Formação em Astronomia: gravitação universal é tema de curso

Postado em 16/09/2014 16h36min

Por Nathália Braga

A Univates está com inscrições abertas para o curso de extensão Formação em Astronomia: gravitação universal. A atividade é direcionada aos professores de Física que trabalham tópicos de astronomia no Ensino Médio, licenciandos em Ciências Exatas e áreas afins e professores de Geografia e de Ciências que abordam temas de astronomia nas séries finais do Ensino Fundamental. O curso ocorre nos dias 17 e 18 de outubro e 3 e 8 de novembro.

Divididas em cinco módulos, as aulas abordarão teorias de Kepler e Newton, a Lei da Gravitação Universal, balança de Cavendish, o pêndulo de Foucault e as influências gravitacionais da Lua sobre a Terra. A atividade será ministrada pelas docentes Eliana Borragini e Daniela Pavani. As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de outubro.

O curso, gratuito, é oferecido em parceria entre o projeto de extensão Desvendando o céu: Astronomia no Vale do Taquari e o Observatório Educativo Itinerante da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Interessados podem efetuar inscrições na Secretaria de Extensão, sala 110 do Prédio 1, ou pelo site www.univates.br/cursosdeextensao.

Mais detalhes podem ser conferidos na Secretaria de Extensão, pelos telefones (51) 3714-7011 e (51) 3714-7000, ramais 5209 e 5210, ou pelo e-mail extensao@univates.br.

Texto: Nathália Braga

Atividade é gratuita e as inscrições prosseguem até 11 de outubro