Oficina de Letras aborda contação de histórias e poesia falada

Postado em 25/05/2015 16h09min

Por -

O segundo encontro da oficina “A voz e o corpo dizendo a literatura”, realizada por meio do projeto de extensão “Formas de leitura: dizer, escrever e olhar”, teve como tema teorias sobre contação de histórias e poesia falada. A atividade, ministrada pelas professoras Rosiene Haetinger e Rosane Maria Cardoso, foi desenvolvida em duas partes.

No primeiro momento, a professora Rosiene falou sobre o que é necessário para se declamar um poema, além de como escolher um bom poema, identificar-se com ele, compreendê-lo, memorizá-lo ou não, ter postura cênica, interpretá-lo e colocar a impostação necessária na voz. Um dos poemas utilizados como exemplo foi “Remix século XX”, de Waly Salomão, sob interpretação de Adriana Calcanhoto.

Já o segundo momento foi ministrado pela professora Rosane, que destacou aspectos importantes para a boa contação de histórias, utilizando como referência o livro “O grande massacre dos gatos”, de Robert Danson. Ela também abordou as escolhas que o contador de histórias deve fazer, como: contar uma história com a qual se identifique; pensar no público que estará presente; pensar no tempo da história para obter a atenção necessária; usar roupas claras para não desviar a atenção da história etc. De acordo com ela, o contador de histórias não deve ler uma história, e sim contá-la com suas próprias palavras, incorporando-se a ela.

O próximo encontro ocorre no dia 5 de junho e terá como tema “Contação de histórias e poesia falada: prática”. Na ocasião, os participantes deverão escolher um poema e uma história curta, com o objetivo de treinar a declamação de poemas e a contação de histórias na prática.