Aprenda um novo idioma com o Interlínguas

Postado em 29/06/2015 09h48min

Por Nathália Lauxen

Interessados em aprender uma língua estrangeira ou aperfeiçoar um idioma podem se inscrever, até 15 de julho, nos cursos do Interlínguas. A Univates oferece as opções Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Mandarim e Libras para acadêmicos, diplomados e comunidade externa.

Entre os benefícios do Interlínguas estão as aulas que ocorrem uma vez por semana, a utilização do laboratório de línguas com computadores interconectados, utilização gratuita da Biblioteca da Univates, e acesso aos demais laboratórios de informática. Os horários de cada curso estão disponíveis no site www.univates.br/extensao/interlinguas.

O ensino de idiomas estrangeiros é baseado no método comunicativo (Communicative Approach), que usa situações reais enfrentadas diariamente pelo aprendiz para se comunicar. A língua é aplicada em diferentes funções, envolvendo vocabulário contemporâneo relevante e estruturas gramaticais necessárias para a comunicação efetiva. Diversos temas são usados para integrar fala, gramática, vocabulário, pronúncia, audição, leitura e escrita.

Os cursos foram reestruturados e o material utilizado foi publicado, pela primeira vez, em 2014, de acordo com o Common European Framework of Reference for Languages (CEFR) - um guia usado para descrever as realizações de aprendizes de língua estrangeira na Europa. Os níveis vão de A1 Starter (iniciantes) até C2 (fluentes na língua) e atualmente são aceitos em todo o mundo.

Pessoas com conhecimentos prévios do idioma que desejam cursar e não pretendem ingressar no nível Básico I devem, obrigatoriamente, realizar a Prova de Nivelamento, no dia 10 de julho, de forma gratuita. O agendamento deve ser feito pelo e-mail interlinguas@univates.br.

As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Extensão, localizada na sala 110 do Prédio 1, ou pelo site www.univates.br/inscricoes/extensao. O atendimento presencial ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 12h e das 13h às 22h30min, e aos sábados das 7h30min às 12h. Informações adicionais estão disponíveis pelo telefone (51) 3714-7011 ou pelo e-mail interlinguas@univates.br.

Texto: Nathália Lauxen

Inscrições para cursos e provas de nivelamento seguem abertas

Tuane Eggers