gabriela Bulla

Evento contou com palestra da professora doutora Gabriela Bulla