Cursos de Administração e Ciências Contábeis completam 30 e 45 anos

Postado em 31/08/2015 10h56min

Por Ana Amélia Ritt

Entre os dias 8 e 11 de setembro será realizada a III Semana Acadêmica do Centro de Gestão Organizacional (CGO). O evento é composto por palestras e oficinas com profissionais da área de gestão. Em comemoração ao Dia do Administrador e aos 30 anos do curso de Administração de Empresas da Univates, o palestrante Ricardo Leite aborda, no dia 9, a motivação para vencer desafios.

Já no último dia da Semana Acadêmica, o curso de Ciências Contábeis, que comemora 45 anos, em parceria com o Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat), promove a palestra “Educação: a chave para o progresso individual e social”, com Cristovam Buarque. Os dois eventos serão transmitidos por videoconferência: a palestra de Ricardo Leite para o auditório do Prédio7 e a participação de Cristovam Buarque será transmitida para os auditórios dos prédios 7 e 11.

Interessados podem se inscrever gratuitamente em www.univates.br/inscricoes/eventos/.

30 anos do curso de Administração de Empresas
Com 1.850 alunos diplomados, a história do curso de Administração de Empresas confunde-se com a da região do Vale do Taquari. A primeira turma do curso a se formar, em 1989, era composta por dois alunos. Ao longo do tempo, o currículo teve constantes revitalizações, acompanhando a evolução e o movimento dos negócios. “Queremos que, quando os alunos entrarem no mercado de trabalho, saibam fazer as melhores escolhas e estejam por dentro do que está acontecendo”, explica o coordenador do curso, Sandro Nero Faleiro.

Além da questão metodológica, da qualificação dos professores, da atualização no currículo e da implantação de novas tecnologias, as novidades nestes últimos anos também envolvem as salas temáticas. “São oferecidos ambientes e sistemas de simulação da gestão das organizações. Além disso, os estágios são baseados nas soluções de problemas enfrentados pelas organizações”, comenta Evania Schneider, diretora do CGO.

O primeiro coordenador do curso de Administração foi o professor Dalor Roberto Heberle, formado em Economia e Direito. Na época, ele fazia mestrado em Administração. Para Heberle, a sólida formação técnica e o estímulo para uma conduta profissional pautada pela ética são traços característicos dos estudantes da Univates, em vista da preocupação com uma formação humanística e com responsabilidade social passada no curso. “Isso tem a ver com o associativismo e o estímulo ao empreendedorismo, além do desenvolvimento do cooperativismo”, explica."

Conforme Faleiro, o aluno da Instituição acaba formando vínculos que permanecem fora do ambiente acadêmico, enriquecendo o trabalho. “Uma articulação em rede faz com que os alunos usem lá fora as relações obtidas aqui”, completa o professor.

45 anos do curso de Ciências Contábeis
Adriano José Scheeren fez parte da primeira turma de formandos, em 1974. Ele lembra que o curso iniciou nas dependências do atual Colégio Castelo Branco. “Depois de um tempo, não lembro mais quando, o curso foi transferido para o Colégio Evangélico Alberto Torres. Enquanto isso, o Prédio 1 da Univates estava em construção. Quando concluído, mudamos para as novas dependências”, explica. Scheeren diz que, casualmente, tem contato com alguns colegas, mas lembra-se deles e também dos professores. “Tinha um, em especial, que era muito exigente, o professor Renato Becker. Tive grande aprendizado com ele”, ressalta. Comenta, também, sobre aliar a prática à teoria. “Na época em que eu cursava Ciências Contábeis, já trabalhava na área. Fazia a contabilidade de custos da Companhia Minuano de Alimentos de Lajeado. É a melhor maneira de aprender os conteúdos”, conclui.

A primeira turma de Ciências Contábeis era composta por nove alunos. O curso, criado em 1970, sempre buscou melhorar metodologias, inovando as formas de ensino, qualificando professores e pensando na tecnologia de laboratórios e sistemas para a área. Docentes e profissionais da contabilidade da região, na sua maioria egressos da Univates, participam de seminários, convenções e congressos, buscando subsídios para sua atividade e contribuindo nas discussões em nível nacional.

Com 45 anos de curso, muitos alunos se destacam na comunidade regional, como empresários, líderes de entidades e associações, e no campo político. Conforme o professor e coordenador do curso de Ciências Contábeis, Ari Kunzel, grande parte do desenvolvimento empresarial da região se deve à participação dos profissionais formados na Instituição. “O curso acompanhou a evolução da legislação, das tecnologias e metodologias. A oferta do curso na Univates, especialmente nos primeiros anos, permitiu o acesso à formação para muitos que não estudariam se tivessem que buscar fora da região”.

Os resultados nas provas do Ministério da Educação (MEC) e no Exame de Suficiência – realizado para receber o registro de contador – demonstram o crescimento e a qualidade do curso. O índice de aprovação no Exame de Suficiência foi superior às médias estadual e nacional. Já no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), os alunos receberam a nota máxima (5).

Com aproximadamente 1.330 estudantes formados até então, o curso também realizará, ainda no segundo semestre, uma atividade específica aos diplomados. O evento será divulgado em breve.

Texto: Ana Amélia Ritt

Formatura da primeira turma da Univates (1974) dos cursos de Economia, Ciências Contábeis e Letras